20 nov 2014

Vlog: Cajón del Maipo + tudo o que precisa saber

VIAGEM > CHILE > Cajón del Maipo > Vídeos

Atualizado em 29/fev/2016

Faz pouco tempo que o Cajón del Maipo começou a ficar famoso entre os turistas. Esse local nada mais é do que uma parte da Cordillera de los Andes, localizada à 1h30 de Santiago, na cidade de San José de Maipo e está cercado de alguns rios sendo um deles o Maipo.

Eu já estive lá algumas vezes e recentemente voltei ao Cajón à convite da agência VL3 Turismo e gravei um vlog pra vocês.

Não é lindo? Poucos turistas sabem mas o Cajón del Maipo oferece muitas aventuras. É o local preferido de quem curte caminhadas, rafting, tirolesas e outras aventuras, sendo que alguns pontos do local são mais visitados. Vou deixar um mapa aqui para que entendam melhor.

mapa_cajón del maipo

O que tem na cidade além dessas aventuras?

Quase nada. A cidade é bem pequena e oferece apenas lugares para dormir e alguns restaurantes. Digamos que ela basicamente serve para dar um descanso a quem já se cansou demais durante o dia. Não é um local que eu recomendo a quem prefere as muitas opções de uma cidade grande. Quem vai precisa estar ciente de que o foco são as atividades esportivas e não a cidade em si.

Quantas vezes você foi?

4 vezes e de distintas formas: na primeira vez eu me hospedei na cidade em uma cabana simples para passar o final de semana. Nessa ocasião eu fiz algumas caminhadas que já vou contar. Na segunda vez eu fui apenas para passar o dia explorando a montanha. Na terceira vez fui para ficar hospedada em um hotel apenas para descansar, não fiz nenhuma atividade ou passeio, apenas aproveitei os serviços do hotel para relaxar. E a quarta vez vocês viram no vídeo.

De acordo com o mapa, quais são os principais passeios por lá?

1. Baños Colina: Preferido por quem gosta de banhos termais. Tem até camping por lá. A melhor época para visitar esse lugar é entre outubro e março onde a temperatura é melhor e não tem neve no caminho.

2. Baños Morales: Outro local com águas termais. Essa cor parece água suja mas não é. Quem já visitou o Cajón del Maipo sabe que determinadas regiões tem uma água bem escura que é rica em minerais. Nem dá pra beber de tão forte que é o gosto. Em um outro local por lá e com o mesmo tipo de água eu provei mas não engoli porque além de ser impossível, não faz bem. Mas não é sujeira não, é apenas muito sódio, iodo, cloro e potássio. Também é recomendável visitar na mesma época que o Baños Colina.

banos_morales_03

 

3. Monumento Natural El Morado

Está entre os lugares mais visitados e é o meu preferido. Tem paisagens maravilhosas! Ótimo para caminhadas e para cavalgar. É preciso ter disposição porque são 8kms de ida e 8kms para voltar. Apesar de ser permitido, eu não recomendo levar crianças porque além de cansativo e da altitude prejudicar um pouco a respiração, o passeio é literalmente na montanha. Claro que existem trilhas e todas muito seguras mas sei lá. Vale quem tem filho analisar se é uma  boa. Recomendo muito protetor solar, água e que levem um lanche. Ao final da caminhada todos esperam ver o Glacial mas é importante você saber que nem todos conseguem chegar até o final para vê-lo porque se no caminho tiver muita neve ou a administração do parque achar que há algum risco para os visitantes, eles não permitem chegar até lá. Vai depender muito do dia que você for. Não é necessário um guia mas você pode contratar um ou uma agência, se quiser. Neste link você encontra os valores, horários e dias de visitação (não fica aberto o ano todo) e outras informações.

As fotos abaixo são de out/2011 e ainda tinha um pouco de neve apesar do calor insuportável que fazia.

CIMG4572 CIMG4606 CIMG4636 CIMG4652A louca hahaha

4. Embalse El Yeso

Pensa em um lugar lindo? Eu fiquei simplesmente encantada. Quero voltar lá de novo. Fica a 3.000 metros de altitude e só é possível chegar de carro. É preciso muita atenção porque o caminho é bem estreito. A vista é sensacional! Tem uma lagoa linda de água turquesa banhada pelo Rio Yeso e com a montanha ao fundo. De perder o fôlego.

