16 jul 2015

Agências de Turismo no Chile – Indicação dos Leitores

VIAGEM > CHILE > Santiago > AGÊNCIA DE TURISMO

barato

Sempre me pedem indicações de agências de turismo mas eu só gosto de indicar ou dizer que não gostei, se eu já conheço o serviço e como eu moro aqui, esse é um serviço que não uso. Outro motivo pelo qual é mais difícil pra mim indicar agências de turismo, especialmente em Santiago, é porque tirando as estações de ski e as vinícolas distantes (a lei seca no país para quem bebe e dirige é rigorosa, falei disso aqui e a Concha y Toro dá pra ir de metrô e falei isso aqui); eu realmente acho que qualquer pessoa com um mapa e bilhete de metrô, pode conhecer sozinha a cidade toda (aqui você encontra tudo sobre o transporte público) e vários leitores já comprovaram isso. Inclusive, até para Viña del Mar e Valparaíso dá pra ir de ônibus ou carro alugado.

No entanto, há tipos e tipos de viajantes e tipos e tipos de viagem e é por isso que contar com a ajuda de uma agência de turismo em determinadas viagens é super importante. Narciso e eu, por mais independentes que sejamos em viagens, na nossa lua de mel fizemos tudo com agências de turismo. Isso porque estávamos exaustos, eu passei 1 ano enfurnada em DIY para o casamento, fora os outros preparativos. Eu realmente não quis ter trabalho algum na lua de mel mas foi a única viagem que usamos agência pra tudo e também porque os destinos que escolhemos – Tahiti e Isla de Pascua – praticamente só te dão essa alternativa.

Então, para ajudar vocês, eu pedi aos leitores que já estiveram por aqui, que dissessem o que acharam das agências que utilizaram em Santiago e em outras cidades do Chile. A opinião deles na íntegra você encontra aqui mas para facilitar eu resolvi juntar tudo neste post para que ele sirva como um guia para você que está organizando a viagem. Mas antes, é importante que você saiba algumas coisas:

  • A opinião sobre cada agência é de responsabilidade única e exclusiva dos leitores, ou seja, não expressa a minha opinião;

 

  • Nunca utilizei nenhuma das agências mencionadas aqui, assim como nunca usei nenhuma outra agência de turismo no país;

 

  • Tudo o que está destacado no texto são links. É só clicar para ter a informação completa;

 

  • Se a agência que você quer saber não está aqui, não significa que ela seja boa ou ruim, significa apenas que eu não recebi nenhum comentário sobre ela;

 

  • Eu não tenho como recomendar uma agência de acordo com a minha opinião sobre o serviço porque como já foi dito, nunca usei agências no país;

 

  • Se um dia eu tiver a chance de experimentar os serviços de alguma agência, volto para contar a minha experiência;

 

  • Se você tem alguma agência no Chile e deseja que eu conheça o seu trabalho, mande um email para contato@pigmentof.com mas por favor, não use os comentários para fazer publicidade. Eu só indico aos meus leitores aquilo que eu confio. Se eu não conhecer o seu trabalho, o seu comentário publicitário será removido.

10414656_10202943700331323_3984144410758237484_nA Manuela, do Rio de Janeiro, esteve em Santiago em Junho de 2015 e usou a agência Sousas Tour para os transfers (hotel/aeroporto, ida e volta), e para os passeios: Valparaiso e Viña del Mar, Vinícola Concha y Toro, Valle Nevado e Farellones. O preço médio dos serviços custou entre 24 e 33 mil pesos chilenos e incluía o transporte, guia e ticket de entrada nas vinícolas. Segundo ela, o atendimento durante as negociações foi excelente, sempre muito rápido e a equipe entende o português. Ofereceram descontos para crianças e também quando você fechava um segundo passeio. Como forma de pagamento, é possível pagar em reais, dólares, pesos chilenos e cartão de crédito. Como o pagamento foi feito pessoalmente, ela preferiu pagar em pesos chilenos pois a cotação favoreceu (aqui você pode saber a cotação do dia). Ela também disse que a agência foi super pontual nos passeios, que os guias arriscavam um portunhol e que ela voltaria a usar essa agência, portanto, recomenda. No entanto, faz uma observação: “Como todo tour que é coletivo, fica um pouco superficial mas nada que atrapalhe o passeio. Se quiser mais tempo tem a opção pelos tour particulares.”

