03 jul 2015

Hábitos brasileiros que os chilenos acham interessantes ou diferentes

MORAR FORA > GUIA PARA MORAR NO CHILE

Diferenças culturais é um assunto que sempre me chamou a atenção. Eu gosto de ver o quanto ela dita comportamentos. E nem é preciso ir muito longe para notar, às vezes basta pegar o carro e rodar 100km pra já encontrar diferenças na cidade vizinha, não é verdade?

Por gostar tanto do assunto, resolvi perguntar a alguns amigos chilenos e a trabalhadores locais que sempre atendem turistas, o que eles já observaram de diferente no nosso comportamento, quer seja bom, ruim ou engraçado. Os comentários foram bem variados e confesso que alguns eu nem tinha notado. Olhem só:

tumblr_lqejemLtJC1qb2r1z2

1. “O brasileiro parece não ter problemas, está sempre feliz e sorrindo.” Francisca, 25 anos.

Quem dera não tivéssemos mas é legal saber que nos veem assim.

large

2. “Eu já notei que o brasileiro fala muito alto e sempre gesticulando. Eu acho engraçado. Deve ser uma influência da energia do samba.” Juan Pablo, 42 anos.

Não atribuiria ao samba porque nem todos gostam (eu gosto) mas é verdade, falamos alto e com as mãos.

 

3. “O mar do Brasil tem uma água que dá pra mergulhar porque é morninha e mesmo assim, um monte de gente fica na areia.”  Pilar, 30 anos.

hahahahaha #EfeitoBronzerEterno

giphy

4. “Vou 1x por mês ao Brasil a trabalho e agora já aprendi que ‘sentou e sorriu, a conta dividiu’. Acho interessante todo mundo já saber que vai dividir a conta quando sai junto.” Sebastián, 36 anos.

Olha, não sei se chega a ser uma regra mas é bem comum sim.

tumblr_lm72wese7H1qedz9jo1_500

5. “As mulheres são muito vaidosas. Sempre estão maquiadas, com o cabelo bonito e produzidas. Levam salto alto quando viajam. Parece que sempre estão prontas para uma festa. Identificamos de longe uma brasileira.” Jimena, 28 anos.

Incrível como tantos estrangeiros me dizem isso. Já escutei a mesma coisa de europeus, australianos, japoneses…

 

6. “Todo churrasco tem farofa e a cerveja obrigatoriamente precisa estar gelada.” Constanza, 27 anos.

Eita saudade de uma farofinha bem temperada. Sobre a cerveja, eu não bebo mas alguém um dia disse que ela tinha que ser gelada e todo mundo aceitou hahaha.

perro-y-comida_zps81532f60

7. “São receptivos, gostam de te convidar para comer em casa mas é interessante ver que todo mundo se serve. Não tem essa de esperar a dona da casa servir.” Javier, 38 anos.

E se ficar esperando, não come hahaha.

 

tumblr_m6rn7qu63f1r854cro1_500

8. “Eles tiram sarro das novelas mexicanas mas deve ser porque possuem novelas maravilhosas e porque não falam espanhol.” Belén, 30 anos.

hahahaha Pode ser. #ThaliaDiva

tumblr_m78617HR2S1r5ruse

9. “Meu nome pra vocês não passa de uma música e no Chile é tão comum quanto Fernanda no Brasil.”  Macarena, 25 anos.

Fato, mas dale a tu cuerpo alegría, Macarena! hahaha

P.S: Pra terem uma ideia de como o nome é popular na América do Sul – exceto Brasil – pensem na música Carolina do Seu Jorge. Você não acharia esse nome estranho, certo? Pois é.

tumblr_llz7zzsIk11qfpsero1_500

10. “Os brasileiros cantam na rua, no metrô, quando bebem, quando o time faz gol. Gostam muito de cantar.” Joanna, 32 anos.

Sou dessas hahaha.

tumblr_mwzateQ7Hu1r7q8gjo1_500

11. “Reparei que todo mundo sai pra comer e no Chile é mais comum dar festas em casa. Sair com amigos no Brasil é sinônimo de parar em algum restaurante. E todo mundo sai para comer no horário de almoço do trabalho. É difícil alguém que peça pra comer no escritório. Gostam muito de comer, MUITO mesmo.” Andres, 38 anos.