Com neve

CIMG4805

Sem neve

SONY DSC 2009_0502BC

Onde você recomenda se hospedar?

Como eu disse, eu só usei duas hospedagens lá e bem diferentes entre si. Na primeira vez eu fiquei no Los Nogales de Roan José. É uma hospedagem bem simples, bem humilde mesmo. Só tem cabanas mas todas de madeira, com aquecedor porque a noite lá é bem fria o ano todo, tudo bem limpo e um ótimo atendimento. Os donos são um casal de idade e te tratam como netos. Já não me lembro quanto paguei porque foi em 2011 mas era muito barato mesmo. E a comida é bem caseira.

Outro lugar que eu fiquei foi o Hotel Altiplanico. É um hotel maravilhoso, com um preço mais elevado que o das cabanas mas pagável. Estive lá em março/2014 e pagamos uns 300 reais pelo fim de semana com direito a duas refeições, quartos excelentes, jacuzzi aquecida e outros serviços. Precisa reservar com antecedência porque tem poucos quartos.

Tem algum site que eu possa saber mais detalhes de tudo o que é oferecido na cidade?

Sim! O Cajón del Maipo tem o seu próprio site (clique aqui) com muitas informações. Está em espanhol mas com a ajuda do Google e um pouquinho de paciência dá pra entender. Os preços dos passeios mudam de uma temporada para a outra mas não costumam ser caros. Todos na faixa de 2000 à 4000 pesos chilenos. Mas você precisa consultar sempre ou ligar lá para saber quanto estará na época que pretende ir.

DICA 1: No inverno neva muito na Cordillera e por isso boa parte dos passeios no Cajón nem sempre são liberados. É preciso sempre ligar nas agências de turismo ou acessar o site do Cajón del Maipo para ver a real possibilidade de ir.

DICA 2: Os passeios no Cajón não são feitos pelas agências de Santiago, apenas pelas agências no próprio Cajón ou hotéis de lá.

Como chegar?

Dá pra ir de carro, de excursão e dá até pra voltar no mesmo dia mas dirigir na Cordillera não é pra todos. Nesse link você tem mais informações.

Qual agência você recomenda?

Como eu moro aqui, fui de carro muitas vezes mas é aconselhável ir com agência porque dirigir na Cordillera, ainda mais se tiver neve, não é tão simples. Este é o site da VL3 Turismo.

Pra quem quer ter uma ideia mais realista de uma parte de local, aqui vai um vídeo onde a cantora Ludmilla (Hoje, é hoje, é hoooooje rsrs) gravou um clipe lá.

Espero que tenham gostado e se tiverem a chance, visitem esse lugar. É muito lindo! Alguém aí conheceu? O que achou?

*Imagens: Arquivo Pessoal e Cajón del Maipo

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

47 comentários em "Vlog: Cajón del Maipo + tudo o que precisa saber"
  1. Nádia   07/05/15 • 10h43

    Olá Fê, nossa que tudo seu blog, estou amando as dicas. Estarei em Santiago de 14 a 20/06/2015 e o que mais quero é conhecer Cajón del Maipo. Eu tenho uma dúvida e se você puder ajudar, ficarei muito grata. Quero conhecer Embalse El Yeso, você acredita que dá para conciliar um outro passeio aos arredores no mesmo dia? Será um bate e volta. Qual passeio você recomendaria? Parabéns pelo site e muito obrigada por dividir sua experiência conosco. Abraços

    • fernanda   08/05/15 • 09h00

      Oi Nadia! Fico feliz que goste do blog. Então, exceto pelo Embalse, qualquer outro passeio por lá precisa andar. Dá tempo de fazer mas você precisa avaliar se o seu corpo aguenta. Ao Embalse só é possível chegar de carro e o tempo que passa lá não é cansativo, é só observando a paisagem mesmo mas para todos os outros passeios mencionados no post é preciso acordar cedo e caminhar mais de 40 minutos (alguns horas) para chegar. Bjs

      • Nádia   08/05/15 • 09h34

        Ok, Fê.. Gracias!
        bjs

  2. LARA MARINHO CARVALHO _   07/05/15 • 12h24

    Olá, Fê!