 

A Elane de Fortaleza, usou a mesma agência e também aprovou os serviços. Ela esteve em Junho de 2015 em Santiago  e contratou a agência para ir ao Valle Nevado, City Tour,  Valparaíso, Vina Del Mar e Vinícola Undurraga. Não ficou claro no comentário deixado por ela se o valor de “Cento e pouco” foi em reais, dólares ou pesos mas acredito que tenha sido em pesos chilenos. Sobre o atendimento, ela diz que “a Sousas Tour foi sempre muito atenciosa em todos os aspectos e os meninos que fazem os passeios são gente boa, indico demais.”

 

Também de Fortaleza, a leitora Eduarda Camara esteve em Junho de 2015 em Santiago e contratou a mesma agência para ir às vinícolas Concha y Toro Santa Rita, ao Valle nevado e Farellones, à Valparaiso e Viña del Mar e ao restaurante típico Bali Hai. Pagou em média 140 mil pesos pelos passeios que incluíam o traslado e os ingressos. Também ressaltou que “são super atenciosos, muito rápidos nas resposta aos emails e pontuais.” 

 

A leitora Hérika do Rio de Janeiro também gostou muito desta agência. Ela esteve em Junho de 2015 em Santiago e a contratou para ir à Vina del Mar, Valparaiso, Valle Nevado, Concha y Toro e para o clássico City Tour. A média dos valores foi de 150 mil pesos por pessoa, incluindo o transporte e entradas aos passeios. Sobre o atendimento, também diz que “foi ótimo, motoristas prestativos, explicam os locais e são pacientes.” Além disso, diz: “Adorei os passeios que a agência ofereceu, em especial os guias Cristian, Fernanda, Francisco. Sempre sendo atenciosos com os passageiros, super interativos com a turma.”

 

A leitora Zana Pantoja de Roraima, esteve em Julho de 2015 em Santiago e contratou 3 agências: Mitur, Rodotour e a Sousas Tour mas diz que só voltaria a contratar a Sousas Tour. Isso porque, segundo ela, “nem sempre o mais barato é o melhor”. Também confirmou os mesmos valores já mencionados por quem usou a mesma agência.

 

A Marília Silva de Belém do Pará, esteve em Santiago em Julho de 2014 e contratou 2 agências: A Turistour para os passeios em Puerto Varas, sul do Chile (não deixou informações sobre essa agência) e em Santiago, também usou a Sousas Tour para ir à Valparaiso e Viña del Mar. Não informou valores mas disse: “Eles são muito rápidos em responder nossos questionamentos. No fundo a equipe toda é maravilhosa. Sempre muito cuidadosos conosco. Precisei de hospital para meu filho e o guia Christian foi nos deixar no hospital e nos deu total apoio.”

 

CONTATOS DA AGÊNCIA

 

indo pro chile

 

A leitora Cintya de Abreu, de São Paulo, esteve em Julho de 2015 em Santiago e usou a agência Indo pro Chile para ir ao Valle Nevado, Farellones, El Colorado, Viña del Mar e Valparaíso. Em reais, os dois passeios saíram 300 e incluía o transporte e um guia. Segundo ela, “o atendimento foi maravilhoso, e sempre muito rápido e esclarecedor (via whatsapp, e-mails, telefone)”. Contou também que o guia falava espanhol mas bem devagar, o que ajudou no entendimento e que foram muito pontuais. “Valeu muito a pena contratá-los, me senti segura nos passeios e fui em total conforto.”

CONTATOS DA AGÊNCIA

 

1979593_591463304276633_2088805357_n

A leitora Ana Paula, de São Paulo, esteve em Santiago em Março de 2015 e usou a agência Viaja Brasil para ir à Valparaiso, Viña del Mar e à Vinícola Emiliana. Gastou em média 25 mil pesos por passeio, que incluía transporte e guía turístico. Conta que o atendimento foi ótimo, com guia em espanhol e pontuais mas deixou uma observação: “Recomendo a agência mas com ressalvas. O passeio foi super agradável, porém o guia, sem a nossa permissão, reservou um restaurante caríssimo para almoçarmos em Vina del Mar e não nos deu escolha de rejeitar tal ‘cortesia’. O episódio do restaurante que nos foi imposto nos chateou.”