Essa foi uma das primeiras coisas que notei de diferente quando cheguei em Santiago. Ao menos em São Paulo, é bem assim mesmo. O clássico “Vamos sair” é realmente sair para comer. E a maioria dos chilenos comem no escritório.

 

12. “Tem muitos negros, europeus e japoneses no Brasil . É incrível como tantas etnias podem estar num mesmo país. Em São Paulo tem até um bairro só de japoneses. Acho fantástico!”  Carolina, 25 anos.

Também acho fantástico.

PALMAS

13. “Fui ao Rio e quando deu o pôr do sol na praia, todos aplaudiram. Parece ser algo comum.”  Cristobal, 35 anos.

Essa é nova pra mim. Galera do Rio, é comum mesmo ou foi um fato isolado? De qualquer forma, eu bateria palmas para o pôr do sol.

 

14. “Tem mais moto do que árvores em São Paulo.” Jaime, 35 anos.

Sim, Sampa é mesmo uma selva de pedra com outros encantos. Pena que ela não inclui muitas árvores nesse encantamento, mas… (Sou de SP, tá gente?).

 

15. “Todo mundo diz ‘vamos sair’ mas na maioria dos casos fica por isso mesmo.” Sofia, 30 anos.

Putz, é verdade. O “vamos sair” já virou praticamente o novo “ok, preciso ir embora.”

 

16. “Tudo termina com ‘beleza’. Essa palavra  pode ter vários significados.”  Pablo, 33 anos.

Que beleza, cara. Entendeu direitinho!

 

17. “Falam tudo no diminutivo: garotinho, fofinho, pãozinho… Mas já aprendi que camisinha não é uma camisa pequena.”  Rodrigo, 28 anos.

HAHAHAHAHA

 

18. “Não que o chileno seja o rei da pontualidade mas o brasileiro leva isso bem a sério. Alguns se atrasam até para reuniões de trabalho.” Francisco, 42 anos.

É, não dá pra negar.

 

19. “Me impressiona como o brasileiro não vê problemas em contar a sua vida para qualquer um. Bastam 5 minutos de conversa no metrô, no elevador ou no corredor da empresa para eu já saber quando a esposa vai ganhar o bebê, sendo que o cara nunca me viu antes.”  Lucía, 32 anos.

Sem contar os “amigos de infância” que fazemos em um passeio turístico rsrs.

 

carminha_macarrao_valeste

20. “Vocês comem feijão todos os dias e com arroz. Não é um prato muito pesado? Eu até gostei mas não comeria todos os dias.” Felipe, 38 anos.

É só você imaginar o arroz e o feijão como se fosse abacate que você vai entender rsrs.

 

21. “Trabalho com turismo em Santiago e é engraçado como o brasileiro acha que realmente fala espanhol. Mas ele não fala não, a gente é que deixa ele pensar que sim.”  Ricardo, 33 anos.

Por supuesto que hablamos “mucho” bien, como no, compadre?! (está entre aspas porque está errado, ok? rsrs).

 

22. “Os brasileiros são muito religiosos. Todos falam em Deus ou em alguma crença e há igrejas em cada esquina.”  Michael, 37 anos.

Se eu comparo com o Chile, realmente há muito mais movimentos e crenças religiosas no Brasil.

 

23. “As pessoas podem beber qualquer bebida alcóolica nas ruas. Aqui isso não é possível.”  Lorena, 32 anos.

Sim, até já dei esse alerta aqui no blog para quem vem ao Chile.

tumblr_lj234nJgni1qixleeo1_500

24. “Todo mundo avisa quando vai ao banheiro. Precisa mesmo? (risos)” – Veronica, 32 anos

HAHAHAHAHA Morri! Vou ao banheiro e já volto.

anigif_enhanced-buzz-22097-1419993317-9

25. “Todo mundo te chama para um café mas nem sempre tem café. Às vezes tem cerveja, pizza, hambúrguer, menos café.”  Patricio, 25 anos.

Temos um café bem diferente mesmo hahaha.

britney-gif-03

26. “Abacate com leite e açúcar não dá. Mas acho que só o brasileiro acha isso gostoso porque eu só vi esse hábito lá.” Elisa, 53 anos, já morou em 5 países.

Acho que somos o único país que vê o abacate como fruta mesmo. Para muitos países ele é um fruto, como o tomate, por exemplo.

 

27. “Tem ralo para escorrer a água em praticamente todos os cômodos. Sempre achei que isso era exclusivo de banheiros, até morar em 3 cidades diferentes do Brasil e ver que tem na cozinha, no quintal e onde você quiser colocar.” Valentina, 50 anos.