    Estou indo para o Chile em maio. E já estou com excursão em vista para o Monumento El Morado. Fiquei com medo da altitude. Apesar, de ser bem pessoal. Você acha que uma pessoa de 25 anos, (sedentária porém saudável rs) tem condições de participar dessa aventura? O mesmo serve para o Valle Nevado.

    Quando você foi o que sentiu? Praticava esportes?
    Obrigada,

    Lara.

    • fernanda   08/05/15 • 09h05

      Oi Lara, tudo bem? Eu já fui 3 ou 4x pra lá. Na primeira vez eu era MUITO SEDENTÁRIA e devo ser sincera com você: não foi fácil. A primeira parte da subida é muito alta, anda muito e eu quase não conseguia respirar. Me deu náuseas, falta de ar e dor de cabeça, mas as outras 4 horas de caminhada foram tranquilas (para chegar ao El Morado são 4 horas pra ir e 4 pra voltar, andando. Avalie isso ou escolha ir à cavalo). Nas outras vezes, onde eu já fazia academia, foi MUITO MELHOR. Claro que muita gente sedentária, crianças e idosas vão mas acabam tendo os mesmos sintomas que te comentem na primeira hora de caminhada. Sobre o Valle Nevado e outras estações, independente de ser sedentário ou não, muita gente passa mal no caminho porque são mais 35 curvas na Cordillera até chegar lá e dá enjoo mesmo. Alguns não sentem mas muitos carros param no meio do caminho até se sentir bem e voltar pra estrada. Vale levar algo pra enjoo. Eu até falo disso num post aqui sobre a neve. Bjs

  3. LARA MARINHO CARVALHO _   25/05/15 • 17h26

    Obrigada por me responder Fê!

    Então, estive em Santiago entre os dias 11 a 19 de maio. Simplesmente amei a cidade!! Quando a gente viaja fica meio perdido, por isso suas dicas foram fundamentais. Utilizei todas que pude (desde o restaurante Mestizzo até o outlet de maquiagens haha). Acabei desistindo do passeio no El Morado, e fui com o meu namorado para o Valle Nevado. Deu muito medo na subida, mas a vista valeu a pena. Ainda mais porque fui pedida em casamento lá em cima…haha…

    É isso. Muitíssimo Obrigada!!

    ps: vou continuar acompanhando por aqui e passar o endereço do blog para todos que estiverem indo para o Chile.

    Beijos.

    Lara.

    • fernanda   30/05/15 • 16h52

      Que demais!!! Parabéns! Sejam felizes. Obrigada pelo carinho. Bjs

  4. hiure brasil   26/05/15 • 12h29

    Oi fê, o parque fica aberto na semana pra fazer os passeios?

    • fernanda   30/05/15 • 17h00

      Depende das condições climáticas. Recomendo sempre acessar o site deles pra saber. Bjs

  5. Georgea   12/06/15 • 13h54

    Oi fê!
    Gostei muito dos seus relatos. Você escreve de um jeito claro e tem muitas informações. Está em ajudando muito.
    Estou indo pro Chile em dezembro. Decidi dormir em San José Del Maipo, mas não estou conseguindo entender uma coisa… De San José até a entrada das trilhas, como Embase El Yeso, dá pra ir a pé ou temos que pegar algum transporte?
    Beijos!

