19 maio 2014

Perguntas dos Leitores – Acne, Unhas, Gravidez e Dicas de Pele

LIFESTYLE > Beleza

Desde que a dermatologista Roberta Vasconcelos começou a ser colaboradora do PF, muitas leitoras tem enviados suas dúvidas relacionadas a área de dermatologia para que ela responda com um post aqui no blog.

No post de hoje, ela responde dúvidas muito legais de gravidez, acne e cuidados com a pele. Olhem só:

700-012762411. Quero saber o que posso fazer para diminuir o problema com acne e as manchas que ela provoca na pele. Também desejo saber se tem tratamento caseiro. (Ana Letícia de Souza)

 2. Tenho 17 anos e ultimamente meu rosto tem aparecido muitas espinhas e cravos, isso é normal ? O que devo fazer para que as espinhas sumam? Larissa – Minas Gerais

 Oi, Larissa e Letícia, obrigada pela pergunta de vocês!

Na adolescência é mesmo comum ter acne, pois é uma fase em que há mudanças hormonais intensas no nosso corpo. A acne pode ser leve (apenas cravos) ou mais grave (com nódulos e cistos) e para cada fase da acne existe um tratamento específico.

De uma forma geral, posso te orientar a evitar espremer as lesões, pois isto pode gerar cicatrizes permanentes. Evite também usar cremes muito oleosos e dê preferencia a maquiagem mineral. Não lave o rosto várias vezes ao dia (o ideal é no máximo três), pois isto pode estimular ainda mais a oleosidade.

Para um tratamento mais específico, evite medidas caseiras, consulte um dermatologista. É ele que vai analizar a sua pele e saber os melhores produtos para o seu caso.

 

3. Gostaria de esclarecer uma dúvida: tenho praticado muita atividade física aeróbica (corrida, spinning, aulas de step, etc) e tenho notado a minha pele mais ressecada após os treinos e com aspecto queimado. Sabe quando faz muito, muito frio que chega a queimar a pele deixando-a vermelha? É isso que eu sinto. A impressão que eu tenho é que pode estar sendo ocasionado pelo suor, uma vez que transpiro muito na cabeça e no rosto nos treinos. A minha dúvida é: o suor pode ocasionar isso ? Existe alguma forma de amenizar o vermelhidão ? Aplicar água thermal após os treinos pode melhorar o aspecto da pele? Tenho a pele branca, sensível e com rosacea. Uso água thermal, Hidrafil (hidratante), Clarifiant (já tive melasma há 2 anos atrás) e bloqueador solar da Skin Ceuticals fator 50. (Andreia Velasquez – SP)

Oi, Andreia!

Realmente quem tem a pele sensível pode sentir um pouco mais de queimação no rosto, causada pelo contato com o suor. Pode também haver piora da rosácea, já que há um aumento da temperatura do corpo.

Borrifar agua termal durante o treino pode ajudar sim, já que ela tem alguns componentes antiinflamatórios. No entanto, se a rosácea estiver fora de controle, pode ser necessário introduzir alguns medicamentos tópicos para cuidar disto. Converse com seu dermatologista! Beijos e bons treinos!!

4. Amo o blog! Querida, meu cabelo não cresce há muito tempo, cerca de 3 anos. Tenho um cisto na tireoide contudo, a endocrinologista ao ver os exames disse que este não provocou nenhum disfunção nos meus hormonios. Vivo estressada e me alimento mal, será que esses fatores contribuem para o não crescimento do cabelo? Obrigada. (Suene Moreira)

Oi, Suene! Vários fatores podem causar alterações nos cabelos. A tireóide é um deles, mas se seus exames estão normais, é pouco provável que esta seja a causa.

O comprimento do cabelo é determinado pela genética, ou seja, algunas pessoas conseguem ter cabelos muito longos e outras, nem tanto. Mas se seu cabelo já foi muito longo antes e parou de crescer, vale a pena investigar o que está acontecendo. A má alimentação pode levar à falta de muitos nutrientes, levando a alterações no cabelo sim. Se você acha que come mal, converse com um nutricionista e tente alterar sua dieta! Mas com certeza vale a pena ser avaliada por um dermatologista, para ver se há outras causas para o problema.

Um beijo e boa sorte!

5. Desde que eu me conheço por gente (rs) tenho umas manchas brancas nas unhas. Até por isso costumo usar esmalte mais escuro para escondê-las. Já ouvi muitas pessoas (que não são especialistas) dizerem que pode ser falta de alguma substancia no meu corpo como vitaminas, nutrientes, etc.. e outras me falam que é porque eu roo as unhas, então isso as deixa fracas e por causa da fraqueza ficam esbranquiçadas.  Gostaria de saber se há alguma causa específica para isso e, logicamente, se tem alguma solução (“cura”). OBS: estou loucamente tentando parar de roer. De vez em quando a vontade vem e eu caio em tentação. Mas mesmo sem roer as manchas estão lá. (Tatiana Lins – Brasília)

Oi, Tatiana! Existem muitas causas para manchas brancas nas unhas, mas roê-las com certeza pode estar causando isto!! O que acontece é que quem rói as unhas às vezes acaba prejudicando a matriz, que é a região onde a unha é fabricada. Isto pode causar varios defeitos no crescimento. Mesmo quando você para de roer, pode demorar um tempo, às vezes até alguns meses para a matriz se recuperar. Talvez por isto não melhore tão rápido… Pode ser que haja também alguma micose associada. Para ter certeza, é necessário buscar a ajuda de um dermatologista.

