24 fev 2017

Como ter um público na internet | 8 Dicas

LIFESTYLE > Dicas para Blogueiros

Atualmente, fevereiro de 2017, eu tenho 7 mil seguidores no Instagram, 10 mil no Facebook e pouco mais de 45 mil seguidores no Youtube. O engajamento – número de pessoas que dão like e comentam nos meus posts das redes sociais e no blog – é bem alto se eu analiso o número de seguidores que tenho. Aliás, engajamento fala mais sobre um conteúdo que o número de seguidores. Por semana tenho uma média de 200 novos emails de seguidores, além de outros indicadores que me deixam muito feliz.

Mas nem sempre foi assim. Acredite ou não, eu passei o primeiro ano do blog com zero visitas, comentários e likes em todos os canais de comunicação do blog. Eu disse ZERO em exatos 365 dias e o Google Analytics e outros sites que uso para medir meu trabalho não me deixam mentir. Sabe o que é 1 ano pensando, criando, escrevendo, gravando, produzindo e publicando 3x por semana no blog e todos os dias nas redes sociais, para ninguém ver?

Por mais que muitas vezes tenhamos a sensação de que as pessoas curtem um monte de coisas nas redes sociais e dão like ao que muitas vezes consideramos uma besteira, a verdade é que não é tao simples conquistar um público na internet. As pessoas realmente não dão like a qualquer coisa. Pra que isso aconteça elas precisam se sentir identificadas com o nosso conteúdo, precisam encontrar nele um diferencial, precisamos responder uma necessidade que outras páginas ainda não responderam e precisamos ser constantes e gerar simpatia.

E quando ainda se é anônimo, quando nem a totalidade de seus familiares e amigos te acompanham, você começa a ver que conquistar um público é realmente difícil. Vou dividir com vocês algumas dicas que me ajudaram a conquistar um público na internet.

como ter um publico na internet

*Banco de Imagem

1. Investigar o que blogs e canais do segmento ainda não fazem

Geralmente fazemos o inverso: nos inspiramos em blogs e canais que admiramos para ver o que podemos implementar porque afinal eles deram certo. Mas se eles deram certo e você pretende fazer algo igual, concorda que conquistar parte desse público que já está fidelizado vai ser bem mais difícil do que se você encontrar uma brecha que ainda não foi respondida na internet de forma adequada nesse mesmo segmento? As chances do público que segue esse blogueiro que deu certo te seguir, também aumenta. Ninguém quer mais do mesmo na timeline. Encontre o seu diferencial!

2. Conteúdo autoral e relevante

Não pegar carona no que outros estão fazendo é fundamental para que as pessoas conheçam o seu trabalho e a sua ética. Publique fotos e posts autorais. Quanto mais original você for, mais credibilidade vai passar. Uma referência ou outra de vez em quando é importante mas se logo no começo você está se dedicando a publicar (e tomara que seja com créditos) somente fotos ou textos de outras pessoas, você está transformando seu espaço virtual em vitrine gratuita para criadores de conteúdo que talvez nem precisem mais da sua ajuda para que sejam conhecidos. Fora que se isso não for feito com o devido cuidado o público pode não gostar.

3. Não peça esmolas

Elas existem na internet e estão escondidas atrás de “troco likes”, “sigo de volta”, “troco elogios” (essa me mata de rir) e etc. Não ter um público é ruim mas ter um público falso é pior para a sua imagem, inclusive no futuro quando as empresas começam a te ver como possível parceiro. Também não é legal pedir que visitem ou sigam seu trabalho nos comentários de canais e blogs que você segue porque nem a pessoa e nem os seguidores dela vão criar simpatia por você. E caso não saiba, a maioria dos sites já mandam diretamente para o spam esse tipo de comentário. O Youtube é um deles. Participe de outros canais mas realmente comentando sobre o conteúdo que viu. Essa é a melhor forma das pessoas chegarem até você sem que você se queime.

4. Seja constante

Mesmo quando se sentir frustrado em passar meses tendo como resposta apenas o like ou comentário de uma pessoa. Como eu disse, passei 1 ano sem retorno mas 1 ano depois as coisas começaram a acontecer mesmo, mas porque meu conteúdo foi sendo plantado na internet. Conteúdo é como semente: leva tempo para germinar, para se posicionar no Google, para ser encontrado, para ser compartilhado, para ser recomendado. Mas se você não for constante vai levar ainda mais tempo para que isso aconteça.

