Pra quem caiu perdido neste post, ele faz parte de uma série que se chama #FêNoChile, onde estou contando como foi o meu processo de mudança ao país.
Este já é o 4° episódio e nele eu vou responder algumas perguntas que chegaram referentes as minhas primeiras impressões do país, o que eu fazia logo que cheguei e como foi o meu processo de adaptação.
O objetivo do vídeo era mostrar que adaptar-se pode sim ser um processo simples se você colaborar criando uma rotina produtiva e entendo que o diferente é você, portanto é preciso ser parte da cultura e não alguém que a assiste como um crítico de cinema.
Uma coisa que eu não mencionei no vídeo mas que vale dizer é que, se eu fosse você – é bem pessoal mesmo – evitaria participar no início de grupos de brasileiros morando no país que você decidiu morar. Além de atrapalhar a aprender esse novo idioma, pode atrapalhar a sua adaptação pois vão passar a maior parte do tempo comparando ou sendo um o apoio do outro na dificuldade, sendo que nessa primeira fase você precisa ter contato com o novo e com cada dificuldade. Além disso, nem sempre você vai dar a sorte de encontrar um brasileiro que já se adaptou ou que goste desse país e isso pode te derrubar emocionalmente.
Para quem quer aprender espanhol no Chile, aqui está o post do curso que eu fiz. Não deixem de ver o vídeo com as 12 dicas para se adaptar em qualquer país. Lembrando que a série visa contar coisas que vão além da burocracia porque os processos burocráticos como visto, mercado de trabalho, moradia, educação, custo de vida e etc, você encontra no menu Chile/Quero Morar no Chile.
Espero realmente que o vídeo tenha te ajudado a tornar sua experiência fora mais leve.
kkkkkkkk
Muito boa a historinha que você criou para deixar a questão mais “didática”!! rs
hahaha Que bom que gostou. Bjs
Bom dia!
Fe,venho assistindo seus vídeos e seu blog porque viajo com minha família em setembro.
Gostaria que vc me ajuda se com algumas coisas,como e a temperatura em setembro?
Tenho uma filha de 2 anos estou preoculpada em questao de roupa.
Oi Claudia, tudo bem? Isso você encontra em detalhes no post FAQ Chile, categoria Clima. Muito obrigada!
Oi fe gostaria e saber se vc sabe onde no chile encontra esses pincéis de maquiagem tipo escova
Adoro seu blog, bj
Obrigada
Oi Livia, tudo bem? Me desculpe pela demora mas houve um falecimento na família e tive que me ausentar. Infelizmente eles ainda nao sao vendidos no Chile. Obrigada por acompanhar o blog! Bjs
Fe, gostaria de ter lido este blog em 1996 quando me mudei pro Chile sozinha para estudar. Fiquei 4 anos e sofri muito, principalmente no aspecto social. E olha que a minha família é chilena… Kkkk mas tudo serve de aprendizado…
Chile agora só a passeio. Amo de paixão, país lindo, a comida, a música, as compras, os “chistes”, mas pra morar prefiro São Paulo.
Em 1996 eu nem imaginava que estaria no Chile rsrs. Gente, isso de morar fora é muito louco mesmo porque cada um tem uma percepção. Sou de SP, AMO a minha cidade mas já não me adapto. Gosto do ritmo de Santiago. Pra você ver como as experiências sao pessoais né? Beijos!