    • fernanda   14/06/15 • 15h01

      Oi Georgea! Obrigada pelo carinho. Meninaaa, nãoooo rsrs. Tudo no Cajón é na montanha e o Embalse é muito longe do povoado. Só se chega de carro e carro apto pra subir a motanha. Recomendo que procurem uma agência de turismo. Bjs

  6. Dani Bernardes   23/06/15 • 10h08

    Oi Fe, tudo bem por aí??
    Estou mt animada p/ conhecer esse lugar maravilhoso!! Só q só vou no finalzinho de Julho.
    Quero te perguntar uma coisa… estarei com minha filha de 9 anos, e caso não tenha como fazer nenhum passeio por causa da neve, o local das cabanas é legal p/ uma criança? Pretendo ficar uma ou 2 noites no máximo. A cabana realmente tem aquecimento??? Dá p/ dormir confortável?
    Já olhei os locais q vc indicou, mas quero sua opinião pq já esteve lá.
    Obrigada, um bjinho

    • Dani Bernardes   24/06/15 • 17h40

      Fe, mais uma coisa q esqueci de perguntar.. vcs estavam em carro 4X4 ou com tração normal??
      é um lugar tão lindo, mas tem pouca informação pela internet, e estou em dúvida de qual tipo de carro alugar, poi vi as 2 opiniões.
      Obrigada de novo, Dani

      • Fê La Salye   29/06/15 • 19h20

        Dani, para os passeios no Cajón usamos o carro do guia das cabanas mas para a segunda fez que fomos e decidimos ir ao Embalse, fomos com uma 4×4. Bjs

    • Fê La Salye   29/06/15 • 19h12

      Dani, sobre aquecimento, pode ficar tranquila. Simplesmente não dá pra sobreviver sem ele nessa região. As cabanas são opções mais simples, não oferecem atrativos para as crianças mas os quartos são muito bons, ao menos dessa que eu fiquei. Beijos e obrigada pela confiança!

  7. Mariana Ribeiro   03/07/15 • 15h59

    Fê, você acha que é um bom passeio para julho? Estou indo agora dia 17, o plano A é esquiar, o B seria ir para Cajón del maipo. Será que dá para entrar nas piscinas termais?

    Beijos e obrigada pelo site maravilhoso e informações essenciais!

    • Fê La Salye   05/07/15 • 10h38

      Mariana, como eu disse no post, alguns passeios não são liberados lá quando se tem muita neve. Como a neve atrasou esse ano, é a época ideal para ir. As termas funcionam o ano todo porque aqui não faz o calor que faz no Brasil. Obrigada por seguir o meu trabalho! Bjs

  8. Caroline   17/09/15 • 00h28

    Oiii Fê, gostei muito do seu relato rsrsrs, estou indo para o chile agora em Outubro, quero muito fazer todos os passeios em Cajon del Maipo…. mas fiquei com uma dúvida :/… vc acha mais viável eu contratar esse passeio daqui? ou quando eu chegar em Santiago? financeiramente vc sabe me dizer qual o melhor?

    • Fê La Salye   04/10/15 • 17h33

      Oi Caroline! Os passeios você contrata no Cajón mesmo. Os preços eu não sei informar. Bjs

  9. Anderleia Maria   08/10/15 • 16h19

    Olá…eu e meu namorado estamos indo para Santiago dia 17/10 e ficaremos oito dias lá. Queria saber se dá para ir a Cajón Del Maipo e voltar no mesmo dia…Obrigada

    • Fê La Salye   25/10/15 • 17h53

      Dá sim mas precisa ir bem cedo e com um guia para aproveitar melhor pois não é um passeio que dá pra fazer sozinho. Bjs

  10. katia   06/12/15 • 21h37

    Oi Fernanda, parabéns pelo blog. Muitas dicas maravilhosas. Fiquei encantada com a paisagem, mas, ao mesmo tempo com medinho rsrs… Não entendi direito, para chegar até Embalse o caminho todo é percorrido de carro? Vou ter que andar? estou sem condicionamento físico(=== SEDENTÁRIA). O caminho é perigoso? Andei pesquisando e tem algumas agencias que fazem este passeio (saindo do hotel em Santiago, incluso Embalse e Termas) ida e volta no mesmo dia, você acha muito cansativo?

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h00

      Obrigada por acompanhar o blog! O Cajón em si, assim como qualquer passeio na Cordillera, exigem um bom condicionamento físico. O passeio ao Embalse é mais tranquilo porque boa parte você faz de carro mas em alguns momentos vai precisar andar. O Cajón pode ser feito em um único dia sim. Bjs

  11. Mariana   08/03/16 • 01h22

    Olá, Fê!
    Adorei teu blog, tudo é muito bem organizado e bem-feito :) Tás me ajudando horrores.
    Já li uns comentários abaixo, pra ter uma ideia, mas tu achas muito imprudente que eu faça Baño Morales – El Morado sozinha? O caminho é seguro?
    Agradeço de antemão!