Tem razão. Eu lembro que procurei ralo na cozinha em vários apartamentos quando cheguei aqui e nunca encontrei.

tumblr_lnh0709yCH1qlk0k3o1_500

28. “Tomam mais de um banho por dia e todos levam necessàire com produtos de higiene pessoal para o trabalho, até os homens.”  Loreto, 37 anos.

O mais engraçado é que outras nacionalidades dizem a mesma coisa. Acho que somos mesmo bem limpinhos ou tentamos ser. Vale lembrar que faz calor demais no Brasil e que a gente mal toma banho e já está transpirando. Aqui, 1 banho por dia já dá conta. A pessoa toma mais de 1 se tiver o hábito.

 

julia-roberts-gif-gritando-dos-caras

29. “Tem cliníca de estética pra tudo e em todo lugar. E todos parecem gostar de academia. Ser gordinho parece não ser bem aceito.” José, 45 anos.

Sim, falta equilíbrio nesse aspecto. O que acham?

0a4360aa-6329-4e74-8bb5-8946f0ef1029

30. “São muito consumistas, sabem dos lançamentos de marcas e sempre pedem descontos. Trabalho em uma loja de maquiagem em Santiago e é incrível como na alta temporada um batom pode esgotar em 1 semana quando muitas brasileiras chegam. E todas querem a mesma cor. Elas também gostam de pintar livros, mais que as crianças.” Paulina, 28 anos.

HAHAHAHAHAHA #JardimSecretoFeelings

 

31. “Ninguém toma água da torneira e se assustam quando você toma. No Chile quase ninguém compra água mineral.”  Paola, 35 anos.

E olha que a nossa água é mais gostosa que a de vocês, mas não tomamos da torneira por não ser a mais indicada por lá, no Chile isso é possível.

 

32. “Todos os cômodos da casa e dos hotéis são muito iluminados. No Chile a gente evita ter lustres no centro dos cômodos devido aos terremotos.” Letícia, 42 anos.

Sinto muita falta de toda aquela luz no ambiente.

Patrice

33. “Com 20 graus o povo sai de bota, casaco e cachecol.” Benjamin, 42 anos.

Afinal, se não usar quando fizer 20 graus vai usar quando? hahaha

P.S: Galera do sul, não se sinta ofendida, mas tirando vocês, o resto do país não sabe o que é frio de verdade, então a impressão chilena continua válida.

 

Como viram, não tem errado ou certo, tem apenas uma visão diferente e é assim no mundo todo. O que acharam? Aproveitem para me contar os hábitos dos chilenos que vocês acharam diferente ou de qualquer outro país que tenham conhecido.

A maioria das opiniões se referem ao brasileiro em geral, de qualquer cidade, de acordo ao que eles percebem ao conhecer os brasileiros de várias cidades que vêm morar aqui ou passear. Poucas coisas nessa lista são de SP ou Rio.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

63 comentários em "Hábitos brasileiros que os chilenos acham interessantes ou diferentes"
  1. Manuela   03/07/15 • 08h48

    hahahaha muito legal o post

    Sobre o por do sol, não sou do Rio mas é verdade. Saiu até uma matéria na época da copa do mundo em que os estrangeiros achavam isso meio bizarro… mas eu tbm bateria palmas… coisa linda !

    Eu reparei que no Chile não tem negros… me sentia até estranha. Vi somente um que parecia morar aí. o restante era turista e brasileiro. Me enganei ou é assim mesmo?

    Beijos

    • Fê La Salye   03/07/15 • 09h02

      Não tem mesmo. Os que tem são estrangeiros e geralmente do Haití. Beijos!

      • Aurea Marques   06/12/16 • 20h21

        Ótimo post. As vezes pensamos que determinado costume é apenas da cultura familiar ou até “defeito’ de personalidade, até descobrir que mais de 200 mil fazem as mesmas coisas que vocês. :)

        • Fê La Salye   13/12/16 • 10h02

          Exatamente. É algo que passa por gerações e diferentes famílias e nem percebemos.

  2. Rosana   03/07/15 • 09h39

    Adorei o comentário sobre o brasileiro achar que sabe falar espanhol… e inglês, francês. .. É isso mesmo!!!! Uma comédia!

