18 mar 2014

Perguntas dos Leitores: Pele, Cabelos, Alergias, Verrugas, Cosméticos e Gravidez

LIFESTYLE > Beleza

Já faz tempo que eu queria a colaboração de uma dermatologista no blog e fiquei muito feliz quando a Drª Roberta Vasconcelos aceitou o convite de mensalmente responder todas as dúvidas que os leitores tenham deste assunto. Para conhecer melhor a doutora, clique aqui.

Recebemos muitas perguntas. Realmente ficamos impressionadas com a participação de vocês e esperamos que as respostas abaixo ajudem quem também tenha o mesmo problema. Vamos lá!

perguntas1B1. Drª Roberta, realmente o cabelo cresce utilizando o Pantogar? (Camila Gomes)

Oi, Camila! O Pantogar é uma medicação indicada principalmente para um tipo de queda de cabelo que se chama Eflúvio Telógeno. Este é um tipo de queda que acontece por varias causas como stress físico ou emocional, má alimentaçao, alguns tipos de doenças, falta de vitaminas… No entanto, não adianta apenas tomar o Pantogar sem identificar se a causa da sua queda de cabelo é mesmo o eflúvio telógeno e se o tratamento não for acompanhado da correção do fator desencadeante da queda, por exemplo; melhora do stress. Por isto, não se automedique. Se você acha que seu cabelo está caindo muito, busque seu dermatologista para avaliar as causas e faça o tratamento adequado. Um beijo!

2. Tenho Dermatite Atópica, por isso sou alérgica a muitos produtos. Que tipo de cosméticos são mais recomendados na minha condição? Existe algum componente que costuma ser mais alergênico em maquiagens, cremes e etc? (Alina Okita – Santiago/Chile)

Oi, Alina, obrigada pelas suas perguntas! Realmente a pele de quem tem dermatite atópica costuma ser muito mais sensível que da maioria das pessoas. Um creme que normalmente não irritaria uma pele comum, na pele de uma pessoa atópica pode fazer um estrago! Tem algumas dicas em relação a cremes e cosméticos para pele sensível que se aplicam bem para quem tem dermatite atópica. Vamos lá:

1)    Aplique o cosmético com suavidade, sem fricção.  Esfregar o produto vai fazer uma dilatação dos vasos do rosto, gerando mais vermelhidão.

2)    Quando possível, devem ser usados pós, em vez de cremes ou loções.

3)    Os produtos devem ser facilmente removíveis com água. Evite cosméticos waterproof.

4)    Evite cremes que contenham perfume ou que sejam coloridos.

5)    Dê preferencia aos produtos com rótulo hipoalergênico.

6)    Não usar produtos antigos. Dar preferencia aos cosméticos recém-comprados.

7)    Evitar protetores solares químicos. Dar preferencia aos físicos (dióxido de titânio e óxido de zinco).

8)    Usar cosméticos que contenham no máximo 10 componentes.

9)    Evitar esmaltes.

10) Delineadores e máscaras de cílios devem ter cor preta.

11) Sombras de olhos devem ter cores claras ou terra.

12) Delineadores de sobrancelhas ou cílios devem ter forma de lápis.

3. Qual a melhor forma de testar um produto para verificar se ele me dá alergia? Adianta testar uma sombra em outra parte do corpo? Às vezes tenho medo de testá-la já na pálpebra e os olhos ficarem irritados. Quanto tempo devo esperar até considerar que ele não me provocou reação alérgica? (Alina Okita – Santiago/Chile)

Para diminuir a chance de um cosmético irritar o rosto, você pode tentar testá-lo em outra área do corpo, como na parte interna do braço. No entanto, o rosto, principalmente as pálpebras, tem a pele bem mais sensível que as outras regiões do corpo. Então, fazer o teste antes não é garantia de que não vai haver irritação. Mas se o cosmético der alergia no braço, provavelmente dará no rosto também! Recomento usar uns 5 dias pelo menos antes de aplicar no rosto.

4. Estou com uma verruga no canto do olho e está me incomodando muito. Todos comentam e fico com muita vergonha. O que posso fazer para removê-la? (Sandra Alves – Rio de Janeiro)

Oi, Sandra! Primeiramente é importante ter certeza se o que você tem é realmente uma verruga. A verruga é um tipo de lesão de pele elevada (uma “bolinha” áspera), causada por um virus, chamado HPV. Não é o mesmo tipo de HPV que causa as doenças sexualmente transmissíveis, mas outro, que causa verrugas comuns. Outros tipos de problemas de pele se parecem com verrugas, e muitas vezes são confundidos com elas. O tratamento das verrugas pode ser feito de várias formas, com medicamentos ácidos (em casa ou no consultório), com cirurgias, crioterapia (congelamento), dentre outros. Não recomento que você tente remover a lesão sozinha, pois pode ter complicações indesejadas. Procure seu dermatologista e mostre o problema. Caso seja muito próxima ao olho, pode ser que ele encaminhe você ao oftalmologista. Beijos e bom tratamento!

