04 set 2017

Nunca vá ao Centro de Santiago no dia 11 de Setembro

VIAGEM > CHILE > Santiago > BAIRROS & REGIÕES > MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE > VIAGEM > CHILE > Santiago > PONTOS TURÍSTICOS

11 de setembro é uma data emblemática no mundo depois dos atentados em 2001 às Torres Gêmeas nos Estados Unidos.

O que poucos sabem é que o Chile tem o seu próprio 11 de setembro e que a cada ano é importante tomar alguns cuidados nesse dia que sempre é palco de manifestações políticas – especialmente no Centro de Santiago – causando um pouco de confusão.

 

1792366
Isso porque no dia 11 de setembro de 1973 o país sofreu um Golpe de Estado. Mas para que você entenda, vou explicar como tudo começou e o que acontece até hoje em cada 11 de setembro.

Em 1970, Salvador Allende, socialista e de Esquerda, assume a presidência do país que pouco tempo depois viveu uma das principais crises econômicas da América Latina. Desde então sempre se falou em Golpe Militar para terminar com esse governo, inclusive com apoio dos Estados Unidos.

Resumindo a história que é grande, no dia 11 de setembro de 1973 as Forças Armadas do Chile conseguiram controlar o país e exigiram a renúncia do presidente Allende, que se refugiou no Palácio La Moneda em Santiago, bem conhecido pelos turistas. Horas depois o Palácio foi explodido culminando na morte do presidente e num governo assumido pelos militares sob o comando de Pinochet, que levou o país a uma ditadura até o final dos anos 90.

 

130910170843_chile_palacio_soldados_promos_624x351_ap
Esse assunto ainda é bem complicado no Chile. Aliás, é um assunto que deve ser evitado porque os chilenos não gostam de falar dele. Assim como na ditadura brasileira, eles também foram torturados, muitos mudaram de país para sobreviver e outros tantos ficaram desaparecidos; mas como o incentivo ao engajamento político é bem forte no país, falar disso torna o assunto atualmente tão delicado como naquele tempo.

É por isso que sempre se recomenda evitar o Centro de Santiago nesse dia porque é comum ter manifestações que infelizmente acabam deixando o clima bem tenso na região. Se você vai se hospedar no Centro e chega à cidade justamente nesse dia, recomendo ir pra outra região da cidade e só entrar no seu hotel no centro à noite, quando tudo terminar. E se já estiver na cidade, escolha outro dia para conhecer o Centro (isso inclui Plaza de Armas, Catedral, Plaza Itália, La Moneda, Cerro Santa Lucía, San Cristobal e etc). Nos dias antecedentes e posteriores ao dia 11 tudo volta ao normal.

Se você deseja saber como foi a ditadura chilena e como esse acontecimento influencia na cultura em pequenos hábitos até hoje, visite o Museo de La Memoria y de los Derechos Humanos em Santiago. É imprescindível, especialmente se pensa em morar no Chile.

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

3 comentários em "Nunca vá ao Centro de Santiago no dia 11 de Setembro"
  1. Alessandra Takafuji   17/10/17 • 21h33

    Olá cara Fe!
    Suas dicas foram muito úteis! Muito obrigada!
    Passamos uma semana incrível em Santiago! Adoramos a cidade, fomos também ao Valle Nevado no dia 6 de outubro e estava maravilhoso, branquinho.
    Agradeço as dicas, assisti vários vídeos e isso facilitou muito a viagem!
    Gracias!

  2. Rafael Dias   31/10/17 • 12h13

    Feña, tudo que você faz é muito bem feito. Eu já comentei anteriormente no seu insta mas acho que você não viu. Eu fui pra Santiago em Agosto de 2017 e suas informações foram extremamente valiosas (tanto do blog, quanto do YouTube). Você transmite clareza em suas explicações. Além disso, você tem uma energia positiva que nos dá vontade de sempre ver o próximo post. Sem duvidas, a rede social que mais te aproxima do público (nós), é o Instagram! Pelo menos pra mim, que passei a te seguir desde Julho e desde então, não parei mais.

  3. Áurea Marques   03/11/17 • 09h33

    Nossa! Que post difícil de ler, mas super compreensível e claro, como todo seu trabalho. Espero que como todos os seus braços de produção, ele não se perca e nem se acabe, pois relembrando uma informação que nos passaste, foi através dele que muitas portas se abriram pra você. Sem contar que é visivelmente importante para você. Dentro das minhas particularidades eu de fato sou uma das que pouco lê e uso mais a ferramenta do YouTube (ex viciada em TV, rs). Fico a aguardar os novos e maravilhosos rumos que tomarás. Bjos

Anterior
Próximo
Voltar para a home