    • Fê La Salye   03/07/15 • 11h03

      hahahahahaha Verdade.

  3. Criscia Schneider   03/07/15 • 10h10

    Hahaha!!! Que barato Fé!!! Muito bom, já temos uma prévia doque pensam sobre nós pobres mortais brasileiros kkkkkkkk…amei. Como tu és rápida, sai de um post e escreve outro assim, num passe de mágica… Fantástico!!!
    Beijussssss… Cris, Joinville….

    • Fê La Salye   03/07/15 • 11h04

      Legal, né? Adoro saber essas coisas hahaha. Que bom que me acha rápida. Se eu tivesse mais tempo, faria bem mais conteúdos por aqui mas tento manter 1 por dia ao menos. Bjsss

  4. Zana   03/07/15 • 15h42

    KKKKKKK MUITO BOM!!!!!!!! ADOREI O POST.

    • Fê La Salye   05/07/15 • 10h11

      hahahahaha Diversão pura. bjs

  5. Dhyene   03/07/15 • 16h26

    Primeira vez que venho por aqui. Amei o post. Cheio de verdades sobre nós. Rindo até 2016. Principalmente da parte que diz que pensamos que sabemos falar espanhol, e eles deixam que a gente acredite #Morri Voltarei por aqui mais vezes, pode ter certeza.

    • Fê La Salye   05/07/15 • 10h11

      Dhyene, seja bem vinda! Eu também me diverti fazendo o post rsrs. Bjs

  6. Jussiara   03/07/15 • 23h39

    Amei o post! muito divertido! Fê você é show.

    • Fê La Salye   05/07/15 • 10h10

      Muito obrigada, Jussiana. É legal saber essas coisas né? Bjs

  7. Elis Regina   04/07/15 • 23h13

    Fê… esse negócio de bater palma pro pôr do sol é mto comum no arpoador… fica uma galeeeera lá esperando esse momento.. pelo que me explicaram é como se fosse uma saudação…

  8. Carla   04/07/15 • 23h38

    Kkkkkkkk….muito divertido! Por que não pode ter luz na casa? Não entendi. Bj

    • Fê La Salye   05/07/15 • 10h09

      Que bom que gostou. Temos luz sim, seria impossível viver sem ela rs. O que não se tem aqui são lustres ou lâmpadas no centro do teto. As luzes são sempre nos cantos do teto para evitar que caiam ou balancem muito nos terremotos ou pequenos tremores que são comuns por aqui. Bjs

  9. angela   05/07/15 • 12h00

    Eu acrescentaria mais um na lista que já ouvi de mais de um chileno: eles acham nossas comidas muito secas e não vêem a hora de voltar para o chile e comer uma bela cazuela!! Menos a carne, eles adoram churrasco brasileirro!

  10. Gabriela   05/07/15 • 13h25

    Oi Fernanda,fui procurar o post sobre viajar sozinho,fui no Fac Chile e não achei nada sobre isso.Queria muito ler esse post.Como faço?Fiz igual vc me ensinou mas não achei.Pode me ajudar por favor?Desculpa sou meio lesada rsrs.Bjs

    • Fê La Salye   05/07/15 • 13h30

      Tem sim, é um dos últimos ítens. Bjs

  11. Danielle Cristine   05/07/15 • 15h37

    Olá,
    Amei a o texto. Moro na Europa e é muito legal ver as diferenças.
    Só um detalhe, o Paraná e Santa Catarina também são frios pra caramba, tem até neve!
    Amei o Chile, ele foi uma opção caso não tivesse vindo pra Italia.
    Abraços!

    • Fê La Salye   05/07/15 • 15h53

      Danielle, obrigada! Que bom que gostou daqui. Como eu disse no texto, tirando quem mora no sul do país, mas no sul mesmo como você falou, o resto não sabe o que é frio e é por isso que a impressão chilena continua válida porque realmente, o resto do país usa tudo isso com 20 graus. Falo por mim também, que fazia isso antes de conhecer um frio de verdade rsrs. Bjs

      • Stellen   29/08/15 • 17h04

        Eu gostei mto do post! E poderia acrescentar q aqui no Chile, acham estranho qnd eu peço a bebida+gelo!

