13 mar 2013

UNHAS – Mitos e Verdades

LIFESTYLE > Beleza

Todo mundo tem sempre uma opiniao diferente quando o assunto é unhas e tem também aquelas coisas que a nossa avó falava e que a gente nunca foi conferir se é verdade ou nao, mas de certa forma acredita. Desde que me tornei minha própria manicure, consultei uma podóloga pra tirar algumas dúvidas porque eu queria fazer tudo certinho, né gente? Descobri que muita coisa que eu acreditava, nao passava de um mito e que outras, eram realmente verdade. Olha só:

unhas_cuidados_capa“As unhas ficam mais fracas quando cortadas e lixadas.”

  • MITO!  As unhas são cortadas e lixadas em suas extremidades e essa região da unha já está desenvolvida, logo, isso nao altera em nada na saúde das unhas.

“Unhas quadradas nao encravam.”

  • VERDADE! O formato quadrado é ideal para as unhas dos pés, pois isso diminui as chances delas encravarem. Já nas unhas das mãos, o formato oval é o mais indicado pois evita a quebra dos cantinhos. 

“As unhas crescem mais bonitas quando cortadas junto à carne.”

  • É MITO, minha gente! O ideal mesmo é cortar longe da pele, evitando cortá-la por acidente e até provocar o deslocamento da unha (ai, que dor). 

“Nao uso acetona porque faz mal.”

  • Muito bem, amiga! Isso é VERDADE! As acetonas deixam as unhas esbranquiçadas e fracas. Bom mesmo é usar um removedor sem acetona, ainda que demore mais pra sair o esmalte. (Fiz um tutorial ensinando a tirar esmaltes com glitter bem rapidinho, já viu?)

“Nunca uso esmaltes escuros porque eles escurecem as unhas.”

  • Ainda bem que isso é um MITO! Os componentes químicos que escurecem as unhas estao presentes em qualquer tonalidade de esmalte e nao é usar uma vez, que sua unha vai escurecer. É o demorar pra tirar o esmalte que faz isso ou usar sempre a mesma cor. 

“Ahhh má vá que eu vou em salao fazer minhas unhas! Nunca! Uma amiga já teve hepatite por causa disso.” 

  • Infelizmente isso é VERDADE, existe essa possibilidade sim mas nao precisa abandonar o salao por causa disso. Para evitar contrair a doença leve seu próprio kit e não compartilhe seus utensílios de limpeza das unhas com ninguém.

“Esmaltes escuros fazem as unhas crescerem.”

  • Mas amiga, essa é a pior mentira que já inventaram pra gente. Não há nada na composição dos esmaltes que faça as unhas crescerem mais rápido, em nenhuma cor, aliás. Infelizmente, é um MITO porque em 90% das vezes eu uso esmalte vermelho e minhas unhas nunca crescem mais do que o tamanho mostrado nessa foto aqui

“Tirar a cutícula nao é saudável.”

  • VERDADE e nao é novidade pra ninguém. O correto é apenas empurrá-las, evitando a entrada de bactérias e fungos, além de doenças. Eu estou tentando nao tirar, já tem uns meses. Até contei o que tem me ajudado. (leia aqui).

“É bom ficar um tempo sem esmalte para as unhas respirarem.”

  • Quando a podóloga me confirmou que isso é um MITO, eu quase dei um beijo na boca dela…hahaha É que eu nao consigo ficar sem esmaltes e isso me preocupava bastante. Mas a explicaçao é simples:  As unhas são feitas de células mortas, logo, elas nao precisam respirar. O que danifica as unhas sao alguns componentes de certos esmaltes que sao os mesmos que provocam o escurecimento. 

“As unhas que ficam úmidas, sao fortes candidatas à micoses.”

  • VERDADE!  Seque bem os pés após o banho e as maos, depois de lavar. E seque as unhas, principalmente. 

E aí, tudo esclarecido agora?

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários
0 comentário em "UNHAS – Mitos e Verdades"
  1. Fernanda R. de Souza   14/03/13 • 13h26

    Mentiraaaaaaaaa q não precisa deixar a unha “respirar’!!!!!! Ai mai vo matá uns par por aí viu!!!!!! Tava sofrendo a toa…kkkkk

    • pigmentof   14/03/13 • 13h27

      hahahahahahaha E eu sofri muitas vezes também. Se libeeeerta, amiga. Vc pode!!! Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home