    • Fê La Salye   14/03/16 • 15h20

      Obrigada, Mariana! Não tem como andar no Cajón sem conhecer o local, sem contar que cada ponto turístico dentro dele é bem longe um do outro e as condições climáticas mudam dependendo da época. Não vá sem um guia. Na verdade acho que nem dá pra ir sem guia. Bjs

  12. Jocileia Martins   14/03/16 • 19h40

    Olá!gostei muito do seu blog, parabéns pela iniciativa de descrever suas experiências. Vê se vc consegue me tirar algumas dívidas, me caso em abril e eu e meu noivo passaremos a lua de mel em santiago, como a grana tá curta para descer até à região dos lagos rs pesquisei e achei o cajon e amei…amo naatureza e faço todas as minhas viagens sem intermediários ou agências. Pensei em dormir 1 dia na região e fazer: 1 dia enbalse el yeso + bano colinas e no outro dia Monumento Natural El Morado. É possível? ou precisaria de 2 pernoites? obrigada!!!

    • Fê La Salye   15/03/16 • 17h49

      São 3 passeios bem cansativos e bem distantes um do outro. Nem todas as agências fazem mais de um passeio por dia, acho que vale pesquisar com elas. Sobre dormir na cidade, é o que falei no post: a graça do local é a Cordillera pois na cidade nao tem nada. No caso de ser uma lua de mel, recomendo que fique num hotem com atrativos, como o que mencionei no post ou pode não valer muito a pena em se tratando do tipo de viagem, entende? Obrigada pelo carinho! Bjs

  13. Cassia Motta de Aquino   18/03/16 • 16h04

    O vídeo do Cajon é de qual mês do ano?

    Obrigada. Adorei.

    • Fê La Salye   21/03/16 • 17h22

      No mês da data de atualização que foi indicada no começo do post. Obrigada!

  14. Tatiana   26/03/16 • 20h34

    Olá!

    Estou querendo ir ao Chile esse ano, no inverno, e um dos lugares que quero conhecer é o Cajón Del Maipo. Meu receio é a neve não permitir muitos passeios.

    Gostaria de saber quantos dias no Cajón Del Maipo você recomenda, e se é tranquilo fechar os passeios quando chegar no Chile ou precisa fechar pelo Brasil mesmo.

    Obrigada!

    • Fê La Salye   03/04/16 • 15h21

      Oi, Tatiana! Como dito no post, é um lugar para ficar poucos dias pois na cidade nao há nada para fazer, a graça está nos passeios. 2 dias no máximo, na minha opinião. Recomendo que já comece a contactar as agências indicadas no blog para ver a viabilidade dos passeios e fazer orçamentos. Bjs

  15. Ricardo Augusto Alfena da Silva   10/04/16 • 15h28

    Olá Fernanda, seu Vlog e seu Blog, são muito bons!

    Estarei indo para Santiago no dia 25/05, irei ao Valle Nevado no dia 26/05 e alugamos um carro para conhecer Cajón Del Maipo no dia 26/05, quais as suas recomendações até chegar lá? Queremos conhece Embalse El Yeso.

    Obrigado!

    • Fê La Salye   11/04/16 • 11h54

      Ricardo, minhas recomendações são as mesmas deste post e do post das estações de ski: se nunca dirigiu na neve e se não tem o hábito de ir a lugares com neve ou montanhas com frequência, prefira ir com um guia. No Cajón é bem difícil se localizar sem um guia. Obrigada por seguir o blog.

  16. Camila   10/04/16 • 22h45

    Oi Fê!

    Vou pro Chile em Maio e estou planejando ir no Embalse El Yeso no final do mês. O clima nessa época seria um empecilho para o passeio?

    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho, tem ajudado muito a planejar minha viagem.

