18 fev 2014

Shampoo Bomba – O cabelo cresce mesmo? Tem riscos para a saúde?

LIFESTYLE > Beleza

Antes de começar o post quero dizer que tudo o que foi dito aqui foi pesquisado em sites de confiança como revistas do segmento, que sempre recebem informações de dermatologistas e especialistas renomados em cabelos. Eu não sou médica e nem especialista em saúde capilar, logo, achei melhor responder as dúvidas enviadas sem me basear no que eu acho e no que a blogueira “x” pensa, mas na opinião de quem realmente entende do assunto. O texto é grande mas é bem esclarecedor. Não deixe de conferir os links deixados no post, que foram usados para essa pesquisa.

Faz uns 4 meses que eu recebo emails de diferentes pessoas me perguntando o que eu acho do tal Shampoo Bomba. Confesso que eu nem sabia do que se tratava até esses emails começarem a aparecer, então comecei a pesquisar sobre o assunto.

SHAMPOO BOMBA PF

Shampoo Bomba é uma marca? O que ele promete?

Se você também desconhece o Shampoo Bomba, vou te explicar: se trata de uma receita caseira que está circulando pela internet (não faltam posts e vídeos no youtube, é só buscar por esse nome ou por Projeto Rapunzel) que promete 7 cm de crescimento mensal dos seus cabelos. Quando você escuta que seu cabelo pode crescer 7 cm por mês, é claro que você fica curiosa para testar e por dois motivos: primeiro porque muitas mulheres realmente tem problemas capilares que impedem o seu crescimento e segundo porque é dermatológicamente comprovado que um cabelo saudável só consegue crescer 1 cm por mês. Logo, crescer 7 cm seria excelente, não?

Como é feito o Shampoo Bomba? 

receita shampoo

Depois de pesquisar muito, descobri que ele é feito com 3 ingredientes:

  • 100 ml de qualquer shampoo sem sal ou neutro
  • 5 ml de Bepanthol
  • 1 ml de Manovin A
  • Quem usa, mistura todos os ingredientes, massageia a mistura por 3 minutos no couro cabeludo e enxagua. Inclusive, as que usam recomendam aplicar o condicionador de sua preferência para manter o cabelo hidratado.

Qual é o segredo destes ingredientes? Eles realmente fazem o cabelo crescer?

Pluii-sal-cabelo1

  • O que faz um shampoo sem sal ou neutro:

“Sem dúvida, o xampu sem sal conquista cada vez mais consumidores”, nota Alessandra Rebouças, coordenadora de desenvolvimento de produtos da Unilever, fabricante da marca Seda.

“Hoje, o fato de um xampu ser sem sal é considerado pelas pessoas um grande diferencial”, corrobora Maria Silva, química da Kush Laboratories do Brasil, laboratório responsável pela marca Truss

“Mas, antes de mergulhar de cabeça — e madeixas — na nova onda, convém primeiro desfazer uma eventual confusão: o sal da fórmula do xampu não é o mesmo usado no preparo de alimentos. Pode-se dizer que eles são parentes. “Ambos recebem o mesmo nome, cloreto de sódio. Porém o sal usado nos cosméticos para cabelos não contém iodo, o que o torna mais puro”, explica o tricologista, profissional que estuda o couro cabeludo, Valcinir Bedin, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, em São Paulo

“Nas formulações da indústria de cosméticos, o cloreto de sódio é usado para dar viscosidade, agindo como um espessante. “Ele confere a consistência necessária para que o produto não escorra quando colocado nas mãos”, explica a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. “Então, seria só isso o que as versões sem sal teriam de diferente pra valer? As respostas dividem os especialistas. O xampu sem sal protege na medida certa e por isso pode ser usado em todos os tipos de cabelo. O xampu com sal desidrata os fios, deixando- os secos e sem brilho e maciez”, defende. Isso porque ele depositaria, na superfície do couro cabeludo, microcristais do mineral, responsáveis por potencializar a ação negativa dos raios ultravioleta.”

