25 ago 2014

Os novos (e nem tão novos assim) rumos do Pigmento F

Sobre o Blog

Quem acompanha o blog desde outubro de 2012, quando tudo começou, sabe que o PF já mudou bastante mas quem chegou há pouco menos de 1 ano, talvez não tenha notado. Mas independente de quando você chegou aqui, esse post é muito válido porque explica algumas coisas sobre os rumos que o blog tomou e porque isso aconteceu.

Como já contei algumas vezes, eu sou publicitária e sempre fui muito ligada a blogs e sites em geral. Inclusive, sempre trabalhei com gestão e criação de conteúdo para sites, então esse universo é bem familiar pra mim. Também já estive entre aqueles que um dia criaram um fotolog ou um blogspot por pura diversão. Eu realmente gosto de blogar e essa paixão só não é maior que a paixão por escrever, pelas palavras, pelos idiomas, pela beleza que só um escritor vê nos textos.

Saindo da parte filosófica porque se deixar eu viajo mesmo (rsrs), vamos a parte realmente importante deste post: O PF não foi um blog planejado. Eu não tinha a intenção de ter um blog pessoal que se tornasse público. Mas eu já morava há um pouco mais de 1 ano no Chile e minhas amigas chilenas achavam que eu era muito antenada nos assuntos de moda, beleza e decoração e que eu deveria criar um blog pra dar dicas, nem que fosse apenas para as amigas mais próximas.

Fiquei pensando e cheguei a conclusão que a ideia poderia funcionar, até porque, naquela época eu sentia falta de preencher o meu tempo com algo mais, para amenizar a saudade que eu tinha do Brasil. E embora o maior interesse em ler os textos fosse das amigas chilenas, eu queria voltar a escrever em português porque eu sentia falta dos meus tempos de redatora no meu próprio idioma.

Foi então que convidei uma amiga para participar do blog comigo. A Fê Marley é maquiadora e fotógrafa de casamentos. Durante quase 4 meses ela contribuiu com o PF com posts de maquiagem e algumas dicas de fotografia (foi ela que fez o meu book de pré-casamento que mostrei aqui), mas com o tempo ela precisou se dedicar mais à sua profissão, os casamentos foram exigindo mais dela e permanecer como colaboradora foi impossível. O blog também já teve outras colaborações como as da Raquel Leone, que escreve para o The Edgytor e da Eliana de Castro que é a responsável pelas pautas do site Setor Vip, o único site de entretenimento que conseguiu falar do assunto sem focar na fofoca. Recomendo! Atualmente, o blog conta apenas com a colaboração da dermatologista, Dra Roberta Vasconcelos, que também tem um blog sobre o assunto. Clique aqui para conhecer.

Bem, depois de toda essa galera que me ajudou muito mas que não teve condições de continuar (exceto a Dra. Roberta que ainda continua por aqui), porque realmente não é fácil conciliar um blog, com o seu trabalho e a sua vida pessoal; eu passei a cuidar do PF sozinha. A ideia era continuar falando de beleza, moda e decoração mas eu queria dar um toque mais pessoal ao blog. Algo que tivesse mesmo a minha cara e que desse mais sentido ao nome do blog, já que Pigmento F é o meu “tom” ou ponto de vista sobre as coisas. Foi nessa época, em maio de 2013 (antes do blog completar 1 ano), que eu criei a PF Palette. Eu sempre escrevi e li textos sobre comportamento e sempre gostei de escrever coisas que fizessem as pessoas pensarem, que as levassem a mudar algo em suas vidas ou que pelo menos pensassem sobre o assunto. E deu certo! A PF Palette está entre os posts mais lidos do blog, ainda mais porque é a única seção em que os textos vem acompanhados de música. Em seguida, criei a seção #desembucha, depois de ter conseguido emagrecer 15 quilos e finalmente ter me tornado a melhor amiga da academia.

Mas até aquele momento, o meu “toque pessoal” se resumia a isso. Aí um dia, de tanto que meus amigos pediam dicas de onde fazer compras em Santiago, eu resolvi que o ideal seria deixar esse texto escrito e enviar por email cada vez que me perguntassem. Só que um dia, por pura falta de inspiração, eu trouxe o texto do email para o blog e ele virou esse post aqui.

