06 nov 2013

PF Palette – 06/nov/13

LIFESTYLE > Resignifica

play

 

Eu tinha um assunto em mente quando pensei na PF Palette de hoje, mas ao colocar a data no título, me dei conta de que já estamos no dia 6 de novembro, de que daqui a pouco (bem pouco mesmo) é natal, que eu vou me deparar de novo com a listinha de metas que fiz para 2013 e que talvez eu nao tenha me dedicado como deveria às coisas que me prometi; e aí que esse pensamento me fez mudar de assunto.

Eu sempre faço essa listinha de metas para o próximo ano. Me ajuda muito porque eu sou uma pessoa que precisa traçar planos e olhar pra eles quase que diariamente. Eu tenho necessidade de perseguir metas e funciono bem assim.

Assim como eu, tem muita gente que faz essa listinha, ainda que em pensamento e hoje eu me perguntei se por acaso temos colocado nessa lista, as nossas realizaçoes pessoais. Eu acho válido traçar planos para a carreira e para o conforto ou segurança familiar. Mas a reflexao de hoje consiste em: Estou me preocupando em mudar o rumo da minha vida, daquela que só eu posso viver e ser realmente feliz, ou se quer tenho me incluído verdadeiramente nos planos que faço pra mim?

Há um comportamento que define bem o rumo dessa pergunta. É a autosabotagem. Ela consiste em repetir indefinidamente atitudes ou comportamentos destrutivos, que faz com que você sempre ande em círculos e com aquela sensaçao de coisas inacabadas.

Na maioria das vezes, ela acontece porque ligamos a nossa vida no modo automático. Em algumas situaçoes, percebemos que determinada atitude está fazendo muito mal pra gente e aí colocamos um fim naquilo. Mas na maioria das vezes e sem perceber, nos colocamos de novo na mesma situaçao. Por exemplo: você conhece alguma amiga que reclama sempre de um tipo de homem mas sempre namora pessoas com o mesmo perfil? Conhece alguém que já se inscreveu em 10 escolas diferentes de inglês e em todas elas desistiu do curso no verb to be? Comportamentos de autosabotagem, vida andando em círculos.

Há muitos motivos que nos levam a agir assim e uma terapia pode avaliar isso bem melhor do que eu, mas em geral, nós nos sabotamos pela influência de conflitos internos nao resolvidos: autoestima abalada, um comentário de alguém sobre você que nao para de martelar a sua cabeça, algo que te fizeram quando criança e que você nao consegue superar e por aí vai…

É muito comum repetirmos os mesmos erros e nao sermos verdadeiramente felizes, porque o sofrimento muitas vezes nos ensina que é mais fácil se defender dentro da mesma esfera do que tentar algo novo e nao saber como agir.

O desafio de hoje é que você reflita no ano que viveu até aqui e pense: eu fiz mais por mim esse ano? Eu estou mais realizada emocionalmente? Os meus sorrisos sao genuínos ou apenas uma pose no Facebook?

Realizar metas profissionais e que resultam em conquistas materiais, às vezes sao mais fáceis do que mudar uma situaçao que te incomoda há anos e te impede de ser feliz de verdade. A PF Palette de hoje é um convite à felicidade. A nao fazer dela uma opçao mas uma prioridade. É nos tirar da zona de conforto e assumir o controle da nossa vida, dessa vida que ninguém pode viver em sua totalidade, por nós. E ainda bem que funciona assim.

06nov13

Bom dia!

 

disclaimer_pfpalette

 

 

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

2 comentários em "PF Palette – 06/nov/13"
  1. Dani Castelucci de Medeiros   06/11/13 • 11h40

    Como é triste viver planos alheios! Mas como é difícil tomar as rédeas – essa tomada tem as dores e amores. Dores do peso da responsabilidade, de lidar com frustrações, de avaliar se realmente queremos. E amores de ver como é gostosa a sensação de conquista de algo que escolhemos, ver o resultado de uma luta. E quem disse que seria fácil? :) bjos querida, feliz dia!

    • fernanda   06/11/13 • 18h59

      E nao vale a pena viver uma vida que nao combina com a gente, né? Beijos

Anterior
Próximo
Voltar para a home