“Esses microcristais funcionariam como uma espécie de lente de aumento dos raios, agravando o processo de ressecamento, afirma Luciano Barsanti, diretor médico do Instituto do Cabelo, em São Paulo

“A verdade é que são muitos os fatores responsáveis por danificar os cabelos. Além do calor, seu principal agressor, temos a baixa umidade do ar e os procedimentos químicos, como alisamentos e colorações, que, quando não realizados corretamente, lesionam a cutícula, estrutura externa dos fios. “Precisamos avaliar tudo isso antes de sair colocando a culpa nos xampus”, opina o dermatologista Francisco Le Voci, do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. (Fonte: Revista Saúde da Editora Abril)

A explicação para que a receita caseira do Shampoo Bomba recomende usar um shampoo sem sal, não é porque ele ajuda no crescimento mas porque melhora a higienização do cabelo. “Higienizar o cabelo uma única vez na semana intensifica o acúmulo de sujeira, dificultando a oxigenação do couro e a troca celular. Para deixar o couro cabeludo bem limpo, prefira usar um xampu sem sal e um condicionador antirresíduos. E, importante: lave a cabeça com frequência”, afirma Lucienne de Souza, esteticista e cosmetóloga do Spa da Pele. (Fonte: Revista M de Mulher)

  • O que faz o Bepanthol líquido nos cabelos?

bepantol-liquido

 

Todos os produtos da linha Bepantol são ótimos e vez ou outra são usados em diversas receitas caseiras. Eu mesma vivo recomendando a pomada para hidratar os lábios e cutículas (tive aprovação dermatológica para usar nos lábios e não há contra-indicação para ser usada nas cutículas). “Ele é ótimo para hidratar os fios, mas nada de usá-lo com xampu seco, o melhor é aplicá-lo na hora de passar o condicionador. Coloque uma tampinha do Bepantol na mão, misture com um pouco de condicionador e deixe agir nos fios de 5 a 10 minutos e enxágue. Esse procedimento pode ser repetido todas as vezes que você lavar o cabelo. Com a hidratação os fios ficam mais leves e lisos e olhando assim até dá a impressão de que estão um pouquinho maiores”, conclui a dermatologista Karla Assed. (Fonte: Revista Glamour)

  • Qual é o segredo do Manovin A? 

monovin-a

 

“O Monovin A é um complexo vitamínico de uso veterinário para o crescimento da crina do cavalo, ou seja, um pelo que é 10 vezes mais resistente do que qualquer fio de cabelo humano. Sendo assim, dá para imaginar que em contato com os fios fininhos no mínimo vai provocar um enfraquecimento e consequentemente deixá-los bem quebradiços e se aplicado diretamente no couro cabeludo pode provocar queda desde a raiz”, confirma a dermatologista Karla Assed. (Fonte: Revista Glamour)

No entanto, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo ressalta o perigo da receita caseira. “Qualquer uso que foge ao recomendado em bula é irregular e perigoso”, afirma Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do conselho. “A fisiologia animal é muito diferente da humana. O produto pode trazer danos, como a hipervitaminose A (excesso de vitamina A)”, explica Josélio Andrade Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV). (Fonte: Estadão)

Onde eu posso comprar o Manovin A?

É possível encontrar em qualquer Pet Shop. Os donos de Pet Shop inclusive dizem que a procura por esse produto aumentou muito mas que eles não podem impedir as pessoas de comprarem. Dizem inclusive que deveria ter um controle maior disso. (Fonte: Estadão)

A receita tem efeitos colaterais? 

De acordo com Jackeline Mota, coordenadora do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “os efeitos do uso podem ser até contrários ao desejado. A hiperdosagem de vitamina A pode levar ao ressecamento da pele, secura das mucosas, queda de cabelo, dor de cabeça, articulações e náusea. Não há segredo para acelerar o crescimento capilar – definido pela genética. Não existe milagre. O comprimento do cabelo não tem como ser modificado. Ele cresce em torno de meio e um centímetro por mês dependendo dos genes.” (Fonte: Estadão)

Em entrevista ao site Ela, do portal O Globo, a dermatologista Heloisa Hofmeister explicou que a aplicação pode gerar intoxicação por vitamina A: “Nessa hipervitaminose, podemos ter má-formação fetal, queda de cabelos, ressecamento de pele, fissuras labiais, dores ósseas e articulares, toxicidade hepática e parada do crescimento em crianças e adolescentes”.  Além disso, nada comprova que o shampoo realmente faça o cabelo crescer mais rápido. “A vitamina A pode deixar os fios mais saudáveis, mais fáceis de pentear, diminuindo a queda por tracionar menos, mas não tem ação em estimular o crescimento dos pelos”, revelou Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, também em entrevista ao Ela. (Fonte: Ela – Portal O Globo)

Qual é a opiniao de quem já usou? O cabelo realmente cresceu? Tiveram efeitos colaterais?

Eu não quis copiar aqui os depoimentos das blogueiras que já usaram o Shampoo Bomba mas se você pesquisar, vai encontrar quem diga que o cabelo cresceu bastante e que não teve problema nenhum; mas também vai encontrar quem não sentiu o cabelo crescer nada, mas passou a cair mais e até passou a ter complicações na pele.