  • Atualizado em Maio/2016: Já realizei passeios com a Viaja Brasil e fui bem atendida. Para que não pensem que foi porque sou blogueira, amigos meus também já realizaram passeios com esta agência sem mencionar meu nome e foram bem atendidos. Comento apenas porque há leitores que me perguntam sempre o que acho dela. Que fique claro que não fui paga para dizer isso.

 

CONTATOS DA AGÊNCIA

 

10306622_10152203523589001_3053667225004601192_n

A leitora Vanessa Mafra, de Blumenau/SC, esteve em Santiago em Junho de 2015 e usou a agência Andes Wind para ir ao Valle Aconcagua. Pagou 65 mil pesos chilenos e o valor incluía transporte, guia, almoço e a entrada no Valle. Segundo a leitora, o atendimento foi rápido durante toda a negociação e que o guia falava espanhol e inglês, mas entendia o português. “Sempre tive uma quedinha pelos Andes mas só encontrava a mesma coisa: Valle Nevado, Farellones ou El Colorado, nada de Portillo ou qualquer coisa parecida com o que eu queria ver. Procurei tanto que encontrei o Andes Wind, era o passeio que eu queria. Chegou o dia do passeio e o Cristian nos pegou no local na hora marcada. Os trâmites para atravessar a Argentina e depois voltar para o Chile foi super tranquilo, o Cristian agiliza tudo, não precisamos esperar horrores até porque faz um frio enorme lá no alto. O Cristian ainda empresta luvas e gorros para os despreparados. Ele também conta algumas coisas sobre os lugares que passamos. Aconselho e indico a todos. Só um detalhe: cuidado para quem tem problemas respiratórios, a caminhada é um pouco complicada no início porque além de frio ficamos a mais de 3 mil metros acima do nível do mar. Não encontrei outra agência que faça esse passeio mas posso garantir que é satisfação de 100%.”

CONTATOS DA AGÊNCIA

 

central valle tours

A leitora Cristiane Cunha de Belém/PA, esteve em Santiago em abril de 2015 e usou a agência Central Valley Tours para ir à Vinicola Undurraga, Concha Y Toro, Viña Del Mar e Valparaíso. Ela pagou em média 25 mil pesos por cada passeio que incluía transporte para até 6 pessoas, degustação nas vinícolas mas não incluía almoço e nem a entrada aos pontos turísticos em Valparaiso, como a casa de Pablo Neruda, por exemplo. Ela diz que o atendimento durante a negociação foi perfeito, “tudo muito prático e rápido, comunicação via WhatsApp, super atencioso e empenhado em conseguir fazer o encontro das agendas. O guia – que se chama Mauricio –  é muito atencioso, faz comentários pertinentes, consegue sanar as duvidas e você percebe que ele realmente tem conhecimentos turísticos para compartilhar, deixa que os clientes escolham o lugar para o almoço e procura atender as expectativas do turista na medida do possível. Ele é chileno mas morou muito tempo no Brasil.” Terminou o depoimento esclarecendo que “esses valores são para os passeios de no mínimo 5 pessoas, caso seu grupo seja inferior a 5 ele tenta completar o número de pessoas para que o passeio aconteça. O Maurício costuma informar a agenda de passeios, data e destino, ele faz também os passeios da temporada de ski.”

CONTATOS DA AGÊNCIA

  • Central Valley Tours
  • FACEBOOK
  • SITE: não está funcionando no momento mas é o www.centravalleytours.cl

Captura de pantalla 2015-10-03 a las 7.12.59 p.m.

A Cristiane também usou a agência Gabex Tour, que agora se chama Isto é Chile, para ir ao Valle Casablanca. Foi um tour exclusivo, onde o valor médio do passeio foi de 100 mil pesos para o casal, em abril de 2015. Esse valor incluía translado e degustações mas não incluiu o almoço pois não foi agendado. Segundo ela, o atendimento da agência foi maravilhoso e pôde ir em todas as vinícolas que queria. O guia, que se chama Gabriel, é brasileiro mas mora no Chile e também fala inglês e espanhol.

