07 out 2014

Dicas para passar o Natal e o Ano Novo em Santiago

VIAGEM > CHILE > Santiago > ROTEIROS

Atualizado em Dezembro/2016

Nós, brasileiros, de maneira geral adoramos as festas de final de ano e planejamos muitas coisas para o Natal e Ano Novo. Pensando nisso, resolvi dar algumas dicas para quem está pretendo vir ao Chile no fim do ano.

Minha primeira grande dica é: o Chile não comemora estas datas como a gente, com mesa farta, casa cheia de amigos e familiares, fogos na cidade, ruas e prédios decorados e aquela ansiedade tanto pelas pessoas quanto pelo comércio, meses antes. Não existe essa de todos vestidos de branco na praia no reveillon.

É claro que estas datas existem por aqui mas esse sentimento todo que nós vivemos no Brasil, o chileno vive na semana do dia 18 de setembro, quando o país literalmente para as suas atividades para comemorar a independência. É uma semana cheia de comemorações e festas, que começam a ser preparadas meses antes. Neste post eu falo sobre isso. Então digamos que tudo aquilo que conhecemos como festas de final de ano, o chileno vive intensamente em setembro.

O comércio também demora para fazer algo pensando nestas datas. No Brasil, as propagandas envolvendo Natal e Ano Novo começam um dia depois do Dia das Crianças. Aqui demora um pouco ainda para que a gente se lembre que o final do ano está chegando porque não tem aquela overdose (que eu amo, por sinal) de pisca-piscas nas ruas, casas e prédios decorados e etc; só quando você entra em um shopping. O que rola na véspera de natal e de ano novo é uma missa e muita gente em casa, que pode até jantar com a família mas em 90% dos lugares nem chega a ser uma ceia, sabe? Me lembro como se fosse hoje do meu primeiro Natal em Santiago. Fui com meu marido para a casa de um casal de amigos brasileiros, onde reunimos pelo menos uns 15 brasileiros no apartamento. Nem preciso dizer que éramos os únicos em festa, às 2 da manhã, cantando, dançando, falando alto e rindo, no nosso bairro, né? Até pediram pra gente desligar o som e não fazer barulho rsrs.

Outra coisa que você deve saber é que estes feriados de final de ano são conhecidos no Chile como Feriados Irrenunciáveis. Quem acompanha o blog há mais tempo já sabe o que isso significa mas se você é novo por aqui, não pode deixar de ler este post aqui, onde explico isso em detalhes.

Mas só pra você ter uma ideia, feriado irrenunciável no Chile é aquele em que não se pode abrir quase nada relacionado ao comércio. Isso quer dizer que nos dias 24 e 31 de dezembro você vai encontrar pouquíssimas coisas abertas na cidade e que no dia 25 e 1º de janeiro você NÃO encontrará nada aberto. Quando digo nada, me refiro aos pontos turísticos, supermercados, 90% dos restaurantes, shoppings e etc. E um detalhe importante: no Chile, é proibido soltar fogos. Apenas em casos raros e devidamente autorizados, então não espere por isso, ok? Quando autorizados, costuma acontecer em Viña del Mar, Valparaiso e na Torre Entel que fica no centro de Santiago.

christmas-scandinavian-style-christmas-tree-dining-table-pendant-light

Fernanda, você quer me assustar? Isso é uma espécie de brincadeira? 

Não, caro leitor! Eu não quero te assustar, quero apenas te informar a realidade e assim tentar fazer com que você não crie muitas expectativas quanto às comemorações destas festas e tenha tempo para pensar no que fará por aqui nestes dias.

Tenho alguma chance de me sentir em uma ceia de Natal ou de Ano Novo, indo aos restaurantes da cidade?

No post dos feriados irrenunciáveis (não deixe de ler mesmo) eu expliquei que apenas uma parcela – e bem pequena – dos restaurantes, funcionam nas vésperas e nos feriados em si. Infelizmente não dá pra saber com muita antecedência quais estabelecimentos estarão abertos, então o meu conselho é que você já entre em contato com o restaurante que deseja, para saber se ele vai funcionar normalmente. No blog eu indico alguns. Tem também o Castillo Hidalgo que é caro, mas costuma fazer grandes festas nessa época.

Neste site você tem acesso a algumas festas que vão rolar em determinados pontos da cidade no ano novo mas é importante lembrar que elas são caras e que talvez você fique sem ingresso porque a venda online pede o RUT (RG chileno) e nem sempre deixam comprar com o passaporte, mas vale tentar.

E os passeios? Alguma chance de realizar algum no dia 25 de dezembro e 1º de janeiro?

O melhor lugar para te dar essa resposta é a agência de turismo mas o que posso adiantar é que os principais pontos turísticos não estarão abertos mas a melhor forma de garantir a informação é falando com uma agência de turismo.

E os bares e baladas?

Sempre fica alguma coisa aberta, especialmente no Centro da cidade mas trabalhando com horários reduzidos.

E agora?

Sei que num primeiro momento não parece um cenário muito animador mas eu acho que quando estamos viajando tudo é uma festa. Você pode até não ter o que tem todos os anos nestas datas mas tem a chance de viver algo diferente e de ser criativo. Talvez uma boa seja alugar um carro e ir para Valparaíso e Viña del Mar. Ao menos o cenário é de praia e terá mais o que fazer do que em Santiago, mas lembre-se: o feriado é irrenunciável no país todo e não apenas em uma cidade. Aconselho que se comuniquem antecipadamente com suas agências de turismo e restaurantes de interesse para saber como vão e se vão trabalhar nos dias 24, 25, 30 e 31 porque assim você pode se planejar com tempo mas sempre tem alguma coisinha aberta, mas como em todo lugar do mundo nessa época, o que fica aberto cobra mais caro, ainda mais por se tratar de locais turísticos.

