07 nov 2017

16 Presentes do Brasil que você pode dar para um chileno

VIAGEM > CHILE > Santiago > DICAS ÚTEIS

Você já se pegou pensando o que poderia dar de presente do Brasil para a família chilena que te recebeu para um intercâmbio, ou para seu namorado ou namorada chilena, ou ainda para um amigo (a)?

Perguntei aos meus amigos chilenos (mulheres e homens, casados e solteiros) o que eles mais gostam de ganhar do Brasil ou coisas que eles gostariam de receber como presente. Isso é muito melhor que eu dizer o que poderia ser legal, né? Assim você tem muito mais chances de acertar na escolha. Vamos lá!

1. Havaianas

Não é novidade que as Havaianas ganharam o mundo. Os estrangeiros em geral gostam muito porque elas possuem modelos e estampas diferentes mas no exterior elas são muito mais caras, então com certeza é um presente legal. As que mais fazem sucesso com os chilenos são as estampas femininas, de futebol e da bandeira do Brasil.

2. Sapatos

Especialmente se for um presente para uma mulher. Elas adoram a variedade dos modelos brasileiros. Você pode apostar em sapatos mais fechados (exceto botas porque aqui já tem) como tênis branco com algum detalhe especial, mocasim de couro ou verniz, bailarinas e sapatos tratorados –  que aliás a maioria das mulheres usa muito. Se a ideia é um sapato mais cara de verão, opte por uma rasteirinha diferenciada ou por um salto bloco ou espadrille. Se quiser dar algo único e que é mais difícil de encontrar com variedade no Chile, presenteie com uma Melissa. A maioria das chilenas sempre tenta comprar algum modelo quando vai ao Brasil. O que evitar:

  • Sapatos coloridos porque não é um costume local. Os tons de preto, marrom, cinza e branco têm mais chance de agradar.
  • Saltos finos/agulha. O número de chilenas que prioriza o conforto é bem maior que o número das que usariam esse tipo de sapato.

 

3. Moda Praia

A moda praia brasileira também faz muito sucesso no exterior, especialmente com as mulheres. Biquinis, maiôs, saídas de praia e cangas tropicais fazem muito sucesso com as chilenas também.

4. Rede

Dá pra acreditar?! Pois é, os que puderam tirar um cochilo em uma rede brasileira, adoraram! Aproveite que a maioria das casas tem um quintal espaçoso e que os apartamentos possuem sacada, para presentear uma rede com uma estampa bem brasileira ou bem típica de alguma região.

5. Alimentos ou doces típicos

Nem tudo se pode trazer em viagem de avião mas os alimentos que vou citar agora entram sem problema se estiverem na embalagem original, com um rótulo bem visível na parte dos ingredientes e na bagagem despachada: farofa pronta, pé-de-moleque, guaraná em lata, paçoquinha, chocolate Sonho de Valsa, Ouro Branco, Suflair e Diamante Negro. Você também pode trazer algum doce ou alimento típico da sua região mas fique atento à lista de alimentos que não são permitidos.

6. Roupas de verão

Como na maior parte do ano faz frio, a variedade de roupas de calor tanto para homens como para mulheres, é menor. Com certeza presentear roupas de verão será um presente diferenciado. Para homens, bermudas e camisetas. Para as mulheres, vestidos, saias, blusinhas frente única e shorts. E mais uma vez, evite cores muito fortes.

7. Camisetas de Futebol

Pode ser da seleção brasileira ou de algum time em especial. Os chilenos são muito fanáticos por futebol.

8. Ovos de Páscoa

Caso venha na páscoa, é uma boa forma de dar um presente diferente. No Chile não é comum ovos grandes, recheados ou trufados, então seria algo bem brasileiro.

9. Artesanato

Qualquer objeto bem típico e feito à mão tem grande aceitação por aqui. Se a pessoa gosta de arte, tente trazer apenas a tela de algum quadro e coloque a moldura quando já estiver no Chile. É bem comum ter quadros nas casas de famílias chilenas.

10. Livros

Os livros no Chile costumam ser mais caros que no Brasil. Se a pessoa já fala português, é uma grande chance de presentear com uma literatura nacional. Se ainda não fala, procure no Brasil algum livro em espanhol. Caso sirva de ajuda, te conto que muitos chilenos gostam de Paulo Coelho e os que gostam de cozinhar, adorariam ganhar um livro de receitas típicas.

11. Música 

Depois do Spotify ficou difícil presentear algo do gênero mas se achar que vale investir, presenteie um dvd ou cd da sua banda favorita no Brasil. Bossa Nova e Rock Nacional tem boa aceitação com grande parte dos chilenos. Ao menos em Santiago, está na moda voltar a comprar discos de vinil. De repente pode ser um ótimo presente!

12. Café

Os chilenos gostam muito de café, especialmente os que fumam (e infelizmente o número de fumantes é gigante), então é uma boa oportunidade de presentear com o gostinho do café brasileiro.

13. Kit de Caipirinha

E se você gosta de beber, já pode estrear o kit preparando uma caipirinha para a pessoa, assim ela pode saber como é feita e ter a certeza de que não é parecida com o pisco sour.

14. Cosméticos Nacionais

Evitaria Natura porque aqui tem mas no Brasil temos muitos fabricantes, então não faltarão opções para um bom kit.

15. Chá Mate

Especialmente da marca Matte Leão. Eles gostam bastante.

16. Bebidas

Qualquer bebida que só tenha no Brasil: cachaça, cerveja artesanal e etc.

Essas foram as coisas mais mencionadas pelos meus amigos chilenos. Se você já deu algum presente brasileiro para algum chileno ou estrangeiro, deixe nos comentários. Espero que essa lista ajude vocês.

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

4 comentários em "16 Presentes do Brasil que você pode dar para um chileno"
  1. Ada Vitorino   08/11/17 • 18h56

    Eu dei uma camisa da seleção brasileira ao meu pai chileno de intercambio. Ele nunca usou! Kkkk Pense num chileno de corpo e alma!

  2. Reginaldo Martin Parelho   08/11/17 • 19h15

    Fernanda todas as dicas acho estão boas mas no item 7 você acertou em cheio levar camisetas de times de futebol vai agradar com certeza e a dica 5 também é otina, eu e minha esposa que é Chilena estivemos em Concepcion de 12 de setembro a 10 outubro visitando parentes e aproveitando as festas Patrias e levei camisetas do chapecoense paçoquinha e chocolate garoto e chocolate bis dentre outras coisas e foi um sucesso, visitei Santiago seguindo suas dicas e deu tudo certo o blog é ótimo acho que tem que continuar.

  3. JADICLEIRE ROCHA DE FREITAS   13/06/18 • 09h07

    Ai meu Deus…quando fui levei Natura…realmente não teve um super efeito não! #fail

Anterior
Próximo
Voltar para a home