        Eu acho q a colega ali de cima se referiu ao fato de estar escrito “gaúchos”… Nós não somos (PR e SC) gaúchos, gaucho eh quem nasceu no rio grande de sul e não sinônimo de quem nasceu na regiao sul do Brasil. Eh o mesmo q chamar um carioca de paulista pq são estados vizinhos… :)

        Parabéns pelo blog
        Bjs

        • Fê La Salye   29/08/15 • 17h26

          Alteração realizada hehe. Obrigada por lembrar isso, escrevi e não me dei conta do regionalismo. Sim, acham estranho mesmo mas eles não passam o calor que passamos pra tomar tudo gelado, por isso não entendem rsrs. Obrigada por acompanhar meu trabalho! Beijos

  12. Tony   05/07/15 • 23h51

    Oi Nanda!!!
    Gostei demais do post. Fiz amizade com um argentino numa viagem que fiz à Itália e falamos pelo face ele em castelhano e eu em portunhol… Kkk
    Talvez ele pense a mesma coisa de mim!!
    Bjs.

  13. Ellen   07/07/15 • 11h09

    Muito legal conhecer outras culturas, acho que mais do que comprar gostamos mesmo é de descontos rsrs acho que é um habito puramente brasileiro na Argentina soa quase que uma ofensa eles são curto e grosso, agora no Chile nem tentei pedir, primeiro que a gente tem que laçar o vendedor né, dica que eu já tinha lido aqui no blog os vendedores são bem diferentes não vão atender logo que entramos na loja. O último tópico é bem verdade inclusive nessa semana com chuva e por volta de 19° botamos tudo a baixo casacos, cachecol, botas na esperança de usar tudo.

  14. Ana Carolina   08/07/15 • 13h13

    Nossaaa amei o post!!! Demais saber como os Chilenos nos enxergam e, na minha opinião, estão certíssimos!!! Me identifiquei muito com a parte de falar alto e gesticulando!! hahahaha

    Fê (já me sinto íntima. rs), parabéns pelo blog. Estarei em Santiago em agosto e não achei dicas tão legais e completas em nenhum outro lugar!!! Com certeza essas dicas farão a diferença na viagem!!!

  15. Laura   29/08/15 • 18h11

    Olá, sou chilena. Só queria comentar um detalhe: a gente bebe agua da torneira aqui porque, bem diferente ao brasil, a agua é tratada e potabel para consumo humano. No Brasil não é.
    Eu bebo muito agua mineral porque a agua de Santiago (que nao é Chile) não é gostosa. A agua do sul do Chile é maravilhosa, muito doce. Lá eu bebo só agua da torneira.
    Pra tirar um pouco do mal sabor da agua de Santiago, pode usar filtro de agua. Beijos.

    • Fê La Salye   29/08/15 • 18h24

      Sim, eu sei que a água é tratada e fiz um post aqui apenas sobre a água daqui, onde menciono isso. O post não ridiculariza os chilenos, apenas mostra o que eles observaram nos nossos hábitos. Sobre a água do sul, já provei e a do norte também. Continuo não gostando. É bem diferente mesmo. Mas adoro seu país. Bjs

      • Ariel Alejandro Gonzalez   22/09/15 • 13h59

        Oi Fê e Laura, (eu nasci na Mooca/SP, mas sou filho de chilenos) a agua também e tratada aqui e potável, mas temos por costume desconfiar que ela não esteja adequada devido aos canos que sofrem corrosão e ferrugem como em todo lugar. Eu sempre falava para os meus primos quando vinham para o Brasil que sempre bebessem do filtro. Causava grandes discussões kkkkkkkk
        PS. no Chile eu não conseguia beber a água devido ao tratamento que e feito nela. Tanto que eu levava saquinho de suco em pó para conseguir beber….kkkkkkk
        Os chilenos também acham a daqui bem estranha. Mas a água mais gostosa que eu já tomei foi de um poço em um acampamento em EL Manzano.

        • Fê La Salye   04/10/15 • 17h24

          São gostos bem diferentes mesmo. Bjs

  16. Pali Valentina   29/08/15 • 23h00

    Me encantó! Sou chilena e amo brasileros. Gente boa, lindas pessoas. Concordo mesmo com o de o abacate rsrsrs =)

    • Fê La Salye   01/09/15 • 15h24

      Pali, gracias por comentar. Igual me encanta tu país y tu gente. Tu portugués es muy bueno, felicitaciones.

  17. Isabel Reis   15/10/15 • 23h26

    Que máximo esse post, muito legal ler isso ao me preparar para a viagem. Obrigada!!

