Lâmina, Creme, Cera quente, Cera fria, Roll-on, Aparelhos Elétricos, Laser… Sao tantos os tratamentos de depilaçao que a gente acaba nao sabendo qual escolher. O ideal seria testar cada uma destas opçoes e escolher a que mais se adapte ao nosso corpo mas a gente sabe que nem sempre isso é possível. Por isso, separei algumas vantagens e desvantagens de cada técnica pra você analisar.
Lâmina: a lâmina corta o pêlo na base da haste em contato com a pele.
Vantagens: custam pouco, são práticas, podem ser levadas para qualquer lugar e nao causam dor.
Desvantagens: os pêlos crescem muito rapidamente, pessoas com alergia a níquel não podem utilizá-la e eventualmente, podem causar irritaçoes na pele.
Creme depilatório: atua quimicamente sobre o pêlo destruindo a queratina, que faz o pêlo amolecer e ser facilmente eliminado.
Vantagens: pode ser feito em casa, já que não requer muita habilidade. É só passar o creme, deixar alguns minutos e remover com água ou a espátula que vem com o produto. É indolor, agride bem menos a pele que a lâmina.
Desvantagens: podem causar alergia, tem um cheiro forte, cada embalagem serve para poucas depilaçoes e a depilaçao dura pouco tempo também.
Cera quente: umas das depilaçoes mais procuradas. A cera é esquentada em um aparelho e, em seguida, aplicada na região desejada. Pode ser retirada tanto com um tecido falso como com a própria cera, dependendo do tipo e ela remove o pêlo desde a raiz.
Vantagens: o pêlo demora mais para nascer, uma vez que foi arrancado completamente. Você vai passar pelo menos 15 dias sem nem sinal deles. Por aumentar a temperatura da pele, a cera quente dilata o poro e o processo de retirada do pêlo torna-se menos doloroso. Os pêlos tendem a diminuir e a ficarem mais finos com o decorrer do uso.
Desvantagens: a principal é a dor. Para quem tem predisposição a pêlo encravado, o método é contra-indicado. Outro problema gravíssimo é que infelizmente muitos saloes reaproveitam a cera e isso, além de nojento, pode causar infecçoes.
Cera fria: atua da mesma forma que a cera quente.
Vantagens: não há risco de queimar a pele e já existem produtos que permitem fazer esta depilaçao em casa.
Desvantagens: arrancar várias vezes no mesmo local pode causar hematomas na pele. Ela é mais demorada e por isso dói mais, resseca a pele, pode provocar foliculite e pêlos encravados.
Aparelhos elétricos: como a cera, também arrancam o pêlo desde a raiz.
Vantagens: os pêlos demoram para crescer, pode ser feito em casa e não provoca infecções na pele.
Desvantagens: é doloroso (eu morri de dor quando testei), nao é indicado para virilha e axilas e nao deve ser usado logo depois da pele ter ficado exposta ao sol.
Laser: age por meio da emissão de uma luz que tem o mesmo comprimento da onda do pêlo. Assim, o laser aquece a raiz do pêlo, destruindo a matriz. Pode ser usado em qualquer tipo de pele, dependendo do tipo de laser. A indicação é para quem tem pêlos que encravam sempre ou simplesmente já se cansou de depilar-se com freqüência.
Vantagens: dura em média de 6 meses a 1 ano.
Desvantagens: custo, quando comparado às outras técnicas. No entanto, como permite uma depilação definitiva, a pessoa não precisará depilar-se no futuro.
DICAS ESSENCIAIS:
- Independente da depilaçao escolhida, vale esfoliar a pele antes com um bom produto. Isso ajuda a remover os pelos encravados e facilitar a retirada de todos eles no momento da depilação.
- O tempo ideal entre uma sessão e outra é de 15 dias.
- Evite depilar durante a TPM. O corpo fica mais sensível e a probabilidade de você sentir mais dor é muito maior.
- Evite tomar sol no mesmo dia da depilação, pode causar manchas na pele.
- Evite praia e piscina no mesmo dia da depilaçao. Os poros ainda estao dilatados e pode dar algum problema na sua pele.
- Hidrate a pele regularmente
:)