O que o blog Pigmento F acha disso tudo? Fê, você recomenda o uso desse shampoo?

NÃO! Eu não recomendo o uso do shampoo bomba e nunca utilizei em mim. É verdade que o meu cabelo cresce rápido mas posso afirmar que mesmo que eu tivesse dificuldade de crescimento capilar, eu nunca usaria um produto em mim que não tivesse recomendação médica. Eu sou muito preocupada com isso. Não uso nada sem respaldo médico e não recomendo nada no blog que não tenha o respaldo de um especialista. Acho essencial oferecer dicas que realmente sejam seguras e que não coloquem em risco a saúde de ninguém. E depois, com tanto avanço na área de cosméticos, por que será que nenhuma marca não usou esse produto ainda? Porque não é pra humanos mesmo.

É clinicamente comprovado que o crescimento dos cabelos é realmente lento e que não hidratar com produtos bons e com a frequência necessária, além de abusar de produtos químicos e térmicos, só retardam ainda mais esse crescimento. A melhor e única alternativa para ter cabelos grandes e saudáveis ainda é o cuidado diário e um investimento – sim, quem quer cabelo grande tem que investir em produto bom que em 90% dos casos significa produto caro.

Eu fiz um vídeo mostrando todos os produtos que uso no meu cabelo e as técnicas para ajudá-lo a crescer. Não tem nada mirabolante e que vai fazer o seu cabelo crescer da noite para o dia, mas são coisas que se todo mundo fizesse e fosse bem disciplinado, conseguiria o resultado ideal. Quem quiser saber, é só clicar aqui.

Agora, se mesmo com todos estes cuidados, o seu cabelo não cresce nem 1 cm por mês (como foi dito, até o cabelo mais saudável só cresce até 1cm por mês), você precisa procurar um tratamento específico. Tem diversos salões especializados em deficiências capilares. Recomendo o Laces and Hair que é o que eu mais confio para recuperar a saúde dos cabelos. Eles possuem um trabalho muito diferenciado. Vale a pena conhecer!

Se ficou alguma dúvida sobre o assunto, comentem aqui mas lembrem-se: saúde é o bem mais precioso que temos e o mais frágil também. Não coloque a sua vida em risco por uma escolha que você já desconfia que é inconsequente. Na dúvida, sempre consulte um médico ou um especialista. É pra isso que eles estudaram e mesmo assim, não estão livres de errar. Agora imagine o problema que um leigo pode causar? Com saúde não se brinca mesmo.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

40 comentários em "Shampoo Bomba – O cabelo cresce mesmo? Tem riscos para a saúde?"
  1. Daniella Castelucci de Medeiros   21/02/14 • 21h14

    Muito obrigada por explicar tão bem, Fe!! Eu vou divulgar. Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei bem curiosa com o título. As pessoas inventam tudo!!!

  2. Pigmento F   23/02/14 • 12h28

    O pior mesmo é o preço que pagam para ficarem bonitas. Ninguém analisa mais nada, simplesmente correm o risco.

    • sabrinapereira   23/01/16 • 17h12

      quanto que custa o shampoo bomba?

      • Fê La Salye   23/01/16 • 23h22

        Sabrina, como dito no post, eu nunca usei e também não recomendo mas se reler o post vai ver que o shampoo bomba é uma combinação de produtos. Você precisa comprá-los mas não sei os valores.

  3. Natanaeu Paulina Machado   28/02/14 • 00h02

    eu tava pensando em experimentar mas acho depois de ter lido tudo isso não vou estragar meu cabelo nao. mas si eu usar o bepantol nao faz mal ne

  4. Pigmento F   28/02/14 • 12h48

    Oi Natanaeu! Eu acho melhor não correr o risco. Com saúde não se brinca, né? Mas o Bepantol não estraga, apenas hidrata o cabelo. Se você quiser que ele cresça, tem um post no blog recomendando o shampoo Crecepelo. Dá uma lida. Beijos

  5. Natanaeu Paulina Machado   28/02/14 • 16h00

    não não aqui não e o natanaeu e a mulher dele e pq usamos o mesmo Facebook e como devo usar o bepantol

  6. Pigmento F   28/02/14 • 17h35

    Ah ok. Neste mesmo post está explicando como usar. Depois me conte o que achou. Bjs

  7. lucileia   01/04/14 • 19h10

    qual o risco de cair no rosto

    • fernanda   01/04/14 • 22h29

      Na verdade, usar esse produto já é um risco, mas não sei o que causaria se caísse no rosto. Bjs

