30 jul 2013

Guia de Bases da MAC

LIFESTYLE > Beleza

capa basesA MAC é quase uma unanimidade na preferência feminina e de muitos maquiadores profissionais, mas a marca tem tanta variedade que muitas vezes acaba confundindo quem quer escolher o produto ideal para o seu tipo de pele ou para o efeito que deseja. Há alguns meses eu fiz um guia de sombras da marca, detalhando cada tipo de acabamento e outras curiosidades, mas senti que essa nao era a única dúvida com relaçao às muitas coisas que a marca oferece.

Entao decidi fazer vários “guias” dos produtos da MAC. Nao é um post simples. Leva tempo pra reunir todas as informaçoes e deixá-lo bonito, mas prometo nao esquecer desse assunto, ok? Hoje vamos falar das bases: qual a diferença entre uma e outra, como escolher a ideal por tipo de pele, como nao se confundir com as cores e etc. Antes de detalhar cada base, vou esclarecer como entender o nome das cores.

Todo produto de pele tem um número e essa númeraçao indica a “força do tom”, exemplo: se a numeração é do 1 – 5, o 1 é o tom mais fraco ou claro e o 5 o tom mais forte ou mais escuro.

Fiz uma tabela detalhando o que significa cada tom, sua numeraçao e a cor aproximada. Ela nao é uma novidade, é só dar um google que você vai encontrar essa tabela por aí, (ela me ajudou muito quando há anos atrás comecei a comprar bases da marca) mas eu aproveitei para colocar a dica que os profissionais de beleza dao para você identificar se o tom da sua pele é quente ou frio. Infelizmente nao existem dicas para os tons intermediários, mas já dá pra ter uma ideia. Se você nao conseguir ler, é só clicar nas imagens para ampliar.

guia de tonsOUTRAS DICAS: 

  • Se a sua pele varia muito das dicas mencionadas na tabela, talvez ela nao tenha um subtom e seja classificada como neutra (N) mas a melhor maneira de descobrir o tom ideal é testando na pele e de preferência, a do rosto.
  • Se ainda assim, a única maneira de comprar a sua base for pela internet, o site MAC te ajuda a escolher o tom ideal, é só clicar aqui. Outro site também possibilita que você encontre o tom ideal, de diversas marcas. Nesse caso, clique aqui.
  • Algumas pessoas usam dois tons de base. Isso é bem comum, já que em determinadas partes do rosto a pele é mais escura ou mais clara, tornando impossível usar apenas uma cor. Essa mudança do tom de pele é bem comum na troca de estaçoes. Já teve a chance de usar uma base no verao e a mesma base nao ficar tao boa no inverno? Isso é bem normal porque o tom da sua pele pode ter mudado um pouco.
  • As cores dos produtos também podem variar de uma base para a outra, por exemplo: o tom NW20 da base X da MAC pode ser mais claro que o tom NW20 da base Y. Essa alteraçao na cor geralmente acontece quando as texturas sao diferentes, ou seja, uma é em pó e a outra é cremosa. Do contrário, os tons nao costumam variar.
  • Neste post, eu fiz um guia de bases em geral, com todas as informaçoes que você precisa saber sobre uma base, os acabamentos disponíveis no mercado, como identificar o seu tipo de pele e etc. Ideal para quem está começando.

Agora que já entendemos como sao classificadas as cores da MAC, vamos entender cada base individualmente.

normal_oleosa

normal_seca

todos tipos peleQual é a melhor base? Isso somente a sua experiência vai dizer. Algumas dicas sao de aproveitamento geral mas maquiagem continua sendo uma experiência pessoal. Em outras palavras, a que melhor se adaptar a sua pele, será a ideal.

Espero que as dicas tenham ajudado.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

6 comentários em "Guia de Bases da MAC"
  1. Dani Castelucci de Medeiros   30/07/13 • 20h31

    Eu preciso zipar essa Fe e colocar no meu bolso! Hahaha

  2. Roberta Renó   16/11/13 • 16h27

    Amei as dicas, escolher tom de base é uma novela rsrs, como a sua explicação fica mais fácil acertar na escoalha,obrigada !

  3. Pigmento F   17/11/13 • 12h23

    Rô, escolher uma base é complicado mesmo e da MAC entao…rsrs Que bom que gostou :)

  4. Crislaine da Piedade Rodrigues   18/07/15 • 08h43

    Olá, eu gostaria de saber se posso ou devo optar pela base matchmaster, uma vez que minha pele é normal, nem oleosa e nem seca? Obrigada.

    • Fê La Salye   18/07/15 • 13h28

      Sim mas o ideal é provar na loja para ver como ela fica na sua pele. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home