E apenas para reforçar, eu nunca disse que no Chile não se comemora o Natal e o Ano Novo, apenas reforcei que não é com aquela festa toda que a gente vê no Brasil nesse época, sem contar que o país é bem menos religioso que o Brasil. Vale lembrar que costumamos passar estas festas em família ou com amigos, portanto estar em um país como o Chile, onde boa parte das coisas fecham nessas festas, onde a queima de fogos não é tão comum assim (ou seja, você não vai ver fogos se não for a um local autorizado para isso) e onde os passeios são limitados (vários leitores já me escreveram dizendo que por não saber, chegaram aqui e passaram a véspera e o dia do natal e ano novo no hotel, sem nada pra fazer e improvisando uma ceia de supermercado porque tudo o que haviam planejado estava fechado e porque claro, não sabiam dessa diferença de comemoração); pode não ser o melhor natal e ano novo para um turista que viaja imaginando outra coisa. Meus posts sempre são realistas, no intuito de ajudar vocês a se planejarem.

Seguidores Chilenos, no estoy hablando mal de su país y ni diciendo que no celebran la navidad o año nuevo, tampoco que no hay diversión en esta fecha. Es solo que la perspectiva de un brasileño es distinta, por lo tanto nunca será igual a la manera como ustedes ven estas fiestas en Chile y como las vemos nosotros. Recuerden que somos el país del carnaval, tenemos otras expectativas en cuanto a las fiestas, así que mi responsabilidad con mis seguidores en Brasil es transparentar las diferencias y ofrecer alternativas.

Bem gente, não sei se ajudei mas fui realista rsrs. Se ficou alguma dúvida, me avisem ou verifiquem se ela já não foi respondida no post FAQ CHILE.

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

11 comentários em "Dicas para passar o Natal e o Ano Novo em Santiago"
  1. KEILLA MALTA   05/11/15 • 14h01

    Olá, vou passar Natal em Santiago, chegarei dia 20/12/15 e voltarei dia 26/12/15, o que posso fazer como programação??

    Você teria algum restaurante para me indicar? E hotel, vc poderia me indicar algum que faça ao menos uma ceia?

    Se seguir sua orientação quanto a Vina del mar e Val paraiso, qual a melhor programação para o Natal? Tem restaurantes ou locais para indicar ?

    Obrigada!!!! =)

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h40

      Keilla, como dito no post, nao há como saber antecipadamente o que abre nos dias 24 e 25 e como natal é diferente aqui, nao rola muita coisa mas o hotel deve preparar algo, com certeza e no dia voce encontrará algo aberto, só nao dá pra saber com muita antecedencia. Bjs

  2. Lucilena   14/04/16 • 19h44

    oi fernanda, adorei o seu blog, obrigada pela sua disponibilidade, quantas dicas maravihosas!! Vou passar o Natal com minha família aí. Normalmente os mercados abrem de sábado?

    Para pesquisar possibilidades de restaurantes por exemplo para passar o Natal, só em agência ou você teria alguma outra dica?

    Obrigada, bjs

    Lucilena

    • Fê La Salye   21/04/16 • 18h36

      Obrigada! Abrem mas tem horários de funcionamento reduzidos. Recomendo o post sobre feriados irrenunciáveis e vai entender melhor como se planejar para estas datas. Bjs

  3. TARCISIO   25/07/16 • 12h13

    Os barzinhos em Vaparaiso também ficam fechados no dia 25/12 ??? … Vou passar o natal lá

    • Fê La Salye   05/08/16 • 11h06

      Tarcisio, impossível saber antecipadamente. Alguma coisa estará aberta mas nao tudo. Obrigada!

  4. Ricardo Mercado   25/08/16 • 19h52

    Os feriados irrenunciabels foram criados para parar com o abuso des empregadores, ja que se considera que nessas festr toda pessoa, ainda os empregados do comercio, tem o direito de ficar com a familia deles…

  5. Rômulo Cavalcanti Lima Junior   01/01/18 • 02h56

    Talvez vc não tenha ouvido falar no reveillon no Borde Rio. Muito bacana. Fiquei realmente assustado quando li seu post, haja vista que já estava com viagem programada. Encontrei um cenário totalmente diferente nesse ponto da cidade. Vale a pena conferir. Fica a dica!

    • Fê La Salye   02/01/18 • 15h03

      Rômulo, agradeço o comentário mas ele confirma o quanto um feriado irrenunciável é imprevisível. Em dezembro de 2016, na mesma data, eu tinha visitas do Brasil em casa e o Borde Rio não abriu. Meu post não tem a intenção de assustar, apenas deixar bem claro que não é 90% do comércio que vai abrir e que tem o que fazer nesse dia, mas o ideal é não criar expectativas porque a verdade é que vai se divertir no que estiver aberto, não necessariamente dá pra fazer um roteiro antecipado da ceia, entende? Que bom que se divertiu!

  6. Natal em Santiago do Chile   24/09/18 • 12h52

    Ótimas artigo!
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!

Anterior
Próximo
Voltar para a home