08 maio 2013

O que fiz para emagrecer e alguns esclarecimentos sobre o #desembucha

LIFESTYLE > Guia de Reeducação Alimentar

Hoje quero contar para vocês algumas coisas que fiz quando decidi emagrecer e esclarecer algumas dúvidas que recebi e que vocês possam ter com relaçao ao projeto #desembucha.  Muitas perguntas se repetiram, mas aqui estao as principais.

eucorpo1. Você nao parece ter sido gorda um dia. Por que quis emagrecer? 

Eu tenho 1,77 de altura e realmente, nunca tive sobrepeso ou “tendência para engordar”. Eu engordei quase 15kg há 2 anos atrás, quando cheguei no Chile. Muita coisa diferente acontecendo, muitas adaptaçoes e acabei perdendo a linha, comendo tudo o que via pela frente. Esses 10kg à mais nao me transformaram em uma pessoa obesa, mas também nao me deixaram satisfeita com o meu corpo e acho que isso é algo que todo mundo tem que buscar; sem descuidar da saúde e sem apelar para coisas extremas mas sentir-se bem na frente do espelho é fundamental. Entao, sendo bem sincera, a primeira coisa que me motivou foi a vaidade. Outros motivos como saúde e qualidade de vida chegaram com o tempo.

2. Você já praticava esportes? 

Já contei aqui que eu nunca fui a melhor amiga da academia e nem de esporte algum. Na escola, eu sempre inventava uma cólica, uma doença, uma indisposiçao para nao ter que fazer nada na aula de Educaçao Física. Levei uma vida bem sedentária até 2011. Qualquer tentativa de frequentar uma academia, até esse ano, foi pura perda de grana. Eu me tornei “sócia” de várias academias: pagava, ía uma semana e depois nunca mais. Até que ao chegar aqui no Chile em 2011, meu noivo me matriculou na academia que ele vai. Foi uma maneira bem inteligente de me forçar a ir, já que nao se rejeita um presente e nem se brinca com o dinheiro alheio, né? Comecei bem devagar, no meu ritmo, quase parando. Fazia uma esteira aqui, uma musculaçao ali, mas odiava tudo. Parecia que eu tinha 5 anos e estava na mesa com a minha mae, forçada a comer jiló e com a cinta do lado #educaçaoanos80. Entao, até 2011, eu ía para a academia por ir e continuava bem amiga da batata frita e dos 4 pedaços de pizza.

3. Quando foi e como foi que você começou a gostar de academia?

Em dezembro de 2011 e após 6 meses sem ver minha família e amigos, fui passar as festas de final de ano no Brasil. Foi óoootimo, como sempre é cada vez que vou, mas como toda festa de final de ano, a gente come demais. Agora pensa no quanto a pessoa aqui comeu após 6 meses sem sentir o gostinho da comida brasileira?! No começo de janeiro eu ainda estava por lá e passada as festas, como toda brasileira, eu também comecei a considerar aquele dia na piscina ou na praia. E lá fui eu exibir o corpicho, já bem mais gordinho do que quando saí do Brasil. Só que em passeios assim, sempre aparece aquela amiga que fez a dieta direitinho, que levou a sério o lance da academia, desfilando o corpinho magro e tonificado num biquini de arrasar mas que você já nao pode usar faz teeeeeempo. Quem nunca, né? Nesse dia eu acordei pra vida. Nunca um recalque me fez tao bem HAHAHAHA. A lindeza tinha a minha altura, o mesmo porte físico, só que uma grande diferença: ela estava toda trabalhada no poder. Ao ver tudo aquilo eu pensei: “Desembarcando no Chile, saio do aeroporto e vou direto pra esteira.” Claro que eu nao fui direto pra lá, mas no outro dia, vesti uma legging e fui para a esteira, linda, gordinha e motivada. E a partir daí, comecei a criar o meu “mantra da motivaçao” haha.

