19 out 2015

Minha rotina noturna para uma manhã produtiva

COMPORTAMENTO > Organização

organizer-791939_1920Posso dizer que sou uma pessoa organizada. Sou dessas que precisa de horários, de metas, de coisas bem planejadas para se sentir produtiva. Não sei trabalhar ou viver de outra forma mas como todo mundo, sempre tenho coisas para melhorar. De uns 3 meses pra cá tenho ficado ainda mais organizada. Tenho lido muito a respeito porque determinadas coisas da minha vida já viraram hábito e funcionam muito bem mas outras andam precisando de uma sacudida.

Eu sempre soube que sou mais produtiva pela manhã, apesar de sofrer um pouco de mal humor matinal. Meu bom dia é mais alegre depois das 10 da manhã rsrs. Talvez essa produtividade matinal tenha sido influenciada pela escola. Sempre estudei de manhã, do pré ao ensino médio (ainda se chama assim?), ou seja, meu cérebro passou 12 anos entendo que de manhã era o horário foco das suas atividades e dava certo. Percebi uma dificuldade de concentração quando entrei na faculdade e foi preciso estudar à noite para trabalhar durante o dia. Como sempre, eu ía super bem no trabalho na parte da manhã mas estudar à noite exigia muito mais concentração, especialmente depois de trabalhar o dia todo e enfrentar o trânsito. O sono vinha rápido e eu não rendia. Da faculdade até a pós foram 8 anos driblando o cansaço e a falta de concentração.

É por isso que sou totalmente a favor de descobrirmos em qual horário rendemos mais para fazer nesse horário o que é mais importante. Como às vezes as rotinas acabam nos colocando num piloto automático que nem sempre é produtivo, resolvi mudar o que vinha fazendo antes de dormir para despertar com tudo no dia seguinte.

Passo a Passo

1) Banho

banhoAo contrário de muitos, eu não posso tomar banho e me deitar imediatamente porque ele me tira o sono, não é à toa que ele é o meu melhor aliado ao despertar. Então duas horas antes de ir para a cama eu tomo meu banho.

2) Preparação do Café da Manhã

café da manhãEm seguida eu já deixo pronto ou mais ou menos preparado o que vou comer no café da manhã. Tenho feito isso porque tomar café da manhã na semana é algo bem difícil para mim. Não tenho o hábito e às vezes nem fome para sentar e comer assim que acordo. Sempre fui assim mas como sei que isto é errado eu me forço a comer e aos poucos tem se tornado um hábito mas para isso eu já prefiro deixar tudo meio que pronto no dia anterior, para não ter desculpa. Os Overnights Oats me ajudam muito nessa tarefa. Se você não conhece vale a pena conferir essa receita aqui no blog.

3) Planejamento

eating-601581_1920Depois eu reviso as tarefas que deixei agendadas para o dia seguinte no meu aplicativo de organização e inclusive coloco algo que gosto na agenda para ser feito depois que concluo minhas tarefas. Por exemplo: Terça-feira, após terminar minhas atividades da manhã, vou almoçar naquele restaurante preferido perto do trabalho. Essas pequenas coisas funcionam como um estímulo para a conclusão das minhas tarefas e esse tipo de truque realmente ajuda.

4) Desconectar

cháDepois disso eu começo a me desconectar, ou seja, adeus celular. Isso acontece mais ou menos 1 hora antes de me deitar. Esse foi outro hábito difícil para mim porque sou dessas que gosta de deitar na cama e ficar lendo pelo celular, vendo vídeos ou respondendo comentários até dormir mas fazendo isso minha mente não desacelerava eu eu já sou acelarada demais. Então 1 hora antes eu me deito mas na companhia de um bom chá, velas ou à luz do abajur, um livro ou músicas para relaxar.

produtividadeCom isso percebi que minhas noites começaram a ser produtivas também porque já que sinto sono cedo faço mais coisas antes disso, deixo planejada a minha manhã e o dia tem mais chances de terminar com mais coisas concluídas do que inacabadas. Inclusive consegui retomar a minha maratona de leituras de livros – porque eu estava lendo muito mas livros não – que andava um tanto estacionada como contei aqui, passei a ter um sono de maior qualidade, a me alimentar melhor e a terminar o dia com o sentimento de missão cumprida.

O mais incrível de tudo isso é que não precisei fazer nada mirabolante, apenas mudar alguns hábitos. Espero que minha experiência também te ajude.

 

*Fotos: Creative Commons Free

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

2 comentários em "Minha rotina noturna para uma manhã produtiva"
  1. Milena   12/02/16 • 12h38

    Fê, conheci seu blog esses dias e estou amando. Estou em busca de inspirações para me organizar e melhorar minha produtividade, você me ajudou muito. Obrigada :)

Anterior
Próximo
Voltar para a home