14 jan 2014

10 mitos sobre emagrecimento

LIFESTYLE > Alimentação

Esses dias li uma matéria muito interessante na Revista Glamour Espanha, que listava os 10 mitos sobre emagrecimento. Algumas coisas eu já sabia e outras eu confirmei com a nutricionista.

Resolvi compartilhar a matéria com vocês visando ajudar quem tem acreditado que esses mitos trarao resultados. Olhem só:

1. Limpar a casa conta como um treino.

Se até hoje você acreditava que o dia da sua faxina te isentava de ir à academia, pode parar com isso. Uma faxina ou boa limpeza na casa nao equivalem a um dia de treino, nao trabalha os músculos com a mesma intensidade e nao queima a mesma quantidade de calorias. Inclusive, esse estudo prova que as mulheres mais dedicadas a limpeza da casa sao as que mais sofrem com sobrepeso. Isso acontece porque as mulheres superestimam o trabalhao que dá manter a casa em ordem e também acontece porque a maioria, depois de uma faxina, come além do necessário acreditando ter se exercitado o suficiente. Entao agora você já sabe: limpar a casa dá um belo de um cansaço, mas nao substitui o seu treino.

2. O sexo queima muitas calorias.

Verdade, mas nao o equivalente a 1 hora de treino. O tempo de cada relaçao sexual é variável e a queima de calorias também, até porque, ninguém conta calorias enquanto transa e nao fica pensando se está emagrecendo ou nao, né? (quero crer que nao!) Já quando se está treinando, todo o seu foco é pra isso e os exercícios físicos também. Sexo é muito bom, mas nao para perder peso, ok?

3. Para emagrecer, é preciso eliminar completamente os carboidratos.

Quem acompanha o blog, sabe que isso é uma lenda. Já contei aqui que sem carboidratos você nao consegue enviar nutrientes importantes aos músculos, ao sistema nervoso e ao sangue e a ausência deles vai te deixar sem disposiçao, o que implica em ganho de peso. O segredo está na moderaçao, como em tudo na nossa vida. Se você já segue o programa #desembucha, deve ter percebido que os carboidratos integrais estao bem presentes nos cardápios.

4. Nao se pode comer entre as refeiçoes. 

Na verdade, nao se deve fazer poucas refeiçoes. Quando você assume que só vai tomar o café da manha, comer no almoço e depois disso só na janta, deixará o seu estômago com intervalos muito grandes sem alimento, o que resultará em muita fome e exagero nas porçoes; logo, nao emagrecerá nada. O ideal é fazer as 3 refeiçoes oficiais já mencionadas e 3 refeiçoes no intervalo delas para pequenos lanches ou snacks naturais.

5. Nao tem problema pular uma refeiçao ou outra.

Tem sim e o problema é bem parecido com o mencionado anteriormente. Se por falta de tempo ou qualquer outro motivo você pula uma refeiçao, correrá o risco de comer muito na próxima ou de substituir a fruta que você comeria por outra coisa com mais calorias. Seja disciplinada.

macarrao2

6. Já que é um alimento light, nao tem problema comer o dobro. 

Ledo engano! Alimentos lights nao sao 100% livres de calorias e você coloca a sua dieta a perder quando come além do permitido. Aliás, a ideia de comer alimentos menos calóricos nao é comer o dobro deles, mas ingerir menos calorias e diminuir o risco de ganho de peso.

7. Beber água durante as refeiçoes, engorda. 

A água é incolor, inodora, insípida e nao tem caloria alguma, portanto, a água em si nao vai te engordar, nem quando acompanhada por alimentos. O que pode acontecer é a rápida sensaçao de saciedade que ela dá, assim como qualquer outra bebida que você tomar com as refeiçoes  e também a sensaçao de estômago alto; mas acrescentar quilos ao seu corpo, isso ela nao pode fazer. No entanto, o ideal é nao consumir nenhum líquido em refeiçoes mais pesadas, como o almoço por exemplo.

8. Existem alimentos que queimam a gordura.

Existem mas eles nao fazem isso sozinhos. O que existe sao alimentos mais leves que outros e que quando devidamente combinados entre si, inclusive com atividades físicas, ajudam na perda de peso. Mas nao existe nenhum alimento mágico que por si só, queime a gordura ruim do corpo.

9. Comer depois das 8 da noite engorda. 

Se você comer macarronada, feijoada ou um prato de arroz e feijao, com certeza! Mas se você opta por refeiçoes mais leves como uma salada com grelhado ou um sanduíche natural com um suco, isso nao acontece.

10. Pode consumir vegetais à vontade. Eles nao engordam.

Isso é mentira! Tudo vai depender da maneira como você prepara. As folhas da salada sao bem menos calóricas do que uma couve refogada. A batata é um carboidrato muito necessário, mas quando você frita, já nao adianta. Tem frango ou peixe grelhado menos calórico que muito vegetal. O segredo de uma boa dieta é o equilíbrio.

Gostaram das dicas?

 

Fê La Salye
Comente Aqui!
Comentários

3 comentários em "10 mitos sobre emagrecimento"
  1. Daniella Castelucci de Medeiros   16/01/14 • 23h52

    Fe, eu AMEI esse post! Posso dar um repost no meu blog (lógico que referenciando o seu)?

  2. Pigmento F   27/03/14 • 12h20

    Óooobvio que sim :)

  3. Veronica Isabel Bertalot   27/03/14 • 20h28

    amei!

Anterior
Próximo
Voltar para a home