4. Como é isso de “mantra?”

Como eu ainda estava no “PI PI PI Recalque MASTER soando”, fui logo atrás de uma maneira de canalizar isso a meu favor. Querendo ou nao, foi o insight que me fez querer mudar, entao eu precisava manter a chama acesa, entende? Porque motivada eu já estive nas zilhoes de vezes em que me inscrevi em uma academia, mas eu nunca trabalhei essa motivaçao para ela continuar me ajudando. Aí eu me lembrei que a cada final de ano, eu estabeleço as metas do próximo (vai me dizer que você nao faz isso?!) mas eu nao gosto de simplesmente escrever. Aprendi com uma amiga que aquilo que a gente visualiza, tem muito mais chances de se realizar. E isso já vinha dando certo pra mim em outras coisas, entao resolvi usar a técnica com a academia também. Recortei várias imagens de revista de mulheres em forma e que tinham um biotipo bem próximo ou igual ao meu. Aqui vai a primeira dica: Nao adianta focar no corpo da Gisele Bundchen se nem na sua fase mais magra você teve o corpo dela. Isso é querer se frustar porque você nunca terá um corpo igual se nao tiver um biotipo similar ao dela. Depois que recortei essas imagens, “criei” a mulher que eu queria ser, colando em uma folha de papel, as partes de cada uma, ou seja: as pernas da Sabrina Sato, a cintura da celeb X e por aí vai. Coloquei no meu mural com a frase: “Essa serei eu em dezembro de 2013”. Pode parecer infantil, mas é foi uma maneira de me lembrar do alvo que eu estabeleci. A ideia nao é ficar igualzinha (se eu der essa sorte, nao vou achar ruim nao rsrs) mas me lembrar todos os dias do quanto essa meta tem que ser prioridade, algo que nunca tinha foi pra mim.

5. O que exatamente você pratica na academia? 

Eu nunca gostei de musculaçao e acho muito entediante ficar ali na esteira. Comecei a pensar que tinha que ter uma maneira de encontrar algo que eu gostasse de praticar e me foquei em encontrar isso, seja lá onde estivesse. Conversei com os professores da academia, que fizeram uma avaliaçao de como eu estava e aonde queria chegar. A partir disso, me recomendaram que nao importava a atividade que eu iria escolher, desde que sempre começasse ou terminasse o treino com um exercício cardio e fizesse algo para tonificar o corpo. Sempre me apoiei na desculpa de que ir pra academia sozinha é muito chato, mas eu nao poderia mais ficar pensando nisso e me sabotando. Ao mesmo tempo, eu realmente nao me sentia motivada a ficar lá nos equipamentos tendo como companhia apenas o iPod. Aí eu resolvi conhecer cada uma das aulas que a academia oferece. Parecia ser um bom caminho, já que sempre tem muita gente e essas pessoas acabam até se tornando amigas e motivando umas as outras. Depois de muito procurar, “me encontrei” nas aulas de Body Pump (basicamente musculaçao com música), Dança (um cardio muito mais animado), Pilates (porque sou mais travada que a minha avó e isso nao é brincadeira) e Spinning (Pernas másculas JÁ!). Nao vou detalhar agora os benefícios de cada uma das aulas porque o post já está grande, mas prometo falar disso em outro momento.

6. Você sentiu dor quando começou? Isso nao te fez desanimar?

PQP!!! Eu acho que só nao doía o branco do olho, o resto estava insuportável. E esse era o meu medo porque em todas as outras vezes, quando começava a doer, eu esperava uma semana para voltar e nao voltava nunca mais. Mas aí, a determinaçao falou mais alto e no dia seguinte eu estava lá: dolorida, com vontade de fugir, mas muito feliz por nao ter me deixado vencer. Quando eu vi que ao final da primeira semana, mesmo com dor, eu tinha ido em todas as aulas, eu fiquei muito feliz! Eu ainda nao tinha baixado de peso, nenhuma mudança no meu corpo tinha acontecido, mas na minha mente era tudo diferente. E é isso o que você precisa entender: o seu corpo é completamente adaptável a tudo, desde que a sua mente acredite nisso. Determinaçao, determinaçao e determinaçao. Esse é o segredo.

7. Assim que você entrou na academia você já começou a fazer dieta?

Nao, mas eu deveria ter feito isso porque eu teria ficado muito mais saudável e preparada para o esporte, e poderia ter emagrecido antes, mas para mim era muito difícil fazer juntas, as duas coisas que eu nunca tinha tido forças para fazer: academia e dieta. Resolvi me testar por 1 mês, ver se eu realmente nao faltaria nas aulas para aí sim procurar uma reeducaçao alimentar. Eu nunca gostei de dietas porque a maioria das pessoas que eu conheço e que seguem uma, sempre estao com aquele espírito de sacrifício, como se fosse mais um fardo do que um prazer. Eu nao gosto de me sentir assim porque sou do tipo que se algo me incomoda, já vou dando logo um belo tchau. Sem contar que a maioria que faz dieta e alcança as suas metas, nao demora muito a voltar aos velhos e maus hábitos. Eu queria uma mudança de vida mesmo: aprender a comer, respeitar os horários de alimentaçao, conhecer os alimentos que mais funcionam no meu organismo, ter mais disposiçao e alegria na vida. Foi aí que na academia os nutricionistas me apresentaram um cardápio que mais pra frente chamei de #desembucha e compartilhei com vocês.