    • Claudineia   09/08/16 • 09h22

      Já usei, muito antes da febre em 2013, não sei se por outros fatores, mas funcionou! Não conhecia até então todas as contra indicações do monovin A, usei por dois meses pausei uns quatro e usei de novo por mais uns dois meses e o resultado em mim foi excelente, meus cabelos cresceram fortes, brilhosos, encorpados, macios, nada de 7cm (na minha opinião uma mentira descarada), acho que no máximo 2cm ou 3cm, porém na minha receita não usei bepantol apenas o monovin A e o shampoo, que eu tenha sentido não houve efeitos colaterais (não no meu cabelo e pele). Não acho interessante usar um produto não recomendado por especialistas, mas usei e gostei (acho que talvez até usaria novamente rs)! Não estou recomendando e nem deixando de recomendar só achei interessante contar minha experiencia. Em relação a cair no rosto se cair toda vez que lavar os cabelos os pelos do rosto também vão crescer mais (nada estrondoso também), foi o que aconteceu com minha amiga que usou junto comigo na época, você fica mais peludinha (foi o que aconteceu com ELA) rsrs OBS: É sempre bom procurar um especialista.

  8. Yume Albuquerque   23/05/14 • 00h20

    Estava prestes a comprar o produto e experimentar em mim. Mas depois de pesquisar bastante, achei esse post e muito obrigada! Valeu muito a pena ler tudo isso pra criar um pouco mais de juízo e n me arriscar ;) :*

  9. Pigmento F   23/05/14 • 18h04

    Que bom, Yume. Fico feliz que o blog tenha te ajudado nessa decisão. Bjs

  10. Valeria Carvalho   22/06/14 • 22h12

    esta mistura e ótima, fiz a experiência e achei inacreditável, cresce muito, só aconselho a não usar com frequência, intervalo de 6 meses, para mim deu certo, já para uma amiga que usou com frequência 3 vidros seguidos teve queda de cabelo.

  11. stephany leite   30/06/14 • 13h38

    Nessa semana já ia comprar o shampoo bomba minha amiga usou, E cresceu bastante Estou pensando em usar ambém será que devo ? já tentei de tudo para ele crescer. mas parece que não cresce nem 1 cm Me ajude !!!!!

    • fernanda   02/07/14 • 10h53

      Oi Stephany! Como eu disse no post, eu nao recomendo o uso desse shampoo porque até mesmo os médicos não aprovam porque ele pode apresentar efeitos colaterais fora o fato de que funciona em algumas pessoas e em outras não. A decisão é sua mas o blog não recomenda. Boa sorte! Bjs

  12. Bianca Rodrigues   30/06/14 • 20h36

    xampu bomba tem resultado sim vc que quer faser market

  13. Pigmento F   01/07/14 • 00h36

    Como dito no post, funciona em alguns e em outros não. Eu apenas quis alertar meus seguidores dos riscos que também existem e isso é dito por médicos e não por mim. Mas a escolha se vai usar ou não, é sempre do leitor, claro. A ideia nao foi "fazer marketing" apenas alertar as leitoras que perguntaram a minha opinião sobre esse "produto".

  14. Andreia de Sousa   10/07/14 • 16h58

    conheço várias pessoas que utilizaram o shampoo bomba e conseguiram obter resultados satisfatórios. Agora o que não pode é exceder a dosagem do monovin A que é 1ml para cada 100 ml do shampoo e fazer uma pausa de 1 mês a cada três meses

  15. Pigmento F   10/07/14 • 17h01

    Como eu disse, tem gente que fez e o cabelo cresceu e não teve complicações e tem gente que além de não ter visto crescimento algum, teve complicações médicas. Não dá pra prever mesmo mas o post tem o objetivo de advertir dos benefícios e dos perigos. Bjs

  16. Bruna Stéphane   26/07/14 • 03h15

    Eu usei por um tempo e não obtive nenhum resultado. Recentemente uma amiga me disse algo que faz sentido: Segundo a teoria dela, as meninas que percebem resultados positivos só o tem porque começam a lavar o cabelo com uma frequência maior do que estavam acostumadas (de acordo com as regras de uso do manovin mesmo), logo, cabelo mais limpo = cabelo com crescimento melhor. E essa mesma amiga consultou dermatologistas e médicos veterinários (já que o produto é de uso animal…) e chegou a triste conclusão de que o manovin é um produto de uso INTERNO, ou seja, injetável, é dessa forma que ele é usado nos cavalos e só assim pode oferecer resultado, logooo, não vai dar nenhum resultado no ser humano (mulherada, não vá querer injetar isso na veia, porque o único resultado que vão ter é um belo de um pirepaque). Enfim, infelizmente, é ilusão.