    • Fê La Salye   16/10/15 • 15h32

      Obrigada, Isabel! Faça uma boa viagem.

  18. jennyfer   17/11/15 • 14h32

    se der, fê, faz mais posts assim. rsrsrsrsrsrs.. bjs :***

  19. Cris Sousa   18/11/15 • 10h36

    Ahhh lendo isso, agora descobri pq o quarto do hotel era tao estranho. .. fui para 2 quartos diferentes e era mto escuro. . A luz so no banheiro , corredorzinho e cozinha. . Na parte da cama e tv so abajur. Achei q era hábito do hotel mas pelo visto nao. Rs estranhei demais rsrs

    • Fê La Salye   11/12/15 • 15h20

      Pois é, os terremotos impedem que os cômodos sejam muito iluminados como no Brasil. É por isso também que a maioria das casas aqui possuem um lado da parede da casa de portas de vidro, para entrar mais luz.

  20. Jackson   12/01/16 • 20h20

    Olá, sou do Rio e as pedras do Arpoador viram um anfiteatro para o pôr do sol com lotação esgotada com 1hr de antecedência hahahaha

    Algo que achei estranho foram os hábitos chilenos na praia… sunga jamais!.. maiô talvez.. e biquini raramente rsrs

    Achei os hábitos alimentares um pouco…. diferentes…. no Chile se come poucas misturas rsrs

    PS.: maneiro seu post, beleza? rsrs

    • Fê La Salye   14/01/16 • 18h06

      Oi Jackson, tudo bem? Se você analisar que o Pacífico tem uma água geladíssima, vai entender porque as roupas de banho são diferentes rsrs. Sobre a comida, eu acho o contrário. Eles possuem muitas misturas:carnes, peixes, mariscos, legumes e outras coisas. O que eles não têm é uma “base” pesada como a nossa que é de arroz e feijão, apenas arroz.

      Aee bicho, valeu! hahahaha

  21. Thais   19/01/16 • 23h45

    Kkkkkk me divertir agora! Gostei mt kkkk

    • Fê La Salye   22/01/16 • 14h08

      Eu dou risada até hoje deste post hahahaha.

  22. Wilson Santos lufin   29/01/16 • 19h12

    Sou chileno moro em Gyn há um tempo e me impresionou quando fui jogar bola pela primeira vez chegou muita gente e fui convidado pra voltar cada sábado. Aqui não precisa implorar pra jogar bola é um compromiso a mais, no chile não ,você tem que implorar aos amigos e pagar o valor do jogo e o valor da camisa. Abs!

    • Fê La Salye   02/02/16 • 09h01

      Eles gostam de futebol, o que não significa que amam jogar bola. Meu marido sempre diz isso rs. Não precisa pagar pra irem, mas precisa implorar muitas vezes, especialmente se jogar aos fins de semana.

  23. silvana   09/02/16 • 20h30

    amei o post, a parte do banho e da roupa de frio.kkkk
    aqui na paraíba com 25 graus já estamos morrendo de frio.kkkkkkkkk

  24. Anderson   23/02/16 • 00h20

    kkkkk Nunca mais vou sair falando espanhol por ai, sei que não sei e eles ainda fazem de conta que eu estou certo kkkk, se eles quiserem terá que me entender em português , ( que também falo mal kkkk)
    bjs. a todos

  25. Anissa   17/05/16 • 09h26

    Ola, Pigmento F! Me vi varias vezes neste post!
    Ah.. aqui no Rio e comum batermos palma para o por o sol, porque alem da vista ser linda o por do sol nem se fala! E uma forma de agradecermos a natureza e aos ceus mais um dia lindo! ;)

    Fazemos geralmente este gesto na Pedra do Arpoador, na Praia de Ipanema! ;)

    Bjuss e Ate!

    • Fê La Salye   19/05/16 • 17h43

      Pois é, nao sabia desse hábito. Eu bateria palmas também. Bjs

  26. Andrea   11/07/16 • 12h39

    Olá Fe, suas dicas foram ótimas para minha viagem no fim de junho, só fui despreparada para tardes tão quentes kkk tinhamos passado por uma frente fria polar no estado de SP e achei q ai estaria pior kkk, obrigada por matérias tão bem escritas e meu marido trouxe folhas caídas aí de Santiago kkk comédia

    • Fê La Salye   18/07/16 • 18h19

      No fim de junho teve esse problema mesmo. O clima estava desajustado no hemisfério sul. Precisa voltar para conhecer o frio. Bjs

      • Juliana   06/09/16 • 18h34

        O mais engraçado é que eu falo espanhol e meu marido também, pois fizemos um curso de longa duração. Porém, em todo lugar que íamos era perceptível que as pessoas sabiam que somos brasileiros. Apenas duas ou três pessoas perguntaram de onde eramos, o restante já sabia! Até mesmo calados, as pessoas já chegavam cumprimentando perguntando de que parte do Brasil viemos.