8. Quanto tempo depois você começou a perder peso? Quantos quilos você já perdeu?

Como eu falei, apenas após 1 mês de academia é que realmente comecei a mudar a minha alimentaçao e nesse primeiro mês eu já senti que tinha perdido medidas, mas ainda nao tinha perdido peso. Com 3 meses consegui perder 4kg e no último mês eu perdi mais 2kg, ou seja, já perdi 6kg no total. Quero perder mais 2kg para entao deixar o cardápio de emagrecimento e começar com uma alimentaçao que potencialize o esforço feito na academia, para que eu consiga tonificar o meu corpo e me manter neste peso.

9. Perder 8kg é fácil, quero ver perder 20kg, 40kg…

Olha, fácil nao é nao, viu? Nao é a quantidade de quilos a serem perdidos que determinam se é “fácil” ou nao, e sim o seu metabolismo e se você realmente está seguindo uma dieta e atividade física adequada pra você.  É claro que uma pessoa que precisa perder 8kg vai se sentir menos pressionada e talvez mais confiante de perder o peso mais rápido, do que uma pessoa que precisa perder 40kg, por exemplo. Mas isso nao quer dizer que uma pessoa com 40kg nao consiga excelentes resultados em um tempo bem satisfatório. Cada organismo responde de uma maneira. Cada determinaçao também. Agora, “fácil” nao é pra ninguém. Eu ainda estaria com o peso de antes se nao tivesse vencido a preguiça e todos os obstáculos que o meu corpo apresentou no meio do caminho. Em outras palavras, nao existe milagre. Independente da quantidade de quilos a serem perdidos, o caminho é um só: determinaçao e foi por causa dela que eu perdi “facilmente” alguns quilos já.

img_664910. Você nao acha que é muita responsabilidade criar uma hashtag no instagram, como a #desembucha? Nao tem medo de se sentir cobrada?

Eu pensei muito nisso antes de expor a minha mudança de vida no blog. Até perguntei no facebook várias vezes se vocês tinham o interesse de ver uma coluna fitness por aqui. É claro que dá medo de ser cobrada, de nao poder postar uma foto tomando sorvete sem ser vista como mais um projeto fitness na web que nao foi sustentado. Mas a verdade é que nao tinha porque ter esse medo. Eu nao criei o #desembucha para ser um assunto no blog, eu levei ao blog algo que já era parte da minha vida, como é a maquiagem, os cuidados com a pele e etc. Depois, eu sei dos meus limites, sei o que posso comer e o quanto posso comer. Se eu quiser comer um bolo de chocolate e postar, eu vou postar. E sabe por que? Porque desde o início do #desembucha, eu disse que esse blog era feito de pessoas reais para leitoras reais, que tem preguiça, mal humor, recaídas e etc. Inclusive, vou contar minhas recaídas aqui quando elas acontecerem. As pessoas precisam entender que gente comum também consegue emagrecer e é isso o que eu sou. E depois, se por um pedaço de bolo eu engordar, o azar é só meu. Eu é que vou ter que ralar na academia para perder essas calorias. Nao acho que uma coisa ou outra que eu me permita comer, vai colocar o projeto a perder. Tudo isso é algo que eu já fazia, a diferença é que agora vocês sabem disso.

11. Você lançou o desafio de juntas perdermos a soma de 20kg até 1º de dezembro. E depois disso, o #desembucha vai acabar?

O #desembucha é um estilo de vida e por isso, nao tem como acabar. A primeira parte do projeto termina nesta data, mas os posts sobre uma vida mais saudável, como manter-se em forma e feliz, vao continuar. Eu coloquei data para a gente se policiar. Tudo o que nao tem prazo, nao é entregue, nao é verdade?

12. E se a gente nao perder os 20kg, você vai se frustrar?

É claro que eu quero que a gente alcance essa meta e acho que todo mundo que se propôs, tem que lutar por ela. Nao por mim, nao pra me agradar, mas para que cada uma se sinta realizada e feliz consigo mesma, como eu me sinto hoje. Isso nao tem preço. Digo e repito: Eu já me sinto bem feliz com as mudanças que estao acontecendo comigo, eu só quis que vocês sentissem isso também. Sabe aquela coisa boa que você compra e que você precisa recomendar para uma amiga? Foi exatamente isso. Nada mais. Sem neuras.