    (:

    • Fê La Salye   11/04/16 • 11h52

      Camila, tudo vai depender da quantidade de neve que já tiver por lá. As agências de turismo acompanham semanalmente o estado da neve. No blog tem um post sobre elas. Bjs e muito obrigada por acompanhar o blog! :)

  17. Bruna Carvalho   15/04/16 • 14h33

    Olá Fê.

    Estarei indo para Santiago de 08/06 a 15/06/2016, gostaria de saber se é possível visitar este lugar.
    Gostaria também de saber se esta época que eu vou as estações de Ski já estarão abertas para esquiar.
    Além da agencia VL3 há outras confiáveis que possa nos indicar?

    Obrigada e parabéns pelo seu blog.

    • Fê La Salye   21/04/16 • 18h39

      Bruna, como dito no post, tudo vai depender da quantidade de neve na época e para confirmar isso é preciso falar com uma agência perto dessa data. No Menu Chile tem indicações de agências. Bjs

  18. marilia   18/05/16 • 16h05

    Olá Fernanda! Vamos para Santiago em Julho e nos interessamos muito pelos passeios em Cajon!
    Pesquisamos e descobrimos que existem ônibus coletivos que vão de Santiago a Cajon Del Maipo! Nos interessamos pois o valor aparenta ser mais em conta! Chegando em Cajon eu consigo contratar uma agencia para nos levar a Embalse el Yeso? Ou há necessidade de contratarmos uma antes de chegarmos? ou até mesmo uma que nos leve de Santiago para lá.. E se sim, voce recomenda alguma? Se puder passar o contato!!
    Muito obrigada!!

    • Fê La Salye   23/05/16 • 18h13

      Não recomendo ir ao Cajón sem agência. São passeios dentro da Cordilleira, que precisam de um guia. Neste post eu falo a agência que usei e no blog tem outras indicações também. Obrigada!

  19. Amanda   06/07/16 • 18h53

    Parabéns pelo blog, Fê!
    Estou adorando as dicas :)
    Estou indo para Santiago em meados de novembro. Você sabe se nessa época ainda é possível ver um pouquinho de neve pelo caminho do Embalse el Yeso?
    Abraços

    • Fê La Salye   06/07/16 • 19h05

      Obrigada! Emm novembro o calor é bem forte, já nao tem neve. Recomendo o post sobre o clima em cada mês do ano. Bjs

  20. Jane   26/11/16 • 10h09

    Olá Fê, gostaria de saber se é possível se hospedar na cidadezinha de San Jose de Maipo e de lá realizar os passeios para Embalse y Elso e Baños Colina. Tem agências dentro da cidade que fazem esses passeios?
    Estou vendo que a maioria das pessoas faz o passeio sempre a partir de Santiago.

    • Fê La Salye   13/12/16 • 10h19

      Tem sim mas recomendo ver com a pousada ou hotel de lá se possuem convênio com alguma. Se nao, o ideal é contratar em Santiago porque a cidade é tão pequena que as ofertas sao poucas.

  21. EMILIANA   09/12/16 • 12h08

    Fernanda quais as épocas que você foi. Iremos em março de 2017. Ainda vai tá muito quente?

    • Fê La Salye   13/12/16 • 09h54

      Já fui em diferentes épocas. Recomendo o post FAQ Chile, categoria Clima para entender como estará nessa época, tá? Obrigada!

  22. Fabiana Barcellos   23/05/18 • 14h56

    Oi Fê,
    estou indo para Santiago na proxima semana e descobri você!!!! Maravilha estou vendo e lendo todas as suas postagens…. Como são só 4 dias estou querendo aproveitar todos os minutos.
    Quero ir ao Cajon mas estou com dificuldade de achar uma agencia… o link do VL3 não está abrindo o site… você tem outra sugestão ?? :). Você já virou minha melhor amiga ..rsrrs. Muito obrigada. aguardo seu retorno .
    Bjs

    • Fê La Salye   05/06/18 • 14h41

      Fabiana, devido ao falecimento do meu bebê eu me afastei um tempo e por isso não vi seu comentário antes mas espero que tenha dado tudo certo, viu? Obrigada pelo carinho. Bjs

Anterior
Próximo
Voltar para a home