        • Fê La Salye   29/09/16 • 19h05

          É muito fácil identificar na forma como se vestem, gesticulam, ficam parados. Agora eu vejo isso claramente rsrs.

        • Elisângela   17/04/18 • 23h38

          Haha

          Estou no Chile, Santiago, e achando bem curioso isso. Eles me encaram muito kkkk homens e mulheres! Estou desconfiando que me pareço com alguém, alguma personalidade daqui. Está engraçado! Kkk

  27. Gabriela   06/09/16 • 01h11

    Kkkkkkkkk Ri muito com algumas coisas, principalmente com o brasileiro achar que fala espanhol. Meu namorado é chileno,mas ele morou cerca de um ano no Brasil então a gente sempre se falou em português, e só agora depois de mais de dois anos que ele virou pra mim e disse “amor, o seu espanhol é péssimo, você parece uma gringa falando , eu morro de rir”kkkkkkkkk Fui iludida por cursos de Espanhol e amigos leigos que me fizeram crer que eu falava direitinho.
    Sobre aplaudir o pôr do sol , eu vou explicar. Isso não é em todas as praias do Rio não kkkkk Não pense estar na praia da Barra, ou em Copacabana e ver o povo ir aplaudir o sol a tarde que não vai acontecer isso. Isso é quase uma “tradição” de muitas pessoas que vão a praia do Apoador e apladem o pôr do sol de cima da pedra que tem lá (que cá entre nós dá uma vista maravilhosa do sol se pondo) . Coisa de surfistas e frequentantes da área, que virou costume. Mas é só lá mesmo.

    Fê eu tenho duas perguntas, a primeira é. Você acha o chileno sério? Porque sempre rola esse tipo de assunto na internet mas eu não sei. E eu vou pela primeira vez pro Chile em janeiro e como típica Carioca eu sou a pessoa mais risonha do mundo , só que as vezes eu sinto que no Chile as pessoas são um pouco mais fechadas e tenho medo de me sentir um bicho do mato kkkk
    Outra questão que eu tenho é sobre roupa, eu não tenho lá roupas muuuito curtas. Mas tenho medo das roupas que eu tenho (que pra mim são normais) serem consideradas muitos curtas ou muito justas aí.

    • Fê La Salye   30/09/16 • 14h39

      Gabriela, o brasileiro se engana muito com o espanhol. Nao se sinta sozinha. As pessoas acham que o idioma é fácil mas nao é. Sobre a praia, outros leitores me explicaram que é no Arpoador. Nao sabia e achei legal. Sobre os chilenos, é uma cultura mais reservada que a brasileira mas sao muito educados com os estrangeiros. Nao espere aquela conversa de “amigos de infância” num primeiro contato mas com certeza serão gentis. No verão todos usam shorts e bermudas porque faz muito calor. No blog tem vídeo para a mala de verao. Bjs

  28. Henrique   13/10/16 • 02h08

    Muito bom!! Curti as dicas… Semana que vem estarei lá…espero me divertir!

  29. Mirian   06/12/16 • 13h30

    Fer, no Rio – especialmente na Pedra do Arpoador (Ipanema) – as pessoas se reúnem todos os dias para ver o por do sol e quando ele acontece, aplaudem. É um espetáculo lindo!!!

  30. ANNA CAROLINA   14/12/16 • 23h51

    Kkkkkkkkk no sul é verdade faz muito frio kkkk (OBS:Sou do Sul e nasci no sul) Para nós 20 graus é mai ou meno

  31. Michele Silva   29/05/17 • 16h55

    Eu sou carioca e confirmo. Esse lance de bater palma por pôr do sol é real mesmo. hahaha..

  32. Thais Alves   11/08/19 • 19h58

    Em Salvador, no porto da Barra também é muito comum, no por do sol todos baterem palmas! hahahahahahaha

Anterior
Próximo
Voltar para a home