13. Você nao acha que pode estar levantando a bandeira de que só o magro é feliz e realizado?

Nao mesmo! Eu acho que a gente tem que parar de por palavras na boca das pessoas. Eu comecei esse post dizendo que procurar se sentir bem na frente do espelho, é fundamental. E isso é independente de ser gordo ou magro. Mas nao se esqueçam: nenhum extremo é saudável: nem gordo e nem magro demais. Eu estou propondo qualidade de vida e isso implica estar em dia com o peso que você realmente deve ter. Conheço amigas bem gordinhas que sao muito felizes dentro de uma calça 48 e nao pensam em mudar. Isso realmente nao afeta a autoestima delas. O que nao quer dizer que nao corram riscos de saúde, como também correm as que buscam a magreza a qualquer custo. Eu acho que hoje em dia surgem movimentos demais e alguns deles confundem a gente. Uma coisa é melhorar as oportunidades para o público plus size e respeitar essas pessoas em todos os sentidos. Outra coisa é uma pessoa que busca nao querer estar no público plus size, ser mal interpretada. A gente tem que mudar o pensamento, antes de tudo. Mais leveza na alma e menos dedo apontando para o outro.

14. Eu já estava tentando emagrecer antes do #desembucha e consegui excelentes resultados. Posso contar isso no blog?

DEVE!!! Histórias de superaçao devem ser contadas sempre. Mande a sua história para contato@pigmentof.com e se possível, com fotos de antes e depois e o maior número de detalhes sobre a sua mudança de vida. A sua história pode ajudar muita gente.

15. Eu nao consigo encontrar motivaçao, o que eu faço?

Infelizmente, enquanto você nao vencer a preguiça e nao encarar que essa é uma tarefa importante e que só depende de você, nada vai acontecer. Como tudo na vida. Por isso, quando aquela vontade de mudar, por menor que seja, aparecer; nao deixe que ela passe sem fazer nada antes. Crie o “seu mantra”, a sua maneira de chegar aonde quer. Você só tem a ganhar.

16. Eu faço tudo isso, mas às vezes eu tenho recaídas…

Isso é normal, nao se culpe! Apenas queira se levantar e continuar. E se quiser contar aqui como faz para retomar e continuar, é só escrever para o mesmo email. É bom que todo mundo saiba que somos de verdade, com medos e recaídas de verdade, mas o que nos diferencia é a vontade de chegar lá :)

Atualizado em 9 de abril de 2015: Já perdi todos os quilos que precisava, já cheguei ao peso ideal e há 1 ano eu faço exercícios apenas para me manter no peso e ganhar massa magra (músculos).

Bem amores, espero que tenham gostado e se ficou alguma dúvida, comentem aí que eu atualizo o post.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

14 comentários em "O que fiz para emagrecer e alguns esclarecimentos sobre o #desembucha"
  1. Ana Carmen   08/05/13 • 19h19

    Amiga, mega feliz por sua determinação e resultados!
    Preciso de uma mantra, e o #desembucha com certeza fará parte dele!!!
    BJO GDE

    • pigmentof   08/05/13 • 23h45

      Ana, obrigada! Dou a maior força, amiga! É só focar que vai dar certo. Bjs

  2. ANDREIA VELAZQUEZ   08/05/13 • 21h32

    Lindo o texto!! uma verdadeira história de superação! Parabéns !

  3. patricia   09/05/13 • 17h39

    fe…eu tenho seríssimos problemas de coluna…existe outra opção eficaz,sem ter mto impacto na coluna..

    • pigmentof   09/05/13 • 17h44

      Pati, nesse caso o melhor é você consultar um profissional da área e ver qual atividade física ele recomenda para você. Como eu nao sou da área, acho arriscado indicar qualquer coisa e te causar um problema de saúde, entende? Depois me conta. Bjs

  4. Dani Castro   09/05/13 • 18h54

    Fer minha Querida, Queridonaaaaa.
    Acompanho VC e sua Vida há alguns ANOS…e Fico Mega Blaster Feliz de ver como as coisas andam nos “últimos anos”… Vc Renovou, Remoçou (se é q essa palavra existe)… e está cada vez mais amável, simpática e Cativante…SIM pq acredito q com um Blog Tão Tãooooo informativo, despojado e eclético, vc agora tem uma legião de fãs….(eu sou da lista number One heinnn)….

    E ADOREI suas conquistas e metas alcançadas…. o q eu mais quero conseguir fazer igual a Vc, é Correr…. eu já fiz isso num passado distante e queria voltar pq fico mto bem disposta, a adrenalina vai a mil e eu consigo realizar outras coisas q paradona nunca dá ãnimo….

    E uma dica pessoal, no final da Gestação eu fiz YOGA e Amei… Recomendo !!!