    • fernanda   30/07/14 • 10h38

      Pois é, além de um risco, nâo funciona em todas as pessoas. Por isso fiz o alerta. Obrigada por comentar aqui. Beijos

  17. Anna Paula Gomes   26/04/15 • 20h22

    Usei pela segunda vez hoje e
    Sente mt dor de cabeça.

    • fernanda   05/05/15 • 19h24

      Acho que não vale o risco, Anna. Claro que cada um tem o direito de escolher tudo na vida mas há medicamentos específicos para humanos e saudáveis que estimulam mesmo o crescimento dos fios. Seu dermatologista e cabeleireiro podem recomendar vários. Bjinhos e boa sorte!

  18. Vanessa Christina Gubert Kühn   01/05/15 • 17h11

    Bia. ..vc sentiu algum efeito colateral desse shampoo? Tipo dor de cabeça, queda de cabelo…

  19. fernanda   19/05/15 • 14h44

    adorei vou tentar

    bjs

    • fernanda   21/05/15 • 15h13

      Que fique claro que em nenhum momento do texto eu disse que recomendo ou que usei.

  20. eliane   30/06/15 • 20h28

    Amo shampoo bomba, deixa meu cabelo perfeito, so que uso arovit e nao monovin. Usando corretamente, o resultado e incrivel. Eu uso um a cada quatro meses.

  21. Kamila   02/09/15 • 14h30

    Ola, o bepantol eu posso usa-lo no meio da hidratação ou do shampoo?
    Pra crescer?
    Obrigado!

    • Fê La Salye   02/09/15 • 22h06

      Kamila, como dito, eu não uso e nunca usei esse shampoo, apenas fiz o alerta. Sobre o Bepantol, o líquido ajuda a hidratar o cabelo mas não significa que ele interfere no crescimento. Porém, cabelos hidratados e saudáveis tendem a crescer. Ele deve ser colocado na máscara de hidratação. Obrigada!

  22. Luh_Martins   29/11/15 • 14h03

    Oi se eu fizer só com o café e bepamtol tem algum risco??

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h33

      Nunca testei e por isso não recomendo.

  23. Amanda   04/01/16 • 12h39

    O meu canelo e fino e demora muito pra cresce, inclusive tenho alegia de certo protudos,, si eu usa meu cabelo pode cair Fe?

    • Fê La Salye   14/01/16 • 17h44

      Amanda, conforme dito no post, eu nunca usei e também não recomendo o uso. Bjs

  24. Adriana Shaeffer   07/04/16 • 21h51

    Olá meninas!
    Usei o shampoo bomba bem relapsa. Umas 2x por semana, às vezes 3x por semana. E digo que dá resultado sim! O cabelo cresce mesmo. Mas tem que acertar na dose certa, nada de exagero, senão dá queda de cabelo violenta lá adiante. Faça com a dosagem certa!
    200ml de shampoo, 2 ml de Monovin A
    10 ml de Bepantol.
    Fiz com apenas dois frascos de shampoo, não chegou a três. Pra mim, o resultado foi muito bom! Nada de alergia, dor de cabeça, queda de cabelo e blá, blá, blá!
    Fiz sem medo, se fizer com a dosagem correta, indico sempre :)

  25. Anny   05/06/16 • 20h16

    Por favor me ajuda, usei o shampoo bomba e meu cabelo tá caindo demais

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h38

      Anny, o ideal é procurar um cabelereiro confiável e um dermatologista para iniciar um tratamento saudável. Boa sorte!

  26. Cris   13/09/16 • 21h10

    Oi Fe, obrigada por sempre explicar tudo tao bem! Vc eh uma fofa! Qual salao vc recomenda aqui em Santiago, queria fazer um corte legal, mas nao tenho ideia de ninguem. Bjss!

    • Fê La Salye   29/09/16 • 18h59

      Obrigada, Cris! No menu Chile/Beleza eu indico alguns. Bjs

  27. Lidiane   03/04/18 • 02h11

    Boa noite! Usei o shampoo bomba de uma marca famosa, utilizei por um mês alternando com outro shampoo normal. Confesso que não notei o crescimento do meu cabelo mas observei que quebraram um pouco e tive uma queda maior de cabelo, também percebi claramente o crescimento rápido de outros pelos do meu corpo.

Anterior
Próximo
Voltar para a home