376779_419334518112637_713393695_n(Portillo/2012)

E minha gente, a partir deste post, a vida do PF mudou completamente. Em dois dias a fan page do blog dobrou o número de seguidores. O post ganhou muitos comentários agradecendo as dicas de compras e começaram a aparecer muitos pedidos de dicas em geral sobre a cidade, inclusive de homens, um público que até então não dava as caras por aqui.

Foi um fenômeno inesperado. Uma surpresa total. Eu jamais planejei falar do Chile no blog e jamais imaginei que ele seria um assunto atrativo para as pessoas, fora que eu tinha medo dos antigos seguidores não gostarem, o que aconteceu com alguns que acabaram indo embora, mas o contrário também foi surpreendente: eu já recebi emails de seguidores que nunca tiveram a intenção de conhecer o Chile mas que depois do meu blog ficaram com vontade. Também já recebi emails de gente que ainda não tem planos de conhecer o Chile mas que segue o blog porque gosta de saber como é  vida de um brasileiro longe do seu país. Ou seja, não são apenas os turistas interessados no Chile que me seguem, muita gente me segue porque encontrou nesse assunto uma maneira de se divertir virtualmente, ainda que nunca venha ao país. Caraaaa, isso é incrível!!!

393241_262906963755394_382821456_n(Atacama/2011)

E foi então que o blog mudou o foco. O Chile passou a ser o assunto principal e os outros assuntos continuaram na pauta mas em segundo plano. Talvez para vocês isso não fique tão claro quanto fica pra mim, mas se eu posto uma foto ou post sobre moda, decoração, beleza ou qualquer outro assunto, ele não tem a mesma quantidade de views ou cliques, seja aqui ou nas redes sociais, do que uma mísera foto sobre o Chile com a legenda “bom dia” tem, e em questão de segundos.

O que eu quero dizer com tudo isso?

Simples: esse post tem a função de esclarecer ou oficializar o que talvez já estivesse óbvio: eu me tornei uma blogueira que dá dicas diferenciadas do país que vive mas que também fala de moda, beleza e tudo o que faz parte do universo dela.

Esse post é para anunciar que segundo as últimas pesquisas que fiz no Facebook, o público do PF também mudou. É um público que curte beleza, que curte dicas relacionadas ao universo feminino mas que quando está na internet gosta de ler outras coisas também e não apenas esse assunto.

Esse post é para dizer que eu não me vendi, que eu não mudei o foco do blog interessada apenas em números. Não! Esse post é para provar que até os blogs amadurecem, que até os blogs precisam rever os seus conceitos, o seu posicionamento. E que até um blog pode tomar novas direções quando o seu “cliente” deixa bem claro qual é o carro-chefe que ele possui.

E eu não tenho vergonha de falar isso, eu tenho é muito orgulho de ver que o PF é a resposta do que os meus leitores preferem, do que eles opinam, do que eles notaram ser um diferencial que eu mesma não via. Tudo isso se chama amadurecimento e eu ainda acho que é só o começo, já que o blog ainda vai fazer 2 anos em outubro/2014.

O PF ainda é um bebê na blogosfera mas é um bebê que tem se permitido aprender com os erros, com as tentativas, com o público, com o dia a dia e eu acho que essa é a única maneira de um blog ou empresa encontrar o seu diferencial e focar nele para entregar algo melhor a cada dia. Porque vamos combinar, ninguém quer mais do mesmo. Eu também não queria ser só mais um blog no www.

Então, se você me segue desde o início ou há pouco tempo, saiba que esse blog já foi diferente do que é hoje e daqui há alguns meses ele pode ser ainda mais diferente, mas sempre mantendo o seu DNA, que é levar conhecimento, troca de informações, relacionamento com quem me lê e um pouco do meu mundo, seja esse o mundo de gostos pessoais ou o que vivo.

10556288_767321136647305_6517243520639578491_n(Brasil/2014)

Meu muito obrigada a quem um dia esteve por aqui, a quem continua e aos que ainda vão chegar. Todos vocês são responsáveis, junto comigo, de dar novos rumos e conquistas ao Pigmento F.

Muchas gracias e sintam-se em casa. SEMPRE!

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home