    Assim q meu filho de apenas 5 meses, não mamar exclusivamente Peito ( pq exclusivo será até os 6 meses, mas pretendo não desmamar, ele vai parar qdo ele quiser)… eu quero fazer mto do q vc fez no Desembucha…..Foco e Fé e eu chego lá…

    Parabéns Divaaaa.

    • pigmentof   09/05/13 • 18h58

      Já posso chorar? rs. Ahhhh Dani, você é incrível mesmo!!! Muito obrigada pela força e por sempre me apoiar. Realmente, a felicidade é o melhor cosmético e ando muito feliz, graças a Deus e aos bons amigos que tenho. Quando terminar de amamentar, retome a rotina e você vai ver que vai conseguir bons resultados. Yoga é muito bom mesmo! Fiz um tempo e parei, mas me ajudou muito com os problemas de enxaqueca porque ela trabalha muito com a respiraçao. Super beijo e fique com Deus!!!

  5. Greg Ribeiro   29/05/13 • 02h17

    Olá Fê, não sei muito bem mas acho que sou o único homem por aqui rsrs
    estava de bobeira aqui procurando algumas dicas para perder o peso extra, cardápios, o que comprar no mercado.. enfim, encontrei seu blog e foi o que mais me chamou atenção até agora. Pra começar Parabéns pela genialidade que você possui e pela fãs que conquistara, apesar de que o #desembucha não esta sendo desenvolvido para homens também(não sei rsrs) tem muitas coisas que estarei usando e penso que acabo de me juntar a todas as mulheres desse blog pelo objetivo em comum. Começarei a preparar tudo para que terça mesmo já esteja pronto para a nova adaptação alimentar, por mais que eu não possa acompanhar vocês no mesmo ritmo estarei logo atras(acho que 1 mês) com toda a fé que conseguiremos chegar ao objetivo desejado em comum. Minha mulher não esta botando muita fé em mim mas espero que com o tempo e alguns resultados isso mudara e sei que ela também irá agradecer a você.
    Grande Beijo :)

    Obs: peso 84kg e meu objetivo são os 75kg(até lá tem chão em…)

    • pigmentof   29/05/13 • 02h45

      Greg, seja MUITO BEM VINDO!!! Você nao é o único homem por aqui nao, mas realmente, o público masculino é minoria por aqui rsrs, e é justamente por isso que eu fico MUITO FELIZ quando os homens participam. Abtes de mais nada, parabéns pela sua decisao de viver uma vida saudável e mais feliz! Tenho certeza que a sua força de vontade associada às dicas do blog, irao ajudar muito! Estamos na 5ª semana do projeto e eu te aconselho a seguí-lo desde o início para obter melhores resultados. Pode ficar tranquilo porque o cardápio foi desenvolvido pelos meus nutricionistas, visando atender o maior número de pessoas. Também quero agradecer o carinho e os elogios ao blog. É muito bom saber que meu trabalho está ajudando as pessoas. É a melhor recompensa que eu posso ter. Qualquer dúvida, é só me escrever. Boa sorte!!! Bjs

  6. Andreia Velazquez   08/09/13 • 18h48

    Fê… Iniciei o meu projeto desembucha tb, mas faz poucas semanas e ainda nao notei a perca de peso ( acredito q demora um pouco) e claro, como todo começo ainda em fase de adaptação cometo alguns deslizes, mas retomo para o foco da minha meta q é perder 5k até o inicio da primavera e mais 4 até o inicio do verão … Sem neura, fiz todos os exames na academia e quero seguir aquilo q deu de peso ideal nos exames … Tenho só uma dúvida. Fazendo uma reeducação alimentar hipocalorica e treinando 5x por semana e a cada treino perder de 500 a 900 calorias é o suficiente ?? Será q preciso intensificar mais os treinos e reduzir as calorias diárias na Alimentação ? Tenho me dedicado mais para atividades aerobicas …. Gostaria de ouvir sua opinião Fê! Bjo grande !

    • pigmentof   09/09/13 • 23h48

      Oi Andreia, tudo bem, querida? Estou torcendo por vc, espero que dê tudo certo. Sua pergunta foi um pouco difícil porque cada organismo reage de uma maneira e eu nao sou médica. O ideal seria você perguntar a uma nutricionista ou para os profissionais da própria academia. Porém, pela minha esperiência pessoal, posso dizer que reeducar a alimentaçao e manter uma frequência de treinos, já ajuda muito. Foi assim que já perdi 8kg. Boa sorte! Bjs

  7. Karina Fernandes   09/01/14 • 20h21

    Vamos lá… nesse ano vamos #desembucha

  8. Pigmento F   13/01/14 • 03h41

    Obaaaaa!!! Boa sorte, querida! Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home