5. Não espere muito dos mais próximos

Quantos convites para seguir páginas enviadas por amigos que criaram seus projetos virtuais você já recebeu? Quantas você realmente seguiu? Com quantas dessas indicações você realmente interage diariamente? Por aí você já vai entender melhor que nem sempre seus parentes e amigos serão esse público inicial que você precisa. E não porque não queiram ajudar mas porque independente de amizade ou proximidade, as pessoas apenas seguem conteúdos que se identificam. Meu blog e canal falam de viagem, morar fora e lifestyle. Tenho amigas e familiares que me amam e que posso contar pra tudo mas que não me seguem porque esse assunto nao está nas coisas que eles mais gostam de ler.

6. Seja amigo do Google

Não escreva por escrever. Faça uma pesquisa sobre como as pessoas buscam no Google determinados assuntos e faça posts que respondam a estas perguntas. Isso aumenta as chances delas chegarem ao seu conteúdo. Estude boas práticas de SEO, que explicando de maneira para leigo entender, são dicas que você precisa incorporar nos textos que escreve para que seu conteúdo seja encontrado por qualquer pessoa. E o mais importante: realmente saiba do que está falando. As pessoas precisam sentir confiança no que você faz. O Google também.

7. Estude e faça testes

Enquanto você ainda não tem o público desejado você pode se dar o luxo de errar. Faça testes nas redes sociais para ver que tipo de conteúdo relacionado ao segmento escolhido dá um pouco mais de visibilidade, assim você começa a encontrar uma linha editorial que funciona. Nesse meio tempo pegue algumas dicas de foto, vídeo, redação, marketing digital, jornalismo e tudo aquilo que pode melhorar o seu conteúdo. Faça cursos se achar necessário. Eu fiz muitos, li muito, pesquisei muito. Crescer na internet não é fácil e muito menos rápido mas pode nunca acontecer se você não se dedicar.

8. Não produza conteúdo que não tem a ver com você

E não use uma rede social que você não tem como sustentar. Não é porque o Snapchat é a bola da vez que você precisa estar lá para ter seguidores. Não é o fato de criar um canal que vai atrair pessoas. Divulgue seu conteúdo somente nas plataformas em que você se sinta bem e com capacidade para oferecer algo de qualidade. Muita gente começou com um blog e anos depois criou um canal. Outros começaram com um canal e depois sentiram a necessidade de estar em outros lugares. Avalie bem!

Espero que minhas dicas tenham te ajudado a não desistir e a fazer o melhor pelo seu conteúdo. Tem um público lá no futuro ansioso por encontrar um conteúdo relevante. Fazer com que essa galera do futuro chegue ao seu presente só depende mesmo de você.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

4 comentários em "Como ter um público na internet | 8 Dicas"
  1. Taimara   01/03/17 • 21h37

    Fernanda… Boa noite gostaria que me informasse valor do peso hoje ou seja cada 1 real da quantos pesos… Irei p Santiago dia 17 agora de Março e gostaria de me informar sobre… Muito obrigada

    • Fê La Salye   02/03/17 • 11h27

      Oi, Taimara! Essa info está na home do blog, perto do clima e é atualizada diariamente.

  2. Lilian da Silva Cardoso   05/03/17 • 15h52

    Oi Fê!

    Eu amei essas suas dicas. Acho que pra quem está no começo no mundo dos blogs isso é realmente muito importante… Eu não tenho muitas visitas, mas tenho alguns leitores sinceros e que acabam me emocionando com uma mensagem, um comentário… Então isso também me incentiva muito. Mas o que mais me incentiva e me ajuda a ser constante em preparar posts e publicá-los é eu realmente gostar de fazer isso e querer que meu blog cresça. <3

    Um beijão, amo teu blog e te acompanhar no instagram!

    • Fê La Salye   13/03/17 • 09h21

      É isso mesmo, Lilian! Se dedique a fazer da melhor forma o que gosta que vai dar certo. Obrigada por me seguir!!!

Anterior
Próximo
Voltar para a home