5. Eu tive muita acne e quando estava tomando um psicotrópico minha pele virou um grande processo inflamatório. Consegui parar com esse remédio e emagreci quase 15 quilos. E nesse processo minha pele limpou e não tive mais espinhas. Quando cheguei perto dos 20 quilos eliminados, as espinhas e pelos voltaram. O ginecologista disse que era por perder muita gordura, mas meus exames hormonais estão normais. O que mais pode causar acne nessa idade? Pode ter a ver com emagrecer?
 (Daniella Castelucci – São Paulo)

Olá, Daniela! Não entendi exatamente a idade que você começou a ter acne, mas vou considerar que foi na fase adulta, certo? Alguns medicamentos e o excesso de hormônios masculinos podem de fato causar acne nesta fase. Parece que o que desencadeou o problema em você num primeiro momento debe ter sido a medicação, o que foi resolvido. Você disse que seus exames hormonais estavam todos normais e ainda assim as espinhas continuaram surgindo. Existe um tipo de acne que se chama Acne da Mulher Adulta. Se trata de um problema que nem sempre está relacionado ao aumento de hormônios masculinos. Muitas vezes os exames estão normais e mesmo assim a as espinhas surgem. Os médicos acreditam que a pele destas mulheres é um pouco mais sensível aos hormônios masculinos que elas produzem, mesmo em quantidades normais. Para resolver o problema, muitas vezes os dermatologistas fazem o tratamento em conjunto com os ginecologistas, podendo, além do tratamento da pele, ser necessário usar anticoncepcionais.

6. Tinha descamação no couro cabeludo e minha dermatologista mandou eu fazer um shampoo na farmácia de manipulação. O problema do couro cabeludo foi resolvido mas meu cabelo virou uma palha. Por que acontece isso? (Juliana Alves – Minas Gerais)

Oi, Juliana! A maioria dos shampoos usados para tratar a dermatite seborreica, principal causa de descamação no couro cabeludo, realmente deixam os cabelos mais ressecados. Isto acontece porque esses shampoos, além de ter ativos que ressecam os cabelos (ácido salicílico, cetoconazol, piritionato de zinco ou sulfeto de selênio), também costumam ser formulados para cabelos oleosos ou normais. Assim, acabam não tendo agentes condicionadores em quantidade suficiente para balancear a ação dos ativos. Mas hoje existem bons shampoos no mercado que não ressecam tanto (pena que não são tão baratinhos) e você sempre pode usar o condicionador depois de remover o shampoo.

7. Estou com 5 meses de gravidez e meu cabelo está caindo muito, sinto que tenho mais pelos no corpo e minhas unhas crescem demais. Isso é normal? Vai estabilizar depois que o bebê nascer? (Ana Paula – Lisboa / Portugal)

Oi, Ana! Parabéns pela gravidez! Não é comum haver queda de cabelo durante a gravidez. Pelo contrário, normalmente as mulheres dizem que os cabelos ficam mais bonitos nesta fase. É bastante comum que haja perda de cabelo no pós parto, geralmente uns 70 a 80 dias depois que o bebê nasce. Vale a pena buscar um dermatologista e avaliar o que pode estar acontecendo. O aumento de pelos no corpo ou hirsutismo, é normal, e acontece pelo aumento dos hormônios do corpo da mãe. Não se preocupe, pois normalmente isto costuma melhorar depois do parto. As unhas também crecem em velocidade mais acelerada. Apesar de parecer um pouco estranho, isto também é normal. Um beijo e aproveite!

8. Quando um cosmético, seja de pele, cabelo, maquiagem e etc, vence; eu tenho que jogar fora imediatamente ou tem um tempo de tolerância? Realmente faz mal usar depois que vence ou é uma lenda? (Lidiane – Salvador / Bahia)

Oi, Lidiane! Não é lenda não! Usar produtos vencidos realmente pode fazer mal, causando alergia, irritação e até manchas na pele. Além disto, o efeito do produto pode estar reduzido ou até ausente após o vencimento. Pode até ser que haja alguma tolerância após o vencimento, mas infelizmente isto deve variar de produto para produto e não temos como saber, não é mesmo? Na dúvida, acho melhor mesmo jogar fora! Beijos.

Gostou das dicas da Dra. Roberta? Ela colabora mensalmente com o blog . Não deixe de acompanhar!

disclaimer_roberta_fundo2

 

 

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

3 comentários em "Perguntas dos Leitores: Pele, Cabelos, Alergias, Verrugas, Cosméticos e Gravidez"
  1. Daniella Castelucci de Medeiros   21/03/14 • 01h55

    MUITO obrigada, dra! Vou tentar marcar uma consulta com você para tentar resolver isso :)

  2. Pigmento F   24/03/14 • 01h05

    A doutora Roberta é demais mesmo! Tomara que você consiga uma consulta com ela, Dani. Beijos!

  3. Daniella Castelucci de Medeiros   26/03/14 • 22h02

    Pigmento F Conseguiiiii Fe!!! Está marcado, dia 4 estou lá ;-)

Anterior
Próximo
Voltar para a home