CONTATOS DA AGÊNCIA

GO TOURS
A leitora Thatiane Andrade de Brasília, esteve em Santiago em Junho de 2015 e contratou a agência Go Tours para ir à Viña del Mar e Valparaíso. O valor do passeio foi 25 mil pesos e incluía conhecer as duas cidades, paradas na Vinícola Emiliana e Mercado del Vino, além de água e cervejas na van. Ela fez toda a negociação por WhatsApp e gostou do atendimento. O guia falava espanhol mas foi possível entender.  “No dia que fomos fazer este passeio a neblina estava muito forte e a Vinícola Emiliana não estava liberando o acesso. Apesar disso não ficamos prejudicados pois o guia nos levou à outra vinícola da região. Fomos acompanhados pelo guia Antônio, muito simpático, atencioso, esclarecedor e paciente.”

CONTATOS DA AGÊNCIA

cts turismo

O leitor Jorge Eduardo Cabral esteve em Santiago em Julho de 2015 e usou a agência CTS Turismo para ir ao Valle Nevado. Infelizmente não deixou detalhes desse passeio mas gostou do atendimento feito pelo Raul, Jorge e Rodrigo.

CONTATOS DA AGÊNCIA

lucero travel

Jorge também usou a agência Lucero Travel Chile para ir ao Cajón del Maipo para conhecer o Embalse El Yeso e também para ir à Concha y Toro, Valparaiso e Viña del Mar. Os valores não foram passados mas conta que foi muito bem atendido pelo Nicolas e recomenda os guias e motoristas.

CONTATOS DA AGÊNCIA

turistik

A leitora Ana Paula de Natal-RN esteve em Santiago em Janeiro de 2015 e usou a agência Turistik para ir à Vinícola Santa Rita, Vina del Mar e Valparaiso. Ela não informou o valor mas disse que nele estava incluído o transfer e o guia que falava inglês e espanhol e entendia bem português. Sobre o atendimento, diz: “Achei a agência ótima, principalmente pela opção de comprar online. A agência foi pontual e eu recomendo para outras pessoas.”

Opinião da Blogueira: Apesar de nunca ter usado nenhuma agência no Chile e isso obviamente inclui a Turistik, resolvi dar uma declaração porque muita gente me pergunta sobre ela. O que posso dizer é que é a maior agência do país, no entanto, é comum me enviarem emails dizendo que não gostaram do atendimento, que deixou a desejar. Como viram, essa leitora gostou do atendimento e isso é muito bom mas eu só resolvi me pronunciar nesse caso pelas frequentes perguntas que me fazem sobre ela. Não tenho intenção de prejudicar a marca e nunca usei os seus serviços mas ao menos por email, o feedback que recebo dela em sua maioria é negativo. Se um dia a agência me der a chance de provar dos seus serviços, voltarei para contar a minha experiência.

CONTATOS DA AGÊNCIA

 

Acho que agora vocês possuem várias opções para pesquisarem. Queria apenas dar um conselho: nunca contrate agências que ficam oferecendo pacotes nas ruas, sem que você um dia tenha lido alguma coisa sobre ela. Isso vale para qualquer lugar do mundo que você for. Muitas das agências que fazem isso não possuem licença para trabalhar com turismo e se ela é parada numa blitz policial, você pode ter o seu passeio prejudicado.

Termino reforçando que não utilizei nenhuma destas agências e que o post foi fiel às declarações enviadas pelos leitores neste link. Sei que já falei isso mil vezes no post mas é que mesmo sendo clara, é comum que muitos me perguntem o que já foi dito. Se você quiser indicar alguma agência, use os comentários e se o post foi útil, compartilhe!

Os preços indicados no post são uma média. Para saber o valor real na data da sua viagem, acesse os sites indicados no post. Vale lembrar que considerar barato ou caro vai depender da valorização da sua moeda.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

21 comentários em "Agências de Turismo no Chile – Indicação dos Leitores"
  1. Karine   18/07/15 • 11h42

    Oiii! Estou gostando muito das dicas.
    Gostaria de saber como vai ser o feriado do dia 15 de agosto. Tem opção de passeios ou fecha tudo em Santiago?

    • Fê La Salye   18/07/15 • 13h32

      Karine, obrigada! Recomendo que leia o post sobre feriados aqui no blog. Bjs

      • Karine   18/07/15 • 13h54

        Bjos ;)
        Vou procurar rsrsrsr. Obrigada!

