09 jun 2016

Alerta Ambiental em Santiago: o que é?

VIAGEM > CHILE > Santiago > DICAS ÚTEIS > VIAGEM > CHILE > Santiago > TRANSPORTE PÚBLICO

Vez ou outra um leitor me escreve super preocupado porque viu notícias de Alerta Ambiental em Santiago. Se é o seu caso, me dê uns minutinhos para te contar como é viver em Santiago de Chile (aliás, não é “del” e nem “do”, é DE Chile. Fica a dica!).

Qual é a primeira coisa que você se lembra quando pensa no Chile? A maioria pensa de cara na Cordillera de los Andes. Impossível não admirá-la e uma vez que você a vê, dificilmente a esquece.

Porém, toda beleza tem seu preço. Santiago não seria tão linda sem a Cordillera mas sem ela talvez o ar fosse mais limpo.

Como assim, Fê? Você quer responsabilizar a natureza pela poluição e não os humanos?

Não, seria até ilógico. O que eu quero dizer é que Santiago tem problemas de poluição como todas as outras grandes cidades, só que o fato dela ser um vale que está cercado pela cordillera, torna a coisa um pouco mais grave. Em cidades sem cordilleras a poluição chega e circula de alguma forma. Em cidades com cordillera e de clima seco, a poluição fica parada, bem visível a olho nu, pra qualquer um ver.

Pra ajudar, em Santiago quase nunca chove. Quem mora aqui é capaz de dizer quantas vezes choveu no ano. Isso ajuda a deixar o ar um pouco mais complicado.

  • Santiago em um dia sem poluição

 

santiago sem poluição

  • Santiago em um dia poluído ou de Alerta Ambiental

 

santiago com poluição1

O mais irônico é que Santiago faz parte da lista dos lugares com pôr do sol mais impressionate. Segundo especialistas, o cinza da poluição ajuda a potencializar as cores do pôr do sol, por isso todo mundo fica impactado quando vê. Uma pena que a poluição contribua para este espetáculo.

por do sol santiago chile

Mas o que significa o tal Alerta Ambiental?

Poderia filosofar mas resumindo e tirando todo o alarme por trás da expressão, é o seguinte: um santiaguino está acostumado a conviver com poluição tanto quanto alguém que mora em grandes capitais. O tal Alerta Ambiental apenas é anunciado quando a poluição fica mais visível do que o comum, como na foto que mostrei pra vocês.

Parece alarmista mas não é. Quando o governo declara alerta ambiental significa apenas o seguinte: Ei amigão, hoje a poluição está mais visível. Que tal fazer um rodízio de carros para dar uma ajudinha no ar? E aí a mídia informa a restrição veicular, ou seja, os carros que podem ou não circular nesse dia. Se é informado como Emergência Ambiental, quer dizer que além do rodízio de carros determinadas indústrias também não podem funcionar.

É só isso, pessoal. Não precisa achar que vai chegar aqui em dia de alerta ambiental e vai ter que usar máscaras, que será internado por problemas respiratórios e que a viagem já era. Uma coisa que percebi quando aprendi espanhol é que comparado ao português, o idioma possui várias expressões um tanto dramáticas mas que nem sempre indicam um drama em si. Se você já tem problemas respiratórios, não se descuide e traga tudo o que já costuma tomar. Se não tem, pode ser que sinta algum tipo de mal-estar relacionado ao ar. Não quero desmerecer o problema da poluição mas o que quero deixar claro é que não é algo que você deva se preocupar a ponto de cancelar a viagem ou de achar que ela não será aproveitada ou que voltará para o Brasil com uma doença grave.

Mas uma coisa que é importante que saibam e que já falei no vídeo sobre os 10 mitos que podem estragar sua viagem a Santiago, é que dependendo de como estiver a poluição, algumas fotos ficam comprometidas. Ir ao Cerro Santa Lucia ou San Cristobal em dias mais poluídos pode fazer com que você não veja nada quando chegue lá em cima.

Em geral, nada pra se alarmar muito. Se for alugar um carro por aqui, fique sempre de olho no site de restrição veicular para saber se poderá dirigir no dia que imaginou. Aproveite para saber como é dirigir aqui.

 

*Fotos: T13 (jornal de Santiago)

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

4 comentários em "Alerta Ambiental em Santiago: o que é?"
  1. Marcos   09/06/16 • 12h33

    Olá! Estive com a família em Santiago em época de alerta ambiental e minha mãe teve que ser medicada, eu tive que tomar anti-alérgico e uma prima ficou com a vista irritada. Não acho tão tranquilo como falou. Por isso que avisam tanto na cidade. Desculpa, se fosse tranquilo não tinha tanta gente com problema respiratório em santiago como a médica que nos atendeu me disse.

    • Fê La Salye   09/06/16 • 12h39

      Marcos, obrigada por comentar. Uma pena o que aconteceu com vocês mas quando me referi a ser tranquilo é por nao ser algo tao alarmante como os brasileiros pensam, até citei máscaras, por exemplo. A questao dos olhos irritados pode acontecer até em dias nao poluídos porque o clima é muito seco mesmo. As outras coisas que citou infelizmente são por conta da poluição mesmo mas não é algo que todo turista vai passar. Não quis em nenhum momento desmerecer o problema, apenas tentar explicar que não é tão alarmante como as pessoas imaginam. É a mesma coisa com relação aos tremores diários. O brasileiro, por falta de costume, pensa que todo tremor se converterá em um terremoto que abre as ruas e os prédios vão cair, quando na verdade apenas treme e 90% nao sente (quando é apenas tremor, é claro). O que você citou pode acontecer mas não é regra. No entanto, estar atento nunca é demais. Espero que nao tenha ficado chateado com o post. Obrigada!

      • Marcos   09/06/16 • 13h06

        Obrigado Fernanda pela resposta. Não fiquei chateado com o post, só não concordei que é tranquilo, sofremos muito com a poluição. Pelo que passamos faria um post avisando que é sinistro. Os tremores não presenciamos, ainda bem!

        • Fê La Salye   09/06/16 • 14h44

          Entendo. Mas acredite: o turista passa pouco tempo na cidade. É minoria a quantidade de turistas que sentem os efeitos como vocês sentiram. No fundo a ideia era apenas dizer que existe o problema mas não em forma de catástrofe como muitos imaginam. Obrigada por acompanhar meu trabalho!

Anterior
Próximo
Voltar para a home