Vale a pena você tentar entender o que te faz ter esse mau hábito. Será que você anda muito ansiosa? Procurar ajuda profissional pode valer a pena!

Beijos e boa sorte!

6. Há mais ou menos 1 ano e meio atrás notei que começou a aparecer nas maçãs do meu rosto, próximo aos olhos uma mancha. A tonalidade é um pouco mais escura que a minha pele. Fui numa dermato e ela me disse que era Melasma. Minha mãe também tem essas manchas. Ela me passou um protetor solar FPS 60 que também tem uma substancia que uniformiza a tonalidade da pele (Minesol – Actif Unify). Mas não funcionou. Comecei a perceber, um tempo depois, que conforme eu parava de tomar o anticoncepcional a mancha não desaparecia por completo, mas ficava um pouco mais clara. Isso pode ser impressão minha? Sei que isso é genético, mas pode desaparecer se eu trocar o tipo de contraceptivo? Detalhe: preciso do hormônio porque tenho queda de cabelo. E segundo a Dermatologista se eu parar de tomar, a queda piora. (Tatiana Lins – Brasília)

O melasma pode ser um problema chato de tratar mesmo! Ele é causado básicamente por três fatores: 1) tendencia genética 2) ação hormonal 3) exposição ao sol.

A tendencia genética não podemos mudar, certo? Mas podemos tentar amenizar as duas outras causas. Usar um contraceptivo com menos hormônios (e aí entra o ginecologista para te orientar) pode sim ajudar, mas não garante o desaparecimento. Evitar o sol e usar filtro solar diariamente ameniza bastante as manchas.

Mas mesmo fazendo tudo isto, o melasma pode ainda incomodar. Neste caso, existem varios tratamentos disponíveis, como clareadores, peelings, etc. Se quiser ler um pouco mais sobre este assunto, dá uma olhadinha no meu blog neste link (http://dermainforma.com.br/?s=melasma).

Beijos!

7. Grávidas podem usar maquiagem? Tem algum risco para o bebê? (Ana Paula – Salvador)

Grávidas podem sim usar maquiagem comum! Elas não possuem principios ativos e não penetram na corrente sangínea!

A maquiagem nessa fase ajuda bastante a disfarçar alguns problemas como melasma, acne e olheiras. Não se esqueça de usar filtro solar diariamente, pois ele ajudará a prevenir o escurecimento da pele do rosto. Beijos e aproveite este momento tão lindo!

8. Tenho manchas na pele causadas pelo sol pois sou muito branca. Posso usar hidroquinona para resolver o problema? (Lilian Silva – Recife).

Oi, Lilian! Muito boa sua pregunta! Você começou a perceber os danos que o sol causa, principalmente para quem tem a pele clara. Que bom que pensa em se cuidar!

Evite fazer clareamentos por conta própria! A hidroquinona é um ativo que pode ter uma série de efeitos colaterais se utilizado de forma inadequado (descamação, irritação, alergia) e, se usada por muito tempo, pode causar um escurecimento da pele (isso mesmo!!) permanente, chamado ocronose. Então, nada de soluções caseiras ou automedicação!

O que você pode fazer que ajuda – e muito- é começar usar filtro solar (no mínimo FPS 30) diariamente. Não se esqueça de reaplicar na hora do almoço. Quando puder procure um dermatologista. Ele vai indicar a melhor forma de clarear sua pele!

Beijos e bom tratamento! 

9. Sou alergica a esmalte. Há uns 3 dias pintei a unha com um esmalte normal pois tinha um evento do trabalho e imagina? Estou toda alérgica! E o pior: tinha feito um tratamento de esclerose nas varizes e, onde foi aplicado o remédio, estou vermelha, parece uma picada de insetos! Já tinha feito outras vezes e nunca tinha acontecido isso. Será que é da mesma alergia do esmalte? Juceline

Oi, Juceline! Quem tem alergia pode mesmo desencadear uma reação mais grave (às vezes em outras partes do corpo) quando volta a usar o esmalte. Mas é difícil dizer se o que você está tendo agora é a alergia ou algum outro problema. O melhor mesmo é ser examinada ao vivo por um dermatologista, ok?

Beijos

Gostou das dicas da Dra. Roberta? Ela colabora mensalmente com o blog . Não deixe de acompanhar!

disclaimer_roberta_fundo2

 

 

 

 


 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

4 comentários em "Perguntas dos Leitores – Acne, Unhas, Gravidez e Dicas de Pele"
  1. Daniella Castelucci de Medeiros   20/05/14 • 17h25

    Muito fã da dra. Roberta!! :)

  2. Pigmento F   22/05/14 • 02h48

    Super talentosa.

  3. Jane Tessari   13/11/14 • 06h26

    Gostei das dicas

    • fernanda   16/11/14 • 08h49

      A Dra Roberta é ótima!

Anterior
Próximo
Voltar para a home