  2. Andr[ea Stefaneli   27/07/15 • 08h13

    Sou de Ribeirão Preto – São Paulo
    Fui pro Chile – Santiago agora em julho de 2015 nos dias 02 a 07 julho.
    Utilizamos a agência CVC aqui mesmo da minha cidade.
    Fechamos com a agência na minha própria cidade um pacote com hospedagem, avião ida e volta, transporte e os passeios (Vina Del Mar – Valparaiso – Vinícola Concha Y Touro).
    O único passei que contratarei ai em Santiago com a CVC foi pra o restaurante Balihai. Este passeio, paguei mais ou menos uns R$600,00 reais para duas pessoas incluso o transporte, refeição (entrada – prato principal e sobremesa), bebida (02) e o show .
    A negociação foi bem tranquilo. Foi fechada no próprio ônibus enquanto fazíamos o tour pela cidade.
    O pagamento foi feito na hora e eles aceitavam dinheiro ou cartão.
    O guia falava em português e foi muito atencioso.
    A agência cumpriu com tudo que foi prometido e sempre pontuais.
    Voltaria com certeza a utilizar esta agência e recomendo.

  3. Rebecca   29/07/15 • 12h49

    Olá, Fernanda! Passei 8 dias em Santiago agora em julho e utilizei o serviços de duas empresas: Souzas Tour e Turistik. A Souzas Tour foi agendada pela minha tia por e-mail. Recomendo e mt. Foram mt atenciosos, o guia (Bastian) falava português mt bem, cumpriram todos os horários e proporcionaram uma parada no meio do caminho (entre Farellones e Valle Nevado) para a gente brincar na neve. Foi um dia I-NES-QUE-CÍ-VEL. Ah, e nos deram desconto para aluguéis de roupas de neve e acessórios, além de terem oferecido para deixar a gente em qq ponto da cidade no retorno. Pegaram a gente no hotel e nos deixaram lá tb. Nós gostamos tanto de brincar na neve q resolvemos voltar. Mas a Souzas Tour (infelizmente) não tinha mais vaga. Então procuramos a Turistik. Foi bom, mas achei impessoal. O guia, Felipe, foi bem atencioso com meu irmão que quis fazer aulas de sky. Tb voltou em Farellones só para buscar o meu irmão, já que o restante da excursão subiu para El Colorado. A Turistik saiu mais barata do que a Souzas Tour, mas o aluguel de roupas no lugar q eles levaram foi mais caro. A Turistik não foi pontual na ida, pensamos até q tinham esquecido da gente dado a pontualidade da Souzas Tour no dia anterior. O ônibus era mais velho do q a Souzas Tour. O guia não falava português mt bem, mas era mt carismático e tentava nos entender. Também fizemos o passeio pelos pontos turísticos da cidade com a Turistik. Esse eu gostei bastante. Recomendo pegar o primeiro ônibus às 9:00h e não parar para andar no funicular. Deixei isso para outro dia pq “perdemos” 2h entre funicular, subir o cerro e o zoologico. E era um passeio q – facilmente – dava p ir de metrô.

  4. Fernanda Silva   25/10/15 • 21h31

    Estive em Santiago com minha família e amigos e utilizei os serviços da empresa isto é chile para os passeios e Transfer. O serviço foi impecável . Nosso primeiro contato foi com a Alexandra que nos prestou toda assessoria desde antes do embarque até o retorno para o Rj mesmo para dúvidas pessoais .Sempre muito atenciosa . Os guias Gabriel e Emanuel também foram incríveis tornando nossos passeios muito mais interessantes e divertidos.

  5. Eliane   09/02/16 • 16h54

    Olá Dani, moro no Rio de Janeiro e quero fazer uma viagem um pouco cultura com minha afilhada de 15 anos. Pensei em Santiago, Valparaiso e Vale Nevado talvez. Que época não é muito ffrio? Existe algum período de festas populares no Chile? Mesmo que seja fora dessa rota. Alguma dica para uma viagem assim. Ela é uma menina criada no interior de Minas, cidade histórica mas tem pouco acesso ao mundo fora seu próprio. Quero que ela adquira gosto por viagens.
    Grata,
    Eliane

    • Fê La Salye   14/02/16 • 17h26

      Oi, Eliane! Tudo bem? Todas as suas perguntas foram respondidas no post FAQ Chile, está bem? Obrigada por acompanhar meu trabalho. Bjs, Fernanda.

