26 out 2016

O que você deixou de ser quando cresceu? 

LIFESTYLE > Resignifica

Quando somos crianças a pergunta “o que você quer ser quando crescer” é bem comum e eu amo as respostas das crianças porque elas desejam coisas sem ter a menor noção de que não são compatíveis entre si. Ainda assim elas sonham.

Já escutei de uma mesma criança que ela gostaria de ser médica, professora e bombeira. Essa indecisão ou sensação de abraçar o mundo é normal na infância, mas a reflexão desse texto vai além das profissões. 

Crianças são curiosas. Possuem sede de conhecimento. Um porquê não basta, são vários e mesmo que você os responda talvez tenha que mudar o assunto para ver se elas deixam de perguntar. O que houve com a sua sede de conhecimento quando cresceu? Ainda é grande? Não desiste até encontrar respostas ou tem se conformado apenas com o óbvio que está bem diante dos seus olhos? 

Crianças vivem constantes mudanças. Engatinham, logo andam, vão para a escola (muitas vezes mais de uma), mergulham em diferentes matérias escolares, muitas das quais elas não terão contato o resto da vida dependendo da profissão escolhida. Você ainda recebe com normalidade cada nova mudança na sua vida? Aceita cada uma delas como imprescindível ao seu desenvolvimento? Sente medo diante do novo mas busca apoio para avançar ou paralisa? 

Crianças possuem memória seletiva. Podem brigar feio agora e brincar com a mesma pessoa meia hora depois. Podem chorar sentidas e sorrirem em seguida quando amparadas com um bom abraço. Você ainda guarda essa qualidade? O que tem de sobra na sua vida hoje: perdão ou rancor? 

Crianças sentem medo mas o medo só continua se não possuem ao lado alguém que as incentive a continuar. Já viu um tombo bobo de uma criança? Na mesma hora em que se assusta ela procura o rosto de um adulto. A menos que a dor seja real, ela só vai chorar se o adulto se desesperar. Se ele ficar tranquilo, a criança pode até rir. Quem é o seu time de apoio hoje? Já formou um círculo de confiança? Para quem você volta no final de um dia cheio? 

Crianças têm em seus pais as melhores companhias e nos irmãos os melhores cúmplices. Alegria de criança é abraçar o pai no final do dia, é correr para o colo da mãe logo cedo, é contar para os irmãos o que seus pais nunca saberão. É viajar com a família para a casa dos avós. É passar tempo com quem realmente importa. Como anda o contato com sua família? O que seus pais são para você hoje? O que você deixou de dividir com seus irmãos? Quando foi a última vez que viajou ou esteve com as pessoas mais importantes da sua vida? 

Crianças têm muitas outras coisas maravilhosas no seu mundo mas acho que com essas você já consegue pensar no que deixou de ser quando cresceu, né? E não desanime! Ainda é possível reviver a criança dentro de você. 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

Anterior
Próximo
Voltar para a home