  6. lucinha perpetuo   24/02/16 • 14h31

    Dicas muito valiosas. Fico mais tranquila em viajar tendo referencias
    seguras. Obrigada Fe!!

  7. Familia Nacif   24/05/16 • 13h02

    Amigos, vim recomendar a Istoéchile (operadora de turismo receptivo). Fizemos passeios à Vinícola Undurraga, Valle Nevado e Farellones e Embalse el Yeso no Cajón del Maipo. O pesssoal é profissional, fazem turismo personalizado para grupos de no máx 4 a 6 pessoas. Atendimento solícito, tiram dúvidas e oferecem exclusividades. Minha esposa e eu ficamos muitos satisfeitos.

  8. Robert Nascimento   24/05/16 • 13h12

    Boa tarde. Um primo meu indicou a agência abaixo, você conhece?

    Abraço.

  9. Juliana bolognesi   04/06/16 • 07h42

    Vou parábola Chile dia 28/07/2016 estou vendo os passeioseus com Vl3 Turismo você conhece tem boas referências? ?

    Obrigada juliana

    • Fê La Salye   08/06/16 • 17h35

      Sim, conheço. Já fiz passeios com eles. Procure no blog por VL3 Turismo. Obrigada!

  10. Fábia Aparecida Inácio   20/06/16 • 11h06

    Que post ótimo!! já mandei solicitação de orçamento para todas!!!
    muito obrigada!
    mais uma duvida, se quiser ate me responder por e-mail, fique a vontade.
    Vc morando ai, conhece alguem que alugue apto para turistas? queria saber se vale mais a pena.
    Obrigada novamente

    • Fê La Salye   28/06/16 • 10h41

      Muito obrigada! Recomendo usar o AirBnb, tem post deles no blog, pois ali os moradores anunciam seus imóveis. Bjs

  11. Alessandra da Silva   24/07/16 • 13h22

    Fomos agora em Julho de 2016 passar alguns dias em Santiago e contratamos os serviços da agência Chile Premium Tours, para fazermos 3 passeios: Farellones e Vale Nevado, Concha Y Toro Marques (roteiro mais completo) e Val Paraíso e Viña Del Mar. Pois bem, o primeiro passeio para as montanhas nevadas era o mais esperado e logo na chegada a Farellones às 11h30 da manhã (tarde) a primeira frustração, a atividade que mais desejávamos tinha esgotado, a descida de tubing (boia). Questionamos a guia que nos disse que acaba cedo essa atividade. Aí questionamos, então, porque chegamos tarde? Porque que a agência não nos informou essa possibilidade? Porque a agência não reservou os ingressos? Bom, após imensa frustração, entramos novamente para a Van e seguimos para conhecer o Vale Nevado que fomos impossibilitados de chegar, por uma avalanche na estrada, ou seja, duas frustrações seguidas. Fizemos uma parada de uma hora para brincar um pouco na Neve e voltamos para Farellones, para os que compraram ingressos para o Teleférico fazer a atividade. O Teleférico demorou 1h e logo em seguida a guia nos chamou para ir embora, todos sem almoçar, com fome, dor de cabeça e frustração. No dia seguinte seguimos para Vinícola e eu como uma boa apreciadora de vinhos ansiosa para fazer o tour Marques da Casa Concha. Na chegada, outra frustração, o guia foi comprar nossos ingressos e mais uma vez não havia o tour especial, ou seja, pagamos antecipadamente no Brasil e eles não v reservaram nossos ingressos. Tivemos que fazer apenas a visitação simples. Uma grande decepção. São desorganizados e não cumprem com o que prometem. Apenas o último passeio foi perfeito, pois o guia que mandaram era excelente. No mais, a conclusão é que vendem sonhos e entregam decepção e frustração.

    • Fê La Salye   05/08/16 • 11h02

      Oi Alessandra, tudo bem? Me desculpe pela demora mas houve um falecimento na família e tive que me ausentar. Sinto muito pelo que aconteceu. Eu nunca ouvi falar nessa agência. Obrigada por compartilhar a sua experiência.

  12. Denise Oliveira   22/08/16 • 15h14

    Gostaria de Parabenizar seu blog, eu li todas as dicas, me ajudou muito!!!
    Também assisti seus videos !!! Super indico

    Obrigada

Anterior
Próximo
Voltar para a home